Pólipos uterinos: sintomas, causas, tratamento, etc. •

Definição

O que são pólipos uterinos?

Os pólipos uterinos ou pólipos endometriais são o aparecimento de caroços que ocorrem devido ao crescimento excessivo ou excessivo do tecido que reveste o útero (endométrio).

Por serem protuberâncias, os pólipos às vezes também são chamados de crescimentos. Geralmente, os pólipos uterinos são vermelhos, de textura macia, de formato redondo ou oval e aderem às paredes do útero.

Citado na Mayo Clinic, os pólipos variam em tamanho, de alguns milímetros (o tamanho de uma semente de gergelim) a vários centímetros (o tamanho de uma bola de golfe).

Você pode ter apenas um pólipo ou vários de cada vez. Os pólipos geralmente permanecem no útero, mas às vezes surgem através da abertura do útero (colo do útero) na vagina.

Fonte: Mayo Clinic

Os pólipos que aparecem no útero são benignos e não evoluem para câncer. No entanto, seu crescimento às vezes pode afetar a fertilidade e o ciclo menstrual da mulher.

Na maioria dos casos, os pólipos no útero não apresentam sintomas e não requerem tratamento imediato. No entanto, existem algumas exceções que exigem que os pólipos sejam tratados imediatamente por um médico.

Quão comum é essa condição?

Os pólipos uterinos podem afetar qualquer mulher de qualquer faixa etária. No entanto, os casos de pólipos no útero são mais comuns em mulheres com 40 anos ou mais. Os casos em mulheres com menos de 20 anos são menos comuns.

Esse tipo de pólipo geralmente aparece no período anterior ou posterior à menopausa. Além disso, as mulheres com sobrepeso, hipertensão e em tratamento contra o câncer de mama são mais suscetíveis a essa condição.

Os pólipos no útero podem ser tratados reduzindo os fatores de risco existentes. Você pode discutir com seu médico para obter mais informações.