Os benefícios do mel para a saúde são inquestionáveis. Porém, você sabia que o mel não é o único produto que as abelhas produzem? Na verdade, as abelhas também produzem uma seiva chamada própolis. A própolis é considerada um medicamento fitoterápico eficaz para superar diversos problemas de saúde.
Então, o que é própolis? Vamos lá, veja informações completas sobre a eficácia da própolis e seus efeitos colaterais no artigo a seguir.
Origem da própolis
A própolis é um subproduto em forma de seiva produzida pelas abelhas. Quando as abelhas misturam a seiva da árvore com substâncias naturais do corpo, elas produzem uma substância pegajosa marrom-esverdeada para cobrir sua colmeia. Bem, esta substância pegajosa marrom-esverdeada é chamada própolis.
As abelhas irão coletar seiva de várias plantas para preencher as lacunas e buracos em suas colmeias. Isso é feito para proteger o ninho de ameaças externas, como micróbios e animais predadores.
Conteúdo nutricional da própolis
O conteúdo da seiva da abelha varia muito, dependendo da localização da colmeia e do tipo de árvore ou flor que as abelhas sugam. Por exemplo, o mel de própolis europeu não terá a mesma composição do mel de própolis brasileiro. É por isso que cada resultado da pesquisa apresentará um conteúdo nutricional diferente, dependendo da origem da abelha.
Mesmo assim, em geral, os pesquisadores encontraram pelo menos 300 tipos de compostos ativos contidos nesta erva. Alguns deles incluem resinas, bálsamos, óleos aromáticos, pólen e outros materiais orgânicos. A maioria desses compostos está contida na forma de polifenóis e flavonóides. Tanto os polifenóis quanto os flavonóides incluem antioxidantes que podem combater doenças e danificar as células do corpo.
A própolis tem sido usada desde os tempos antigos
A própolis é um dos fitoterápicos conhecidos há milhares de anos e que se acredita ser bom para a saúde do corpo. Os humanos em civilizações antigas usaram este medicamento à base de ervas para ajudar a curar e prevenir vários tipos de distúrbios de saúde e certas doenças.
Os gregos usavam para tratar abcessos. Os assírios aplicaram essa erva em feridas e tumores para combater infecções e acelerar o processo de cura. Os egípcios o usavam para embalsamar múmias.
Algumas pessoas acreditam que o consumo regular de própolis pode ajudar a aumentar o seu sistema imunológico, portanto, o risco de contrair uma infecção ou doença é menor. Algumas infecções que se acredita serem tratadas com mel de própolis incluem aftas, verrugas e distúrbios digestivos, como infecção por H. pylori, que causa úlceras estomacais.
A seiva de abelha também pode ser usada para tratar infecções vaginite, tuberculose (TB) e infecções do trato respiratório superior (IRA).
Fatos que reivindicam os benefícios da própolis para a saúde
A partir de vários estudos realizados, os pesquisadores acreditam que as propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antiinflamatórias dessa erva podem ajudar a proteger o corpo contra várias doenças.
Aqui estão os fatos sobre os benefícios da própolis que você precisa saber:
1. Tratamento de feridas
Os benefícios da própolis no tratamento de feridas vêm de um composto especial denominado pinocembrina, ingrediente que funciona como antiinflamatório e antimicrobiano. Esta substância desempenha um papel importante na aceleração da cicatrização de feridas.
Um estudo encontrou propriedades da própolis que podem ajudar a acelerar a cicatrização de queimaduras ao acelerar o crescimento de novas células. Aparentemente, outro estudo publicado na revista Inflammo Pharmacology também encontrou algo semelhante.
Com base nesses estudos, sabe-se que a própolis extra aplicada na ferida é mais eficaz na redução dos mastócitos. Os mastócitos são células que estimulam uma resposta inflamatória e retardam a cicatrização de feridas.
2. Alivia os sintomas do herpes genital
Pomada que contém até 3 por cento de própolis é conhecida por reduzir a elasticidade (herpes labial) e dor devido ao herpes genital. Isso é baseado em um relatório de um dos estudos publicados na revista Phytotherapy Research.
O estudo descobriu que a aplicação desta erva três vezes ao dia pode aliviar a dor elástica. Além disso, esta pomada à base de plantas também é eficaz contra o vírus do herpes no corpo e previne a recorrência dos sintomas.
3. Tem efeito anticâncer
Os benefícios da própolis como medicamento contra o câncer já foram estudados várias vezes. De acordo com um estudo publicado na revista Clinical Review in Allergy and Immunity, esta erva revelou ter efeitos cancerígenos que podem prevenir e inibir o crescimento de células cancerosas no corpo.
Enquanto outras pesquisas mostram que esta erva também pode ser uma terapia auxiliar muito útil no tratamento do câncer de mama.
Infelizmente, as pesquisas relacionadas aos benefícios da própolis para o câncer ainda se limitam aos estudos em animais. Portanto, são necessárias muitas pesquisas adicionais para realmente confirmar os benefícios desta erva para a terapia do câncer.
4. Mantenha a pele saudável
Acontece que esta erva também pode ser usada como um tratamento natural da pele para ajudar a superar vários problemas de pele. Como tratamento para a pele, a eficácia geral da própolis é ajudar a reduzir a pigmentação e a vermelhidão da pele devido à inflamação.
Esta erva também pode ajudar a aumentar a produção de colágeno e se proteger da poluição, luz solar e radiação. Para aqueles de vocês que têm pele propensa a acne (propenso a acne), você pode usar esta erva para ajudar a aliviar a vermelhidão causada por espinhas inflamadas.
Não apenas isso. A seiva da abelha também é considerada eficaz para esfoliar as células mortas da pele naturalmente, mais segura do que os produtos comerciais para a pele feitos de produtos químicos.
Você pode usar essa seiva como um regime diário de cuidados com a pele de várias maneiras. A seiva da abelha pode ser aplicada diretamente na pele do problema, misturada com água, tomada por via oral em forma de comprimido ou pulverizada diretamente na boca todos os dias para estimular o sistema imunológico.
Mas se você tem pele sensível, não se esqueça de testar um pouco na pele primeiroantes de usá-lo. Se necessário, você deve consultar primeiro seu dermatologista de confiança para garantir sua segurança.
5. Ajuda a cuidar dos dentes e da boca
Além de ser um tratamento para a pele, esta erva também pode ser usada como enxaguatório bucal, pasta de dente, gel oral e pastilha para garganta devido às suas reconhecidas propriedades antibacterianas e antiinflamatórias.
Com base em pesquisas realizadas in vitro, sabe-se que a própolis tem impacto positivo na saúde bucal e bucal. As propriedades antibacterianas e antiinflamatórias desta erva podem prevenir o crescimento das bactérias Candida e Streptococci, que causam cáries nos dentes e na boca.
Além disso, o ácido cafeico contido nesta erva também é eficaz em influenciar a função da membrana epitelial da boca contra a exposição microbiana.
Dose segura de própolis
Ressalta-se que os benefícios da própolis para a saúde ainda precisam ser revistos, pois as evidências científicas ainda são muito limitadas. Mais pesquisas são necessárias para determinar seus benefícios. Portanto, sempre consulte um médico antes de consumir essa seiva de mel.
A própolis está incluída em suplementos dietéticos que não são regulamentados por agências reguladoras de medicamentos nacionais, como o FDA nos Estados Unidos e o BPOM RI. Portanto, não existe uma dose padrão desta dose de ervas que possa ser recomendada clinicamente. Mais pesquisas ainda são necessárias para garantir uma dose segura de própolis para a saúde,
Lembre-se de que os remédios à base de ervas nem sempre são seguros. Portanto, antes de usar esta erva, é uma boa idéia ler atentamente as instruções de uso do medicamento listadas no rótulo da embalagem. Além disso, escolha produtos à base de plantas que tenham sido registrados no POM e com segurança garantida.
Consulte um fitoterapeuta ou médico para obter mais informações.
Cuidado ao usar própolis se houver histórico de alergia
Embora alguns estudos digam que esta erva tem efeitos colaterais mínimos, você ainda deve ter cuidado ao usá-la. Para algumas pessoas, eles podem não apresentar nenhum sintoma ao usar esta erva.
No entanto, é uma história diferente para pessoas que têm histórico de alergia a abelhas, mel, pólen, cera de abelha, ou um dos componentes constituintes desta erva. Porque eles podem ter uma reação perigosa.
Portanto, se você tem histórico de alergia a abelhas ou a produtos produzidos por elas, não se force a usá-los. Uma das pessoas com alto risco de desenvolver alergia à própolis são os apicultores. Isso porque eles passam muito tempo em contato com a substância.
Normalmente, a reação alérgica mais comum devido ao uso desta erva é uma erupção na pele vermelha, coceira e inchaço. Em certos casos, também podem ocorrer irritações e úlceras bucais devido ao uso da própolis em longo prazo.
Pode haver alguns efeitos colaterais que ainda não foram mencionados. Se você está preocupado em compartilhar os efeitos colaterais mencionados acima, consulte seu médico ou fitoterapeuta.
Antes de usar a própolis, preste atenção nisso primeiro!
Muitas pessoas optam por usar métodos naturais para tratar várias doenças porque acreditam que é mais seguro e eficaz. No entanto, você deve ter cuidado ao usar ingredientes à base de plantas para o tratamento de certas doenças. A razão é que os ingredientes à base de plantas, incluindo a própolis, nem sempre são seguros para todos usarem. Existem certas condições ou doenças que não são recomendadas para usar este remédio à base de plantas.
Aqui estão algumas condições de saúde que não são recomendadas para o uso de mel de própolis:
- Ter histórico de asma. É aconselhável ter cuidado ao usar esta erva se você tiver histórico de asma. A razão é que as reações alérgicas causadas pelos efeitos colaterais dessas ervas podem piorar os sintomas da asma.
- Grávida e amamentando. A própolis é um dos produtos fitoterápicos que não se comprovou seguro para consumo por mulheres grávidas e lactantes. Portanto, você deve evitar tomar esta erva se estiver grávida ou amamentando.
- Distúrbios hemorrágicos. Pessoas com problemas de sangramento são aconselhadas a não consumir essa erva porque os compostos contidos no mel da própolis retardam o processo de coagulação do sangue.
- Operação. Se você deseja fazer determinada cirurgia, deve parar de usar esta erva 2 semanas antes da cirurgia. Tomar essas ervas pode aumentar o risco de sangramento durante ou após a cirurgia.
Esses remédios à base de ervas também podem ter efeito sobre os medicamentos que você está usando atualmente. Portanto, para evitar efeitos colaterais e o risco de overdose de medicamentos, certifique-se de sempre informar o seu médico e farmacêutico sobre quaisquer outros medicamentos e suplementos que esteja tomando.
Em geral, consulte sempre um médico antes de tomar este remédio à base de ervas. Especialmente se você tiver certas condições de saúde ou doenças. Isso é feito para evitar quaisquer efeitos colaterais.
Para que os benefícios da própolis sejam sentidos da melhor forma, é importante usar esta erva de acordo com as normas. Antes de usar, certifique-se de ler atentamente as instruções de uso no rótulo da embalagem. Além disso, certifique-se de obter mais benefícios do que os efeitos colaterais ou riscos desta erva.
Cuidado com própolis falsa
Atualmente, a própolis é um dos medicamentos fitoterápicos populares e é procurada por muitas pessoas. Você pode encontrar essas ervas em farmácias, lojas de ervas, lojas que vendem alimentos saudáveis em várias formas e marcas, bem como em sites de compras online. Onde quer que você compre este produto à base de plantas, tome cuidado ao comprá-lo.
Junto com a grande demanda por esta erva no mercado, muitos comerciantes desonestos estão vendendo mel de própolis falso. Portanto, certifique-se de comprar este óleo de um distribuidor oficial e confiável.
Certifique-se também de que o produto que você compra está registrado e tem uma licença de distribuição da Food and Drug Administration (BPOM). Você pode verificar a segurança dos produtos que compra diretamente no site oficial do BPOM.