Embora não sejam potencialmente cancerígenos, os miomas podem causar sintomas que deixam a maioria das mulheres desconfortáveis e até anemia devido à grande perda de sangue durante a menstruação. Se você tem essa condição, há várias maneiras de tratar os miomas que seu médico pode recomendar. Aqui está a revisão completa.
Miom em resumo
Mioma é um tumor benigno que consiste em músculo liso miometrial. O crescimento das células musculares no útero não é normal, forma uma espiral e se aglomera como uma bola.
Esta condição pode ou não causar sintomas; e encolherá por si só após a menopausa ou após a gravidez. Alguns dos sintomas que aparecem incluem sangramento intenso durante a menstruação, menstruação por mais de uma semana, prisão de ventre, dor nos quadris, nas costas e nas pernas.
Embora não se torne câncer, você ainda precisa monitorar regularmente o crescimento do mioma. Especialmente quando os sintomas são muito graves e perturbadores.
Como tratar miomas recomendados por médicos
Os miomas precisam ser tratados? O crescimento do mioma às vezes não é percebido por algumas mulheres. Porque esta condição às vezes não causa nenhum sintoma. Nesse caso, os miomas podem nem precisar ser tratados.
Por outro lado, se os miomas causam dor e correm o risco de causar complicações, eles precisam ser tratados. Seu médico pode recomendar várias maneiras de tratar os miomas, tanto para reduzir os sintomas quanto para evitar que os miomas cresçam.
1. Tome ibuprofeno
Para reduzir a dor nas pernas, nas costas e nos quadris, o médico prescreverá analgésicos como o ibuprofeno. No entanto, certifique-se de seguir as instruções e regras para tomar o medicamento. Porque este medicamento não deve ser usado a longo prazo.
2. Fazendo terapia hormonal
Se o ibuprofeno não funcionar, seu médico recomendará que você considere fazer uma terapia hormonal. Os médicos ainda prescrevem pílulas anticoncepcionais, para controlar o sangramento intenso e prevenir a anemia, embora essas drogas não afetem o tamanho do mioma.
Além de pílulas anticoncepcionais, GNRH (Hormônio de liberação de gonadotrofina) pode ser administrado a pacientes com mioma para diminuir os miomas e reduzir o sangramento intenso. Mas esta droga hormonal não deve ser usada por mais de 6 meses porque aumenta a osteoporose.
O mesmo ocorre com o SERM (medicamento modulador seletivo do receptor de estrogênio), que reduzirá o tamanho do mioma. No entanto, ainda não se sabe se o uso dessa droga é eficaz ou não no tratamento do mioma.
3. Embolização de fibróide
A embolização de miomas é um método de redução dos miomas por meio da injeção de álcool polivinílico (PVA) através de uma artéria. Este medicamento bloqueia o suprimento de sangue ao mioma, de forma que ele diminui gradativamente de tamanho.
Isso não é cirurgia, mas requer que o paciente seja hospitalizado. Após a injeção, o paciente pode apresentar sintomas de náusea, vômito, dor e fraqueza nos primeiros dias.
4. Cirurgia de miomectomia
Esta etapa não utiliza medicamentos, mas sim por meio de um procedimento cirúrgico para a remoção do mioma. O truque é dissecar o abdômen usando um histeroscópio ou laparoscópio para remover o mioma sem ter que fazer uma grande incisão no abdômen do paciente.
A miomectomia seria altamente recomendada se a paciente tivesse planos de engravidar. Infelizmente, esta cirurgia causará cicatrizes, aumentando o risco de infertilidade. Após este procedimento, os miomas podem voltar a crescer se não forem removidos completamente.
5. Cirurgia de histerectomia
Assim como a miomectomia, a histerectomia também é um procedimento cirúrgico. A diferença é que a histerectomia removerá o útero completamente para que o mioma não se forme novamente.
Este procedimento pode ser feito fazendo uma grande incisão no abdômen ou por laparoscopia. Este método de tratamento geralmente é recomendado para mulheres que não desejam mais ter filhos.
6. Faça ablação endometrial
Este procedimento pode destruir o revestimento do útero para reduzir o sangramento causado por miomas. O truque, uma ferramenta especial que tem corrente elétrica ou energia de micro-ondas será inserida no útero. Uma vez que o revestimento de crescimento anormal do útero é destruído, o fluxo sanguíneo intenso que sai durante a menstruação pode ser controlado.