6 benefícios dos minerais de selênio para o corpo |

O corpo humano requer vários tipos de minerais para realizar suas funções, incluindo oligoelementos como o selênio. Quais são os benefícios do mineral selênio para a saúde e quais são as fontes de alimento?

O que é selênio?

O selênio é um mineral encontrado no solo, na água e em alguns alimentos. Este mineral tem duas formas, a saber, orgânica (selenometionina e selenocisteína) e inorgânica (selenato e selenito).

A maior parte do selênio que você obtém dos alimentos é armazenada em seus ossos. O selênio também se liga a um aminoácido chamado metionina, então esse mineral é encontrado na forma de selenometionina.

Referindo-se à taxa de adequação nutricional publicada pelo Ministério da Saúde da Indonésia, a necessidade de selênio para homens adultos é de 30 microgramas por dia. Enquanto isso, as necessidades das mulheres variam de 24-25 mcg por dia.

O selênio ajuda a realizar várias funções corporais, como sistema imunológico, hormônios e circulação sanguínea. Se uma pessoa tem deficiência desse mineral, ela pode ter problemas como:

  • imunidade diminuída,
  • fraqueza muscular,
  • Dificuldade de concentração,
  • queda de cabelo também
  • problemas de fertilidade em homens e mulheres.

A alimentação diária pode realmente ajudá-lo a atender às necessidades de selênio. No entanto, o conteúdo de selênio de frutas e vegetais pode variar, dependendo das condições do solo em que essas plantas crescem.

Benefícios do selênio para a saúde

O selênio é um mineral essencial para o sistema imunológico, a circulação sanguínea, o cérebro, os nervos e o DNA. Ao atender às necessidades de selênio todos os dias, você pode obter os benefícios abaixo.

1. Ajuda a função cognitiva do cérebro

A função cognitiva inclui a capacidade do cérebro de armazenar e processar informações externas. Vários fatores podem diminuir essa função, incluindo danos às células cerebrais causados ​​por resíduos de certas reações químicas no corpo.

O corpo usa o selênio para produzir enzimas chamadas selenoproteínas. Além de ser uma enzima, essa substância atua como um antioxidante que pode prevenir danos às células, convertendo esses resíduos químicos em outros materiais.

2. Reduzir o risco da doença de Alzheimer

O risco de uma pessoa desenvolver a doença de Alzheimer pode aumentar devido ao impacto dos radicais livres. Essas moléculas prejudiciais danificam as células cerebrais, fazendo com que a memória e as habilidades de pensamento de uma pessoa diminuam com o tempo.

No entanto, um estudo em European Journal of Nutrition revelou que a ingestão de selênio pode melhorar a capacidade de memória do paciente. Em outras palavras, a adequação desse mineral pode reduzir o risco de demência e doença de Alzheimer.

5 alimentos nutritivos bons para a saúde do cérebro

3. Fortalecer a imunidade

O selênio oferece grandes benefícios para o seu sistema imunológico. Suas propriedades antioxidantes ajudam a afastar os radicais livres e a inflamação no corpo. Como resultado, as células imunológicas são capazes de trabalhar mais forte para combater doenças.

A pesquisa também mostrou que tomar suplementos ajuda a aliviar os sintomas em pessoas com HIV. Na verdade, os suplementos podem fortalecer o sistema imunológico de pessoas com gripe, tuberculose (TB), hepatite C.

4. Manter a saúde da glândula tireóide

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta localizada no pescoço. Essas glândulas produzem hormônios que controlam várias funções do corpo. A ingestão de selênio tem o benefício de manter a glândula tireoide saudável e funcionando como deveria.

A deficiência de selênio pode aumentar o risco de distúrbios da tireoide, como baixa produção de hormônio da tireoide (hipotireoidismo) e doença de Hashimoto. O consumo de suplementos pode ser capaz de superá-lo, mas os especialistas ainda precisam pesquisar mais.

5. Manter a saúde do coração

A ingestão adequada de selênio traz benefícios para a saúde cardíaca. Este mineral aumenta os níveis de uma substância chamada glutationa peroxidase. Como um poderoso antioxidante, essa substância ajuda a reduzir a inflamação que pode danificar as células do corpo e o coração.

Por outro lado, a deficiência pode aumentar o risco de formação de placas que obstruem as artérias. Se não for controlada, essa condição pode causar derrame, doenças cardíacas e até mesmo insuficiência cardíaca fatal.

Alimentos saudáveis ​​para pacientes com doenças cardíacas, além de como processá-los

6. Reduz o risco de câncer

Graças à sua função como antioxidante e ao seu papel no sistema imunológico, o selênio pode ajudar a prevenir o câncer. Vários estudos também mostraram a conexão desse mineral com um risco reduzido de câncer de próstata, pulmão, pele e estômago.

A suplementação de selênio foi associada a um risco reduzido de 22% de câncer de próstata e 33% de câncer de bexiga. No entanto, deve-se notar que estudos relacionados a esse assunto ainda apresentam resultados mistos.

O selênio é um mineral importante para o corpo, especialmente para o sistema imunológico, função cerebral e circulação sanguínea. Para prevenir os efeitos negativos da deficiência de selênio, certifique-se de atender às suas necessidades por meio de uma ingestão nutricional equilibrada.