7 doenças que engordam repentinamente |

Geralmente, alimentação inadequada e falta de atividade física são os principais fatores que tornam o corpo adiposo. No entanto, existem certas doenças que podem fazer você engordar sem você saber. Confira sua revisão abaixo.

Doenças que fazem o corpo engordar

Além dos descritos acima, fatores genéticos (hereditariedade) e o sistema metabólico do corpo também desempenham um papel na determinação da rapidez com que a obesidade pode ocorrer. Da mesma forma a obesidade.

Existem também vários outros problemas de saúde que podem fazer uma pessoa parecer gorda. Abaixo estão várias doenças que podem fazer o corpo parecer gordo.

1. Hipotireoidismo

Uma das doenças que podem engordar é o hipotireoidismo. Isso pode acontecer porque a glândula tireoide não está funcionando corretamente.

A glândula tireóide é um pequeno órgão em forma de borboleta localizado na parte inferior do pescoço. Os hormônios produzidos por essas glândulas são responsáveis ​​por regular o metabolismo do corpo.

Quando o metabolismo diminui devido ao hipotireoidismo, o corpo fica sujeito à obesidade. Essa condição também pode ocorrer em pessoas com hipotireoidismo devido à ingestão de quantidades excessivas de sal e água.

Reconheça também os vários outros sintomas de hipotireoidismo, como depressão, resfriado facilmente, unhas e cabelos quebradiços. O objetivo é ajudar os médicos a determinar o tratamento certo para sua perda de peso.

2. Síndrome do ovário policístico (SOP)

Além dos problemas de tireoide, outra doença que pode fazer uma pessoa parecer gorda é a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Esse problema com o equilíbrio dos hormônios femininos pode levar à formação de cistos nos ovários.

Isso pode desencadear um desequilíbrio nos níveis de dois hormônios chamados estrogênio e progesterona. Como resultado, os ciclos menstruais são irregulares e podem levar ao ganho de peso.

Até agora não está claro como a SOP faz com que alguém pareça gordo. No entanto, os especialistas acham que essa condição tem algo a ver com a resistência à insulina que algumas mulheres com SOP apresentam.

Se você tiver dificuldade para converter glicose em energia, seu corpo produzirá mais insulina. O objetivo é manter os níveis normais de açúcar.

Com o tempo, o corpo vai produzir muita insulina para desencadear o diabetes tipo 2. Essa doença é uma das doenças que certamente podem fazer você parecer gordo.

3. Prolactinoma

Prolactinoma é uma condição caracterizada pelo crescimento de tumores benignos (não cancerosos) na glândula pituitária (uma glândula que produz vários hormônios) no cérebro. Como resultado, o corpo produz hormônio prolactina em excesso.

Se você ingerir muita prolactina, seu corpo pode ganhar peso. Se não for verificado, é claro que isso pode fazer você parecer gordo.

A boa notícia é que os prolactinomas não causam a morte. No entanto, essa doença também pode interferir nos problemas de visão e fertilidade.

Portanto, consulte imediatamente um médico se tiver sintomas de prolactinoma.

4. Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing (hipercortisolismo) é uma doença causada pelo excesso do hormônio cortisol. Esta doença pode desencadear vários distúrbios no sistema do corpo como um todo, inclusive engordar o corpo sem perceber.

O ganho de peso é o sintoma mais comum da síndrome de Cushing. Pacientes com esta doença podem sentir o acúmulo de gordura ocorrendo na área facial (Fig. face da Lua ), costas, até a cintura.

Os médicos geralmente aconselham você a se submeter a um tratamento com base na causa subjacente. O tratamento da síndrome de Cushing geralmente inclui a redução da dose de esteróides ou cirurgia para remover o tumor.

5. Depressão

Já não é segredo que a depressão é uma das doenças que engordam o corpo. Como não, a turbulência emocional negativa pode levá-lo a comer demais.

Essa condição, chamada de comer emocional, geralmente faz com que as pessoas não percebam a quantidade de alimentos que consumiram. Como resultado, não é surpreendente que o peso suba repentinamente.

Os alimentos consumidos quando se sente estressado ou em meio à depressão são alimentos de alto teor calórico. Sem falar que você costuma fazer comida como uma forma de escapar do estresse.

Além disso, a depressão e o estresse às vezes fazem a pessoa comer mais de três vezes ao dia em grandes quantidades. Isso é o que pode desencadear um ganho de peso drástico que pode levar à obesidade, se deixado sozinho.

6. Processo de envelhecimento

Embora não seja uma doença, o processo de envelhecimento é inevitável e pode, de fato, fazer com que o corpo pareça gordo.

Ao lançar o Tufts Medical Center, isso acontece porque o envelhecimento pode afetar a taxa metabólica basal. A taxa metabólica basal é a taxa na qual o corpo usa energia em repouso para manter as funções do corpo funcionando.

Com a idade, a taxa metabólica diminui e pode levar ao ganho de peso. Também causa uma diminuição da massa muscular que o impede de seguir a mesma dieta.

Portanto, a ingestão de calorias muda com a idade, então você precisa de uma dieta consistente para manter o peso.

7. Uso de drogas esteróides

Os esteróides, também conhecidos como corticosteróides, são medicamentos para várias doenças, incluindo asma e artrite. Embora possa superar várias doenças, o uso de esteróides pode engordar o corpo.

Um tipo de medicamento que costuma ser o cérebro por trás desse ganho de peso é a prednisona. A prednisona pode causar redistribuição de gordura para o rosto, nuca e abdômen.

No entanto, essas mudanças podem não ser as mesmas de pessoa para pessoa. Geralmente, quanto maior for a dose e a duração do uso, maior será a alteração.

Além disso, o ganho de peso devido aos efeitos colaterais da prednisona também está associado à retenção de líquidos. Isso também é influenciado pela ingestão de calorias devido ao aumento do apetite.

Portanto, algumas doenças que requerem medicamentos com prednisona por muito tempo podem, às vezes, engordar.

8. Insônia

Você sabia que pessoas que dormem menos de 6 horas por dia tendem a ter mais gordura corporal? Na verdade, uma condição que pode ser chamada de insônia pode causar obesidade porque afeta o metabolismo.

Por exemplo, adultos que dormem quatro horas versus 10 horas por noite parecem ter mais fome. Isso pode ocorrer porque a duração do sono afeta os hormônios que regulam a fome, a saber, a grelina e a leptina.

Enquanto isso, a insônia também pode causar fadiga, o que pode resultar em falta de atividade física. É por isso que não são poucas as pessoas com problemas de sono que ganham peso.

9. Diabetes

O diabetes é uma doença que também pode fazer as pessoas parecerem gordas. A razão é que o ganho de peso é o efeito colateral mais comum em pessoas que tomam insulina para controlar o diabetes.

A insulina é uma forma de controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Infelizmente, alguns deles comem mais do que o necessário para prevenir a baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia).

Se você não quer que isso aconteça, tente ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas com frequência. Se ficar confuso, peça a médicos e nutricionistas que elaborem uma dieta especial para pessoas com diabetes.

Basicamente, as várias doenças acima podem de fato aumentar a gordura corporal. No entanto, essa condição ainda pode ser controlada ajustando a dieta para prevenir a obesidade.