O canal auditivo interno com coceira é um problema comum. Isso pode fazer com que você coça ao cutucar a orelha. Não é recomendado fazer isso, pois pode causar escoriações e traumas no canal auditivo. Então, quais condições causam coceira nas orelhas? Como lidar com isso?
O que causa coceira nas orelhas?
As causas mais comuns são infecções fúngicas e algumas doenças de pele, como psoríase ou dermatite de contato. Às vezes, as pessoas que têm alergia à coceira também reclamam que suas orelhas também coçam.
A coceira súbita no ouvido pode ser superada por você mesmo usando medicamentos anti-histamínicos temporariamente.
No entanto, essa condição pode ser uma indicação que leva a uma infecção no ouvido.
Aqui estão algumas das coisas que causam coceira nos ouvidos, incluindo infecções.
1. orelhas sujas
Suas orelhas podem coçar porque raramente são limpas. No entanto, limpar as orelhas também não deve ser arbitrário. Não use cotonetes para colher cera de ouvido, muito menos use unhas.
Para limpar os ouvidos, use gotas para os ouvidos contendo peróxido de hidrogênio ou bicarbonato de sódio, que você pode comprar na farmácia.
Você também pode colocar algumas gotas de óleo de bebê ou azeite de oliva no ouvido e esperar 5 minutos. Este método pode amolecer e, em seguida, eliminar a cera do ouvido.
Se a coceira for muito irritante, vá ao médico para limpar seus ouvidos.
2. Suas orelhas estão secas
Acontece que o canal auditivo interno precisa de sua própria umidade. Se suas orelhas estiverem secas, pode ser devido à produção insuficiente de cera ou umidade.
Como resultado, o efeito pode causar coceira. Quando suas orelhas não têm umidade suficiente, às vezes elas descolam a pele como um sinal de que não estão hidratadas.
Ouvidos secos podem ser causados por limpeza excessiva dos ouvidos. De acordo com a Cleveland Clinic, a cera tem propriedades antifúngicas e antibacterianas para ajudar a prevenir infecções.
A limpeza excessiva pode eliminar esses benefícios, colocando você em maior risco de coceira nas orelhas.
Mesmo assim, coceira nas orelhas também costuma ser um sinal de acúmulo de cera de ouvido.
No entanto, quando há acúmulo de cera de ouvido (suporte de cerúmen), você pode sentir outros sintomas, como dor ou odor nos ouvidos.
3. Inflamação do canal auditivo
A inflamação do canal auditivo é uma condição que ocorre quando a pele dentro e ao redor do canal auditivo fica inflamada.
Esta condição pode ser causada por uma reação alérgica ao produto que você usa no ouvido ou na área circundante.
Exemplos de produtos que podem causar essa condição são shampoos, géis de cabelo, sprays de cabelo, tinturas de cabelo e perfumes. As reações alérgicas podem surgir como resultado da reação do corpo a certas substâncias.
4. Infecção do canal auditivo externo
Otite externa ou infecção do ouvido externo podem causar sintomas como coceira. O desconforto pode variar até uma dor terrível. Isso geralmente é experimentado por atletas de natação.
A otite externa que causa sintomas de coceira nos ouvidos é causada por dermatite atópica. Ao passar por essa condição, você pode sentir uma coceira intensa no ouvido.
Além disso, a pele ao redor da orelha pode ficar vermelha, engrossar e coceira se for arranhada.
5. Use aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos podem fazer com que a água fique presa no ouvido. Condições de umidade no ouvido interno convidam as bactérias e vírus a se multiplicarem, fazendo com que as orelhas coçam facilmente.
Além disso, aparelhos auditivos mal ajustados podem exercer pressão sobre certas áreas do ouvido, o que pode causar este sintoma.
6. Psoríase
A psoríase é uma doença de pele que faz com que uma pessoa desenvolva uma erupção na pele com coceira e vermelhidão na área afetada devido a um processo auto-imune.
A psoríase às vezes pode ocorrer em partes visíveis do corpo, como os braços ou mesmo dentro das orelhas. Não raro, uma coceira repentina no ouvido pode ser um dos sintomas da psoríase no ouvido.
Como lidar com orelhas que coçam?
Aqui estão várias maneiras de lidar com a coceira nas orelhas, de acordo com a causa.
1. Use óleo para hidratar as orelhas
Os sintomas que surgem devido a orelhas secas podem ser superados pingando uma ou duas gotas de óleo vegetal ou óleo de bebê. Isso é feito para ajudar a hidratá-lo.
No entanto, não seja descuidado! Você não deve colocar óleo no ouvido se tiver uma infecção ou se o tímpano estiver rompido.
2. Limpeza de ouvido
As orelhas muito sujas às vezes o fazem sentir esse sintoma.
Se isso acontecer, tente limpá-lo com óleo, glicerina ou um colírio especial que geralmente contém peróxido de hidrogênio.
Normalmente, a sujeira que começa a amolecer sai sozinha.
Não use Cotonete para limpar os ouvidos, em vez de a cera sair, mas pode fazer com que ela seja introduzida mais profundamente no ouvido, dificultando a remoção da cera.
Se você tem medo de limpá-lo sozinho, peça ajuda ao médico otorrinolaringologista.
3. Pare de usar certos produtos
Às vezes, a orelha coça como uma reação alérgica, seja um produto de shampoo, brincos ou qualquer outra coisa. Assim, pare imediatamente de usá-lo para que a coceira que aparece não piore.
Se não diminuir, consulte imediatamente um médico. Normalmente, o médico prescreve um medicamento anti-histamínico ou injeções contra alergia, se necessário.
4. Usando remédios do médico
A coceira causada por uma infecção ou outro problema de saúde deve ser tratada com medicamentos e um médico. Ao tratar a doença subjacente, sua condição auditiva também melhorará gradualmente.
Anti-histamínicos, antibióticos e também antifúngicos podem ser administrados como forma de tratar as orelhas com coceira, de acordo com a causa.
Enquanto isso, os colírios de corticosteroides também são bastante eficazes para lidar com esses sintomas e reduzir a inflamação.
Sempre consulte um médico antes de usar medicamentos para tratar esta condição. Não use apenas pomadas ou gotas para os ouvidos sem conhecer o conteúdo e a função.
Além disso, agende consultas regulares com seu médico ENT para ajudar a manter seus ouvidos limpos e saudáveis.