Como tratar o eczema nos pés e nas mãos, qualquer coisa?

O eczema que aparece nas pernas devido à circulação sanguínea prejudicada é conhecido como dermatite de estase ou eczema venoso. A coceira que causa durante uma recaída pode ser tão intensa que interfere nas atividades diárias. A boa notícia é que existem várias maneiras de tratar os sintomas do eczema nos pés.

Várias maneiras de tratar o eczema nos pés

Cada tipo de dermatite geralmente apresenta sintomas semelhantes, ou seja, uma erupção na pele com coceira. No entanto, a dermatite de estase afeta especificamente a pele dos pés, com características um tanto diferentes das dermatites em geral.

A dermatite de estase produz bolhas com pequenas manchas vermelhas ou marrons. Os nódulos geralmente aparecem nas panturrilhas até as pontas dos dedos e solas dos pés. As bolhas podem coçar muito ou até doer.

Se você tem eczema nos pés, a melhor maneira de lidar com isso é consultar um médico para obter o tratamento adequado. Durante o tratamento, aqui estão algumas coisas que você precisa fazer.

1. Usar meias especiais / meias de compressão

Este tipo de dermatite é causado pelo bloqueio das veias das pernas. O sangue que deveria fluir para cima fica preso nas pernas e exerce pressão excessiva sobre elas. Essa pressão causa danos aos vasos e vazamento de sangue sob a pele.

As meias de compressão são um tipo de meia confeccionada em material flexível, especialmente desenvolvida para melhorar a circulação sanguínea nas pernas. Quando usadas, as meias de compressão ficam mais apertadas na parte inferior da perna, depois se soltam gradualmente até a panturrilha.

A pressão gerada na planta do pé ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo de volta para o coração. Dessa forma, o sangue não se acumula mais nas pernas e a pele pode obter o oxigênio de que precisa novamente.

2. Uso de drogas

O uso de medicamentos para eczema não tratará completamente esta doença de pele. No entanto, esse método é eficaz na redução do inchaço e no alívio de sintomas como erupções cutâneas, coceira intensa e dor nas pernas.

O tratamento para eczema venoso geralmente envolve anti-histamínicos, corticosteroides e inibidor de calcineurina. Alguns tipos de medicamentos podem ser adquiridos gratuitamente nas farmácias, mas também existem medicamentos potentes que requerem receita médica.

Os anti-histamínicos podem ser usados ​​para tratar coceira e erupções cutâneas causadas por eczema na pele dos pés. Enquanto isso, os corticosteróides na forma de pomadas ou cremes atuam reduzindo o inchaço e a inflamação da pele.

Embora eficazes no tratamento dos sintomas do eczema, os corticosteróides têm efeitos colaterais graves e não devem ser usados ​​a longo prazo. Portanto, os médicos geralmente fornecem outras alternativas, como: inibidor de calcineurina.

A dose do medicamento será ajustada de acordo com a gravidade dos sintomas. Se os sintomas não melhorarem, o médico pode prescrever um medicamento com uma dose mais forte. Certifique-se de seguir sempre o uso recomendado do medicamento para que os benefícios sejam ótimos.

3. Levantar pernas

Outra forma de ajudar a tratar o eczema nas pernas é ajustar a posição dos pés para que a circulação sanguínea ao redor deles seja suave. Também reduzirá o inchaço dos pés, que é a principal causa da dermatite de estase.

Experimente deitar-se enquanto levanta as pernas para que fiquem mais altas do que o coração. Repita a cada duas horas por 15 minutos. Faça a mesma coisa quando dormir apoiando os pés em um travesseiro.

4. Movimento mais ativo

Ficar sentado por longas horas todos os dias pode agravar a dermatite de estase, pois o sangue e os fluidos se acumulam nos pés. Para evitar isso, mude esse hábito caminhando por 10 minutos a cada hora.

Você também pode aumentar sua atividade física caminhando por 30 minutos pelo menos três dias por semana. Se você deseja praticar outros esportes, verifique com seu médico quais tipos de atividades são seguras para você.

5. Evitar os gatilhos do eczema

Embora a causa seja o acúmulo de sangue nas pernas, os sintomas da dermatite de estase também podem piorar se você for exposto à causa do eczema. Isso ocorre porque a pele de pessoas com dermatite de estase é mais sensível e facilmente irritada.

De acordo com a American Academy of Dermatology Association, os desencadeadores de eczema a serem evitados incluem:

  • pele de animal de estimação,
  • grama e plantas,
  • pólen,
  • mofo,
  • perfume dan
  • Os produtos de cuidados contêm fragrância.

6. Usando um hidratante

Usar um hidratante é a melhor maneira de tratar a pele escamosa causada por eczema nos pés. Os hidratantes também são importantes para evitar mais irritação e danos, pois ajudam a reparar a barreira protetora erodida da pele.

Escolha um creme hidratante para eczema de textura espessa, pois pode fornecer mais umidade para a pele dos pés. Isso é importante porque a pele dos pés tende a secar facilmente, especialmente se você tiver eczema.

Os hidratantes que são seguros para quem sofre de eczema são vaselina e hidratantes não cosméticos, como os emolientes. Se você quiser experimentar outro hidratante, escolha um que não contenha álcool, fragrâncias, tinturas, perfumes e outros produtos químicos.

É aconselhável aplicar hidratante em grandes quantidades pelo menos 2 a 3 vezes ao dia. A melhor altura para o utilizar é após o duche, quando a pele dos pés ainda está semi-húmida. Use-o depois de lavar os pés antes de ir para a cama.

7. Evite água para o banho que é muito quente

Água muito quente pode ressecar a pele ainda mais. Isso ocorre porque a água quente liberta sebo, um óleo natural que protege a pele. A pele seca desencadeia ainda mais a recorrência do eczema nos pés e torna a pele facilmente irritada.

Enquanto os sintomas de eczema persistirem, use água morna. Limpe seus pés por 20 segundos, mas certifique-se de que os pés estejam realmente limpos e que não haja nenhum resíduo de sabão que possa irritar a pele

Ao tomar banho, use água com a mesma temperatura. O tempo de banho ideal de acordo com os especialistas é de 5 a 10 minutos, incluindo a limpeza da cabeça. Além disso, a pele pode perder sua umidade, aumentando o risco de recorrência do eczema venoso.

A dermatite de estase é o eczema que surge devido a distúrbios circulatórios nas pernas. Para tratar o eczema nos pés, o fundamental são medicamentos, cuidados com a pele dos pés e várias maneiras de restaurar a circulação sanguínea em áreas problemáticas.

Faça todos os três regularmente para obter os melhores resultados. Se você tiver certas preocupações durante o tratamento, consulte seu médico para obter a solução certa.