7 benefícios da biotina (vitamina H) para o corpo |

A biotina é uma vitamina que pertence ao grupo do complexo B, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H. Esta vitamina é solúvel em água, por isso não pode ser armazenada no corpo por muito tempo. Quais são os benefícios da biotina para a saúde?

Vários benefícios da biotina para a saúde

Também conhecida como vitamina H, o corpo precisa dessa vitamina para digerir e quebrar os macronutrientes, gorduras, carboidratos e proteínas. Quando entra no corpo, a biotina irá:

  • produzindo ácidos graxos
  • ajuda a quebrar a proteína em aminoácidos, incluindo isoleucina e valina, e
  • ajuda o corpo a produzir açúcar quando os estoques de açúcar se esgotam.

Além disso, a biotina é importante para manter um corpo saudável. Confira alguns dos outros benefícios da biotina abaixo.

1. Manter a gravidez saudável e boas vitaminas durante a amamentação

A biotina é um nutriente importante para mulheres grávidas. Porque acredita-se que a deficiência de vitamina B7 aumenta o risco de defeitos congênitos. Embora isso seja bastante raro, os especialistas afirmam que a necessidade de biotina durante a gravidez e a amamentação aumenta.

Portanto, os médicos recomendam que mulheres grávidas consumam alimentos ricos em biotina para o crescimento e desenvolvimento do feto no útero.

2. Ajude a crescer o cabelo

Outro benefício da biotina é que ela acelera o crescimento do cabelo. Um estudo relata que consumir grandes quantidades de biotina pode ajudar a promover o crescimento do cabelo.

Os resultados deste estudo descobriram que as mulheres que tomaram suplementos de biotina experimentaram um crescimento considerável do cabelo em áreas que sofreram queda de cabelo. Portanto, muitos confiam na biotina como um remédio contra queda de cabelo.

Várias maneiras de alongar o cabelo naturalmente que funcionam

3. Superando unhas quebradiças

A biotina também pode ser usada para tratar unhas quebradiças. Isso foi comprovado em um estudo realizado em oito pessoas com unhas quebradiças. Eles receberam 2,5 miligramas de biotina por dia durante 6-15 meses.

Os resultados do estudo mostraram um aumento na espessura das unhas em 25% em todos os participantes. Pregos rachados também são reduzidos. No entanto, esta pesquisa ainda é pequena em escopo, portanto, pesquisas adicionais são necessárias.

4. Superar alguns danos à pele

Alguns estudos relatam que a falta de biotina pode causar o problema de pele da dermatite seborréica. Algumas fontes dizem que a falta de biotina afeta o processo de decomposição das gorduras que são importantes para uma pele saudável.

No entanto, até o momento, não há evidências que sugiram que a biotina pode melhorar a saúde da pele em pessoas que não são deficientes em biotina.

5. Reduzindo os níveis de açúcar no sangue

O principal benefício da biotina é que ela ajuda o corpo a digerir os nutrientes. Portanto, a vitamina B7 também pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Um estudo relatou que a biotina ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue em diabéticos.

A biotina atua otimizando a digestão dos ácidos graxos, aumentando assim o armazenamento de glicose. Além disso, estudos em animais descobriram que a biotina estimula a produção de insulina pelo pâncreas e, em seguida, reduz o açúcar no sangue.

6. Superando danos nos nervos

A vitamina H também é capaz de ajudar a reduzir os danos nos nervos em pessoas com diabetes ou também conhecida como neuropatia diabética.

Além disso, o conteúdo de biotina também é importante para pessoas que estão se submetendo a procedimentos de diálise para doenças renais. Mesmo assim, os benefícios da biotina neste devem ser mais estudados.

7. Tratamento da esclerose múltipla

A pesquisa descobriu que a terapia com altas doses de biotina pode ajudar a melhorar os sintomas da esclerose múltipla. É uma doença auto-imune que afeta o sistema nervoso e causa fraqueza muscular e outros problemas.

No estudo, os sintomas da esclerose múltipla foram reduzidos com a terapia de altas doses de biotina, três vezes ao dia.

Alimentos ricos em benefícios de biotina

Embora hoje muitos suplementos contenham biotina, esta substância está realmente presente em vários tipos de alimentos. A seguir estão os alimentos ricos em biotina:

  • carne e fígado,
  • gema de ovo,
  • nozes, como amêndoas,
  • abacate,
  • salmão,
  • leite e seus produtos processados, e
  • batata doce.

De acordo com o Regulamento do Ministério da Saúde da República da Indonésia, o adulto médio necessita de cerca de 30 mcg (microgramas) de vitamina H por dia.

Além de alimentos, você também pode obter sua ingestão de produtos de suplemento. No entanto, geralmente os suplementos só devem ser tomados por pessoas realmente deficientes.

Portanto, se você está preocupado com a falta de ingestão, consulte o seu médico ou nutricionista para obter uma solução.