Até o momento, o hábito de beber leite é sinônimo de criança, pois pode favorecer o crescimento e o desenvolvimento. Como uma boa fonte de nutrição, os pais ou os idosos ainda precisam beber leite. Então, quanto leite o idoso deve consumir por dia? Confira a explicação completa abaixo.
Qual a importância de beber leite para os idosos?
O leite é uma das bebidas que são a maior fonte de cálcio e vitamina D. O corpo precisa desses dois nutrientes para fortalecer os ossos.
Se o cálcio pode melhorar a saúde óssea em idosos, a vitamina D pode aumentar a absorção de cálcio no corpo. A deficiência de vitamina D pode fazer com que os ossos fiquem mais finos e mais propensos a fraturas. Na verdade, o processo de formação de novos ossos também pode ser interrompido quando o corpo não tem vitamina D suficiente.
Além disso, o leite também traz outros benefícios para os pais que são importantes para a manutenção de sua saúde, como os seguintes:
1. Previna a osteoporose
Basicamente, a osteoporose não faz parte do processo de envelhecimento. No entanto, os ossos tornam-se cada vez mais frágeis com o tempo. Isso significa que o risco de desenvolver osteoporose aumenta com a idade. Isso significa que os idosos correm um risco maior do que os jovens de vivenciar essa condição.
Normalmente, as mulheres são mais propensas a experimentar essa condição quando entram na menopausa. Enquanto isso, os homens são mais propensos à osteoporose quando os níveis de testosterona no corpo diminuem. Não é de admirar que os pais ainda precisem beber leite para ajudar a retardar a ocorrência de osteoporose.
Além disso, o teor de cálcio e vitamina D no leite também ajuda os ossos a se tornarem mais densos, evitando que os ossos se tornem quebradiços. Em um copo de leite desnatado, você pode obter até 306 miligramas (mg) de ingestão de cálcio, o que pode ajudar a atender às necessidades diárias de cálcio. Portanto, beber leite para os idosos pode ajudar a manter a saúde óssea.
2. Manter a saúde do coração
Além do cálcio e da vitamina D, que são bons para a saúde óssea e muscular dos idosos, o leite também contém potássio, que é bom para o coração. Este nutriente tem um papel importante na manutenção da pressão arterial normal em idosos.
O motivo é que os alimentos ou bebidas ricos em potássio podem reduzir os efeitos do sódio no corpo. Isso significa que quanto mais potássio você consome, mais sódio será excretado do corpo pela urina. Além disso, o potássio também pode ajudar a reduzir a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos.
Isso certamente é muito útil para reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas em idosos. Mesmo assim, enfermeiros idosos ou familiares precisam discutir isso com o médico, visto que o potássio pode piorar o estado de pacientes com disfunções renais.
3. Previna a osteoartrite
A osteoartrite é um tipo de artrite que pode ocorrer em idosos. No entanto, consumir leite é bom para prevenir a osteoartrite em idosos. Como poderia ser? De acordo com a Arthritis Foundation, o alto teor de cálcio, vitamina D e proteínas do leite tem o potencial de reduzir o risco dessa doença.
Isso ocorre porque o cálcio no leite pode retardar o progresso da osteoartrite, protegendo os ossos que sustentam as articulações. Mesmo assim, os bons benefícios para a prevenção da artrite só podem ser encontrados quando você consome leite.
Enquanto isso, você não sentirá um efeito semelhante ao consumir laticínios, como queijo, iogurte e outros produtos. Portanto, como uma das formas de prevenção da artrite, os especialistas recomendam leite para os idosos para a saúde de suas articulações.
4. Manter a massa muscular
A proteína é um dos nutrientes importantes para os idosos, especialmente quando há perda de peso, doença grave ou tratamento em um hospital. Nesse momento, o corpo em processo de envelhecimento produz menos proteína do que o normal.
O problema é que o corpo precisa de proteínas para manter a massa e a força muscular, a saúde óssea e várias outras funções do sistema de movimento humano. Bem, o leite é uma bebida que contém muitas proteínas. Portanto, é uma das bebidas boas para os idosos.
Idosos que consomem leite regularmente podem manter os níveis de proteína em seus corpos. Porém, não só isso, os idosos ainda precisam praticar exercícios e outras atividades físicas para que o corpo do idoso fique saudável e em forma como um todo.
Quanto deve o idoso beber leite?
Na verdade, não existem disposições especiais quanto à quantidade de leite que os idosos podem consumir por dia. Além disso, o conteúdo nutricional encontrado no leite, como cálcio, vitamina D, potássio e proteínas, pode ser obtido de várias outras fontes alimentares.
Isso significa que o leite não é uma bebida obrigatória, mas uma alternativa para ajudar a suprir as necessidades nutricionais dos idosos. Se os pais não gostam de leite, as enfermeiras ou outros membros da família não precisam forçá-los a consumir a bebida.
Ainda existem muitas outras opções de alimentos e bebidas que os pais podem consumir para atender às necessidades de cálcio, vitamina D, proteínas e potássio do corpo, caso não gostem de beber leite. Por exemplo, a maioria dos alimentos de origem animal contém esse nutriente. Na verdade, vegetais verdes, como brócolis, couve e espinafre, têm alto teor de potássio.
Preste atenção à escolha da ingestão de leite para os idosos
Embora o leite seja uma boa fonte de nutrição para os idosos, esta bebida não pode ser descuidada ou contanto que você dê aos idosos. O motivo é que há um teor de açúcar e gordura que geralmente é alto no leite. Se os idosos consumirem muito açúcar, os níveis de açúcar no sangue no corpo do idoso podem aumentar.
Na verdade, em idosos com diabetes, os especialistas não recomendam o consumo de leite com alto teor de açúcar. Além disso, alguns tipos de leite que contêm gordura também não são bons para a saúde cardíaca e a pressão arterial em idosos.
Portanto, se o idoso deseja consumir leite, é melhor escolher o tipo de leite com baixo teor de açúcar e baixo teor de gordura. Além disso, atualmente existem muitos tipos de leite que são especificamente para certas condições de saúde em idosos. Por exemplo, leite para prevenir a osteoporose ou leite para pessoas com diabetes.
Mesmo assim, é melhor discutir primeiro com seu médico sobre o uso mais adequado do leite. Nem todos os idosos podem consumir esta bebida devido a certas condições de saúde. Discutir isso com um nutricionista pode ajudá-lo a descobrir mais facilmente suas necessidades diárias de leite.