O ou formato do pé genu varum , geralmente ocorre em crianças de 2 a 6 anos, mesmo em adultos. Pacientes com essa doença costumam apresentar o formato das pernas com joelhos e ossos curvados para fora, de forma que se assemelham ao formato da letra O, fazendo com que a pessoa ande desequilibrada. Então, como superar a forma do pé O?
Como lidar com a forma do pé que você pode escolher
Pernas O podem ser causadas por doenças congênitas, crescimento ósseo imperfeito e até obesidade desde tenra idade. Essa condição tem grande influência na condição de conforto dos quadris, joelhos e área dos pés de pessoas com pernas O. Gradualmente, a doença da perna O afetará a marcha e pode afetar a autoconfiança de uma pessoa.
A maioria das pessoas com pé O não recebe tratamento ou tratamento especificamente para restaurá-lo. Para deixar mais claro, vamos discutir um por um como lidar com a forma em O do pé.
1. Osteotomia
Este procedimento cirúrgico geralmente é recomendado para pessoas com artrite. No entanto, também pode ser usado para superar os ossos da perna que têm a forma da letra O.
Neste tratamento, você receberá anestesia geral ou raquianestesia. Em seguida, seu cirurgião fará uma incisão na área do osso para renovação.
Dependendo do local do dano, a cirurgia pode envolver sua canela ou fêmur. A forma mais comum de osteotomia do joelho envolve a tíbia.
Na osteotomia mais simples do joelho, o cirurgião corta quase todo o osso, abre a lacuna, preenche-a com um enxerto ósseo e fixa o osso no lugar com um instrumento em forma de placa e parafusos.
Outra maneira é cortar a canela ou o osso da coxa e, em seguida, remover as fatias de osso. Depois de cortar a borda do osso, prossiga com o procedimento de junção e uso de braçadeiras de metal. A cirurgia para tratar pernas em formato de O geralmente leva de uma a duas horas.
Dependendo da complexidade da cirurgia e de quão bem você se recupera, você irá para casa no mesmo dia ou será hospitalizado. Você precisará usar muletas por pelo menos dois meses para que seu osso cicatrize adequadamente.
A reabilitação pode levar até seis meses e incluirá exercícios que visam:
- Fortaleça os músculos da coxa (quadríceps).
- Melhore a amplitude de movimento do joelho e o equilíbrio corporal.
2. Fisioterapia
A próxima maneira de lidar com as pernas em formato de O é a terapia na forma de exercícios físicos que você conhece como treinamento neuromuscular. Por meio da atividade física, você aprenderá a manter os pés e os joelhos alinhados durante o exercício.
Demonstrou-se que exercícios para alongar os músculos do quadril e da coxa e para fortalecer os músculos do quadril corrigem as deformidades das pernas tortas. Isso pode ajudar a reduzir o risco de lesões em pessoas com pés em formato de "O".
Exemplos de exercícios que podem sofrer genu varum para superar as pernas em formato de O são tensões nos isquiotibiais e siga as etapas citadas na Mayo Clinic.
- Deite no chão próximo ao canto da parede.
- Levante a perna esquerda e descanse o calcanhar esquerdo contra a parede. Mantenha o joelho esquerdo ligeiramente flexionado.
- Estique suavemente a perna esquerda até sentir um alongamento na parte de trás da coxa esquerda.
- Segure por cerca de 30 segundos e mude para a outra perna.
3. Yoga
O Yoga é um tipo de exercício cujo principal objetivo é deixar o corpo mais flexível, este tipo de exercício é um exercício bastante impactante para superar o formato de O das pernas.
Os movimentos de ioga que combinam a flexibilidade dos membros podem melhorar os problemas ósseos ou de postura. A prática de ioga é boa para quem sofre genu varum adultos porque requer uma compreensão dos padrões de movimento da ioga e alto foco.
4. Pilates
Os movimentos do Pilates são ligeiramente semelhantes aos movimentos da ioga, úteis para ajudar a melhorar a postura e o alinhamento corporal. Os exercícios são realizados com postura, braços e pernas como uma bailarina e fazer roll-ups, pode ajudar a fortalecer os músculos das pernas.
Comece deitando-se no tapete usando os fortes ganchos de borracha nas extremidades do tapete, prendendo os pés aos ganchos de borracha. Deite-se no tapete, posicione as pernas paralelas e inicie o movimento abdominais sem remover a posição da perna paralela. Faça-o regularmente, esse movimento tem como objetivo ajudar a superar as pernas em formato de O que ficam mais retas e paralelas.