A tosse é um reflexo natural para proteger as vias respiratórias de partículas nocivas. A tosse persistente é um sintoma comum de distúrbios do sistema respiratório. Ao tossir constantemente, você também pode sentir dor no peito. Na verdade, o que causa dor no peito ao tossir?
Causas comuns de dor no peito ao tossir
Quando você sentir dor no peito ao tossir, não entre em pânico e se preocupe. Especialmente se você concluir que este é um sinal de uma doença grave. Dor no peito ao tossir é uma condição comum e geralmente não é uma condição séria.
Essa dor é muito comum porque o reflexo da tosse comprime diretamente o trato respiratório inferior e os pulmões. Normalmente, o tórax fica mais dolorido ao tossir com força ou difícil de controlar.
Por exemplo, se você tiver uma tosse seca devido a uma reação alérgica, também poderá sentir uma sensação de ardência na garganta e dor no peito. No entanto, a dor diminuirá à medida que a tosse diminuir.
De acordo com Mauricio Dnackers, médico da Fundação do Tórax, a dor no peito que se sente ao tossir é causada pelo movimento rápido dos músculos do peito e do abdômen para empurrar o ar e substâncias estranhas para fora das vias respiratórias. Em condições normais, esse movimento não é perigoso; na verdade, é muito eficaz para limpar o trato respiratório para que a respiração se torne mais suave.
Causas de fortes dores no peito ao tossir
Embora a dor no peito seja muito comum, você também precisa ter cuidado se sentir uma dor insuportável no peito. Isso é especialmente verdadeiro se a dor persistir mesmo depois que a tosse parar, dificultando até mesmo para você respirar. A causa da tosse e da dor no peito pode ser mais do que apenas um resfriado comum e uma gripe.
Algumas outras causas de dor no peito ao tossir incluem:
1. Asma
A asma é uma doença crônica causada por inflamação no trato respiratório. Esta inflamação torna as vias respiratórias inchadas e muito sensíveis. Como resultado, as vias aéreas se estreitam, fazendo com que menos ar entre nos pulmões. Não raro, as pessoas com asma apresentam sibilância e tosse, o que pode causar dor no peito.
2. Pneumonia
A pneumonia é uma infecção causada por vírus, bactérias ou fungos. Os sintomas também aparecem, como febre, calafrios, tosse, falta de ar, dor no peito, dores musculares, fadiga e falta de apetite. Também preste atenção a sinais como coriza, irritação nos olhos, dor de garganta e distúrbios do trato respiratório externo à dor no peito ao tossir.
//wp.hellohealth.com/healthy-living/unique-facts/human-respiratory-system/
3. Bronquite
Bronquite é a inflamação dos brônquios devido a uma infecção. Os brônquios são os tubos que permitem que o ar entre e saia dos pulmões. Pessoas com bronquite geralmente tossem o muco que fica mais espesso e pode mudar de cor.
A bronquite aguda geralmente ocorre após um resfriado ou outra doença respiratória. A bronquite crônica é mais frequentemente causada por alergias e asma, que criaram uma inflamação prolongada nos brônquios.
4. Tuberculose
A tuberculose ou tuberculose é uma doença causada por bactérias Mycobacterium tuberculosis . Essas bactérias podem ser transmitidas pelas vias aéreas.
A doença é altamente contagiosa e os sintomas incluem febre, fadiga, perda de peso e, frequentemente, dor no peito ao tossir excessivamente.
5. Distúrbios do ácido estomacal
A doença do refluxo ácido é uma condição na qual o ácido do estômago volta para o esôfago ou esôfago (o tubo que conecta a boca ao estômago). Nesta condição, pode haver uma sensação de queimação ou sensação de queimação na região do peito (azia), ou outros sintomas, como tosse quando o ácido do estômago sobe (refluxo) e atinge a garganta (vias respiratórias).
Como lidar com a dor no peito ao tossir?
1. Procure ajuda médica
Dor no peito insuportável ao tossir não deve ser ignorada. Dor no peito ao tossir pode ser um sintoma de uma doença que requer atenção médica. Se você sentir tosse e dor no peito por muito tempo, consulte imediatamente um médico. O médico examinará e diagnosticará sua doença.
2. Tratamento temporário em casa
A tosse até a dor no peito às vezes pode ser causada por catarro que é difícil de remover devido à tosse com catarro. O escarro que se acumulou nas vias aéreas precisa ser removido por meio de terapia especial com vapor.
Se você decidir se automedicar primeiro, poderá tratar a tosse e os vários sintomas que a acompanham, incluindo dor no peito, com os seguintes remédios caseiros:
- Beba bastante água e inale o vapor quente para reduzir o acúmulo de muco.
- Mantenha uma alimentação saudável e evite fumar.
- Beba mel misturado com chá ou água morna para aliviar a tosse.
- Tome remédios para tosse de venda livre para diluir e interromper a produção de catarro excessivo nas vias respiratórias, como descongestionantes e expectorantes.
- Aplique técnicas eficazes de tosse para aliviar a tosse persistente. O truque é feito respirando fundo e seguido por uma tosse forte.