Os preservativos podem ser uma solução poderosa para prevenir a gravidez e a transmissão de doenças venéreas. No entanto, os preservativos com sabor também oferecem os mesmos benefícios? E quanto aos riscos? Embora possa aumentar o prazer durante o sexo oral, é realmente seguro?
De que são feitos os preservativos com sabor?
Os preservativos são anticoncepcionais feitos de uma camada muito fina de material para evitar que o sêmen masculino entre na vagina. Se usados de maneira adequada e cuidadosa, a eficácia dos preservativos para prevenir a gravidez e a transmissão de doenças chega a 98 por cento.
Existem muitos tipos de preservativos vendidos no mercado. A partir de preservativos feitos de látex (seiva de borracha), pele de carneiro (pele de cordeiro), poliuretano (uma mistura de borracha e plástico) e poliisopreno (borracha sintética). Esta variante de preservativo padrão não tem gosto e cheiro de borracha ou plástico em geral.
Para aumentar a sensação e o prazer ao fazer sexo oral, muitos fabricantes estão lançando variantes de preservativos com sabor, revestindo a parte externa do preservativo com um lubrificante contendo vários sabores artificiais, que certamente são seguros para consumo. Lubrificantes com sabor também podem ser adicionados a outros tipos de preservativos, como preservativos texturizados ou com uma sensação adicional (como frio ou cócegas).
Compilado de várias fontes, as variantes de sabor mais populares são morango, chocolate, banana e laranja. Alguns fabricantes de preservativos com sabor chegam a distribuir preservativos com sabores de cola, maconha, durião, berinjela e bacon (sepek).
Posso fazer sexo com preservativos aromatizados?
Embora seguro para uso no sexo oral, nem todos os preservativos são seguros para uso em outras atividades sexuais.
Existem alguns preservativos com sabor que podem ser usados para sexo com penetração vaginal, mas outros não. Você deve primeiro ler as instruções de uso listadas na embalagem do preservativo.
Os vários sabores desses preservativos vêm da glicerina de açúcar artificial contida no lubrificante. A glicerina na vagina pode perturbar o equilíbrio do pH da vagina, aumentando assim o risco de uma mulher desenvolver infecções vaginais por fungos e infecções do trato urinário se usar preservativos com sabor para a penetração vaginal.
Como escolher um preservativo seguro?
Na verdade, a escolha do melhor preservativo depende de quais são as suas necessidades.
Os preservativos de látex sem sabor são o tipo mais eficaz para prevenir a gravidez e doenças venéreas decorrentes de qualquer tipo de atividade sexual. No entanto, esses preservativos só podem ser usados com lubrificantes à base de água. Lubrificantes à base de óleo ou vaselina podem fazer com que o material de borracha afine, se desgaste e rasgue. Em pessoas alérgicas ao látex, o uso desse tipo de preservativo pode causar coceira, sensação de queimação ou erupção na pele ao redor dos órgãos genitais.
Para quem tem alergia ao látex, recomenda-se o uso de camisinha de poliuretano; feito de plástico sintético, incolor e inodoro, mais fino e mais forte, mas menos elástico que o látex. Preservativos de poliuretano podem ser usados com lubrificantes à base de água e óleo.
O material de poliuretano também gera calor, o que pode aumentar a sensibilidade durante o sexo. O poliuretano não é poroso, proporcionando assim uma melhor proteção que se acredita ser a prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.