Tipos de água potável com base no processo |

O corpo precisa de água, que é útil para o desempenho de suas funções, como processar a digestão e manter a temperatura corporal. Atualmente, existem muitos tipos de água potável que passaram por diversos processos. Qual é a diferença entre esses tipos de água potável?

Conheça os diferentes tipos de água potável

A água é um dos ingredientes mais fáceis de encontrar em qualquer lugar. Porém, para ser própria para o consumo, a água deve passar por vários processos dessa forma. Abaixo estão as diferenças na água com base em diferentes processos de tratamento.

1. Água purificada (Água purificada)

Água purificada (água purificada) é a água que foi filtrada ou processada para remover impurezas, como produtos químicos e outros contaminantes. Este tipo de água potável também é conhecido como água purificada.

Normalmente, esse processo usa água subterrânea ou água da torneira. Por meio do processo de purificação, muitos tipos de contaminantes (poluentes da água) são removidos, como bactérias, fungos, parasitas, algas, metais (cobre, chumbo) e poluentes químicos.

Existem vários processos para este tipo de água potável. A água deve primeiro passar por um processo de coagulação e floculação (um método de tratamento de águas residuais para remover as partículas contidas nela) e, em seguida, adicionar produtos químicos carregados positivamente.

Esses produtos químicos se ligam a partículas carregadas negativamente para que possam ser revestidos. O processo formará partículas maiores chamadas flocos. Depois disso, a água passa por um processo de separação flocos que é chamado de sedimentação.

O processo de sedimentação serve para separar flocos que se instala sob a água limpa. A água limpa então flui por um sistema de filtragem feito de areia, carvão e cascalho.

Este processo é útil para remover contaminantes remanescentes, como poeira, bactérias, produtos químicos prejudiciais e vírus.

Finalmente, a água receberá um desinfetante químico, como o cloro, para matar bactérias e vírus que não foram separados das etapas anteriores.

2. Água destilada (Água destilada)

Água destilada (água destilada) é um tipo de água que é purificada por meio de um processo de destilação para remover as impurezas.

A destilação é o processo de ferver água para coletar o vapor, que goteja de volta na água depois de esfriar. Este processo é muito eficaz na remoção de contaminantes bacterianos, virais, de protozoários e produtos químicos como chumbo e sulfatos.

É por isso que, além de beber, a água destilada é frequentemente usada em instalações médicas ou laboratoriais por ser considerada muito pura.

3. Água fervida da torneira

Pode-se dizer que água de torneira fervida é a água potável mais fácil e barata de se obter. Ferver água da torneira é uma forma de processar água potável que muitos indonésios fazem.

Água fervida é bastante segura para beber porque o processo de aquecimento pode matar bactérias ou outros germes que podem interferir na saúde.

Que tipo de água potável é mais saudável?

A água potável que passa por um processo de filtragem pode ser a escolha certa. Água purificada geralmente livre de metais, produtos químicos e outros contaminantes.

Outro benefício da água potável purificada é que ela elimina o gosto desagradável de produtos químicos, matéria orgânica ou canos de ferro. Depende do tipo de sistema de filtragem usado.

No entanto, um sistema de purificação de água com um filtro de carvão que visa remover o cloro pode permitir que o cloro entre na água potável. Freqüentemente, está associado a um risco aumentado de câncer.

Embora a água destilada seja altamente eficaz na remoção de contaminantes potencialmente prejudiciais, ela também remove os minerais e eletrólitos que ocorrem naturalmente na água.

Junto com impurezas indesejadas, minerais benéficos como cálcio e magnésio também são deixados para trás conforme o vapor sobe durante o processo de destilação.

Quanta água você deve beber por dia?

Independentemente do tipo de água potável, você ainda deve ser capaz de atender à sua ingestão diária de fluidos corporais. A porção de água potável não precisa ser de 2 litros ou 8 copos por dia. As necessidades de água de cada pessoa são diferentes, dependendo de suas condições de saúde e atividades.

Além disso, há uma variedade de frutas, vegetais e alimentos que já podem conter os fluidos de que o corpo necessita. A ingestão excessiva de líquidos pode realmente interferir na saúde do corpo.

Em essência, beba quando sentir sede, suor, quando estiver calor, antes e depois de comer. Também é o momento certo para beber água, como ao acordar, antes de comer e antes de ir para a cama.

Beba um copo d'água ao acordar para ajudar a ativar seus órgãos internos, especialmente a digestão. A água ajudará a facilitar a digestão e remover toxinas residuais no trato digestivo.

Também é recomendável beber água algum tempo depois de comer para permitir que o corpo absorva os nutrientes dos alimentos que você ingere. Por fim, beba um copo d'água antes de dormir para repor os líquidos perdidos ao longo do dia.