Para vocês que sofreram de úlcera (gastrite), com certeza já entendem que essa doença pode realmente atormentar o estômago. Felizmente, gastrite ou azia são doenças que podem ser curadas com tratamento adequado. Geralmente, você é aconselhado a manter uma dieta balanceada e evitar certos tipos de alimentos e bebidas. Muitos acreditam que um tipo de comida e bebida que você precisa evitar são os ácidos, como o limão.
Embora você possa ter ouvido com freqüência que a água com limão é realmente recomendada para curar úlceras. Isso é verdade? Vejamos os fatos abaixo.
O que acontece com o estômago das pessoas com gastrite?
Além da azia, a gastrite também é frequentemente conhecida como inflamação do estômago. A gastrite ocorre devido à inflamação ou inchaço da parede da mucosa gástrica. Isso é o que faz seu estômago ficar dolorido e dolorido. Se a azia aparecer apenas de forma breve e repentina, isso significa que você tem gastrite aguda. No entanto, se sua azia durar o suficiente e ocorrer com frequência, você tem gastrite crônica.
Essa inflamação ou inchaço ocorre devido a vários fatores de risco. Há relatos de que vários tipos de drogas causam gastrite. Isso é causado por uma reação química de certos medicamentos, como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, que causa uma infecção no estômago. Não manter uma dieta saudável e a dependência de álcool ou drogas ilegais também podem aumentar o risco de gastrite estomacal. Outra causa é a infecção bacteriana por Helicobacter pylori (H. pylori) .
Conteúdo de ácido ascórbico e propriedades alcalinas em limão
Limões são ricos em ácido ascórbico e álcalis, que são úteis para o processo de cicatrização da gastrite. O ácido ascórbico é um composto químico também conhecido como vitamina C. Ao contrário do ácido cítrico, um aditivo comumente encontrado em alimentos e bebidas processados, o ácido ascórbico é um ácido natural que pode ser obtido de frutas como limão, laranja e kiwi.
Água com limão para tratar úlceras estomacais
De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Digestive Diseases and Sciences, a vitamina C nos limões é muito importante para o estômago por causa de sua capacidade de curar feridas causadas por inflamação.
Os compostos contidos nos limões também desencadeiam a produção de muco ou muco, cuja função é proteger o estômago, equilibrando o ácido clorídrico (HCl), que é mais frequentemente chamado de ácido estomacal. Estômago com muito ácido clorídrico corre mais risco de lesão ou inflamação. Portanto, o muco será muito útil para neutralizar o ácido do estômago.
Então, isso significa que a água com limão pode tratar uma úlcera? Não necessariamente. Nesse estudo, o que é eficaz no combate às úlceras é, na verdade, a vitamina C, que atua como antioxidante. O conteúdo de ácido em si não foi provado ser uma solução para úlcera estomacal.
Portanto, a eficácia da água com limão no tratamento de úlceras ainda precisa ser mais estudada. O motivo é que consumir limão quando o estômago tem problemas também representa um risco. Algumas pessoas são sensíveis ao ácido do limão, por isso pode desencadear sintomas de úlcera mais graves. Portanto, se a úlcera for recorrente, você deve tomar imediatamente um medicamento para úlcera ou consultar um médico.