Os testículos, também conhecidos como testículos, são os órgãos reprodutores masculinos. Os testículos têm uma função muito vital, porque desempenham um papel na produção de células espermáticas necessárias para fertilizar o óvulo da mulher. Por isso, é muito natural que os homens fiquem muito preocupados quando os testículos estão inchados.
Pode prejudicar ou até mesmo ter impacto na fertilidade masculina? Para responder a essa pergunta, é claro, você deve primeiro saber o que causa testículos inchados.
Várias causas de testículos inchados
Se seus testículos aumentarem de tamanho e endurecerem, você deve consultar um médico imediatamente. Especialmente se os testículos inchados que você sentir forem acompanhados de sintomas como dor, dor nas costas ou dificuldade para urinar.
O tratamento rápido é certamente melhor porque existem alguns casos de testículos inchados que podem ter um impacto sério e causar complicações. Geralmente, as causas do inchaço dos testículos são coisas menores, mas às vezes também podem ser perigosas. Então, o que causa testículos inchados?
1. Trauma ou lesão
Testículos inchados podem ocorrer devido a uma lesão ou lesão, por exemplo, um acidente que atingiu os órgãos inferiores. Como muitos homens tendem a se envolver em mais atividades, como esportes, as chances de lesões nos homens são maiores.
Além disso, se você já fez uma cirurgia na área genital, como uma vasectomia, pode ser que testículos inchados sejam um efeito colateral disso, e isso vai melhorar por si só.
2. Inflamação dos testículos (orquite)
Orquite é a inflamação do tecido testicular que causa inchaço dos testículos. A causa mais comum de orquite é uma infecção bacteriana ou doença sexualmente transmissível (em homens sexualmente ativos). Mas às vezes a orquite também pode ser causada por uma infecção viral, geralmente em crianças.
Os sintomas da orquite são inchaço de um testículo acompanhado de dor, febre baixa e náuseas.
3. Epididimite
Atrás de ambos os testículos existe um tipo de tecido chamado epidídimo, sua função é como um local para a maturação dos espermatozoides.
Epididimite significa inflamação desse tecido que faz os testículos parecerem aumentados. A principal característica da epididimite é que, se você sentir, haverá uma espécie de pequeno caroço que dói quando você pressiona.
Os sintomas são iguais aos da orquite, mas, além disso, a epididimite também pode causar sangue no esperma durante a ejaculação.
4. Varicocele
Se você conhece as veias varicosas, então essa varicocele é semelhante a essa. Acontece que as varicoceles ocorrem nas veias testiculares.
A varicocele ocorre quando as veias (veias) aumentam de tamanho, de modo que o sangue se acumula e não flui para o coração. Ele se parecerá com protuberâncias das veias na parte superior do testículo, assim como veias varicosas nas pernas.
As varicoceles são comuns em homens jovens entre 15-25 anos e podem ou não causar sintomas. Aqueles que apresentam sintomas geralmente sentem dor na virilha e um testículo (geralmente o esquerdo) parece aumentado.
Varicoceles podem causar infertilidade e diminuição da produção de espermatozóides se não forem tratadas imediatamente. No entanto, às vezes pode desaparecer por conta própria ou também pode exigir cirurgia.
5. Hérnia inguinal
Uma hérnia inguinal ocorre quando a parede abdominal inferior enfraquece, de modo que os intestinos descem para o saco testicular ou para a lateral do pênis, fazendo com que os testículos pareçam maiores.
Este caroço de hérnia aparece quando você está sentado ou fazendo atividades. especialmente levantando objetos pesados. Mas quando sua posição supina voltará ao normal e voltará para o estômago.
O único tratamento para uma hérnia é realizar uma cirurgia para reparar a parede abdominal rasgada.
6. Torção testicular
A torção testicular é quando o testículo se torce, fazendo com que o fluxo sanguíneo para o testículo pare e esta é uma emergência.
Os sintomas incluem dor intensa repentina, fraqueza, inchaço e aumento do testículo torcido. O manuseio e também o tratamento o mais rápido possível são necessários para salvar os testículos.
O tratamento geralmente requer cirurgia. Se tratado imediatamente (dentro de 6 horas), o mais provável é que o testículo ainda possa ser salvo. Mas se tratado tarde demais, não haverá esperança para seus testículos.
7. Câncer de testículo
Em alguns casos graves, testículos inchados são um sintoma de câncer testicular, embora seja muito raro em apenas 1% dos casos de câncer em homens e geralmente não se espalhe. O câncer de testículo é muito comum em homens de 15 a 44 anos.
Os principais sintomas do câncer testicular incluem aumento testicular, caroço no testículo, dor incômoda e também peso testicular.
O câncer de testículo é um tipo de câncer que pode ser curado com tratamento. O tratamento inclui a remoção cirúrgica dos testículos e quimioterapia. Um diagnóstico mais rápido significa mais de 95% de recuperação total.