Dentes desalojados ou dentes que caem da gengiva geralmente ocorrem na infância. No entanto, adolescentes e adultos também podem sofrer perda de dentes, seja porque eles caem por conta própria ou por outros motivos. Os dentes que caem na infância são imediatamente substituídos por novos. No entanto, e quanto aos adolescentes? Os dentes que caíram na adolescência podem voltar a crescer?
Conheça primeiro os dentes de leite e os dentes permanentes
Os humanos em geral experimentam dois períodos de crescimento dentário. Primeiro Os dentes de leite, ou dentes decíduos, começam a crescer quando o bebê tem cerca de 6 meses a 2 a 3 anos de idade. Por volta dos 3 anos, uma criança média tem 20 dentes de leite na mandíbula. Esses dentes de leite vão caindo ou caindo gradualmente e são então substituídos por dentes permanentes, começando com a idade de 5 a 6 anos e terminando no início da adolescência.
Segundo , crescimento de dentes permanentes ou dentes secundários que substituem os dentes de leite. Essa fase de alternância faz com que a mandíbula seja preenchida com uma mistura de dentes de leite e dentes permanentes. Os dentes permanentes geralmente substituem completamente os dentes de leite por volta dos 12 a 13 anos.
Os dentes de leite perdidos serão substituídos por dentes permanentes dentro de uma semana a seis meses. No entanto, se o dente for perdido devido a uma fratura ou cárie, levará mais tempo para que os dentes permanentes explodam.
Causas de dentes soltos em adolescentes e adultos
1. Trauma dentário
A perda dentária pode ser causada por uma pancada forte na cabeça ou diretamente nos dentes. Alguns hábitos que costumam ser praticados todos os dias também podem fazer com que os dentes caiam, como o hábito de abrir garrafas ou rasgar embalagens de comida com os dentes. Seus dentes não foram projetados para fazer essas coisas. Portanto, é melhor evitar esse hábito para que seus dentes sejam mais saudáveis.
2. Doença gengival (periodontite)
A doença gengival é uma doença avançada de gengivite, caracterizada por infecção das gengivas, do osso maxilar e do tecido conjuntivo entre os dentes e as gengivas. A periodontite pode fazer com que seus dentes se soltem ou caiam.
3. Outras doenças
Além das doenças gengivais, várias doenças crônicas, como diabetes, câncer, osteomielite e doenças autoimunes, podem fazer com que os adultos percam os dentes precocemente. Se você já teve essa condição na adolescência, deve consultar um médico para descobrir a possibilidade de doenças associadas.
Um dente que caiu na adolescência pode voltar a crescer?
A possibilidade de os dentes voltarem a crescer depende do tipo de dente que foi perdido, se é um dente de leite ou um dente permanente. Se o dente ausente for um dente de leite, provavelmente será substituído por um dente permanente. No entanto, os dentes de leite raramente sobrevivem até os 17 anos.
Relatado pelo WebMD, os três dentes do meio para a direita e para a esquerda geralmente caem por volta dos 6 a 12 anos. Os incisivos médios cairão aos 6 a 7 anos de idade, os incisivos laterais cairão aos 7 a 8 anos e os caninos aos 10 a 12 anos. Enquanto isso, os molares geralmente caem na idade de 9 a 12 anos.
Se o dente ausente for um dente permanente, é provável que não haja nenhuma semente disponível para substituí-lo. No entanto, também existe alguém que tem dentes de leite permanentes e não caiu até a adolescência ou mesmo na idade adulta. Se houver um dente permanente que ainda não cresceu atrás de um dente de leite, é possível que os dentes cresçam.
Existem também algumas pessoas que não têm implantes dentários, portanto, têm menos dentes do que outras. Então, para mais detalhes, pergunte ao seu dentista e faça uma radiografia odontológica. Se no final não houver dente de caroço, você terá que escolher outro caminho se realmente quiser substituir o dente. Uma possibilidade é ter implantes dentários. Consulte mais com seu dentista de confiança.