5 principais benefícios da vitamina K para o corpo |

A ingestão adequada de vitaminas tem um grande efeito em sua saúde. Um dos tipos de vitaminas mais importantes, mas frequentemente esquecidos, é a vitamina K. Na verdade, a vitamina K tem enormes benefícios para vários órgãos e sistemas do corpo.

Por exemplo, a falta de vitamina K pode causar contusões e sangrar facilmente. Por que isso acontece? Então, que outros benefícios você pode obter com essa vitamina? Aqui está a revisão completa.

Benefícios da vitamina K para a saúde

A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura como as vitaminas A, D e E. Com base na fonte, a vitamina K é dividida em dois tipos, a saber, vitamina K1 (filoquinona) e vitamina K2 (menaquinona).

A filoquinona é encontrada em vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e mostarda. Enquanto isso, a menaquinona é encontrada em produtos de origem animal e alimentos fermentados. Algumas bactérias em seu intestino também podem produzir essa vitamina.

Para obter os benefícios da vitamina K, você precisa atender às necessidades diárias. As necessidades de cada pessoa são diferentes, dependendo da idade, sexo, nível de atividade e condição fisiológica do corpo.

No entanto, ao se referir à Taxa de Adequação Nutricional (RDA) recomendada pelo Ministério da Saúde da Indonésia, os adultos precisam de 55-65 microgramas de vitamina K em um dia.

Ao atender às necessidades de vitamina K, veja uma série de benefícios que você pode obter a seguir.

1. Cicatrização de feridas e coagulação sanguínea normal

A principal função da vitamina K é formar a protrombina, uma proteína muito importante no processo de coagulação do sangue e formação do tecido ósseo. Sem uma ingestão adequada de vitamina K, seu corpo não pode produzir essa proteína.

A falta de protrombina fará com que o corpo se machuque mais facilmente, mesmo que seja apenas um ferimento leve. Você também sangrará com mais facilidade, mesmo quando teve apenas pequenos cortes. Isso ocorre porque o sangue não coagula imediatamente.

O sangue preso sob a pele causa hematomas, enquanto o sangue que escapa causa sangramento. Às vezes, o sangramento que não desaparece pode ser sério, especialmente se a lesão for grave.

2. Reduza o risco de doenças cardíacas

Uma das causas da hipertensão é a formação de depósitos minerais nos vasos sanguíneos. Os depósitos minerais impedem que o sangue flua suavemente. O volume de sangue que flui torna-se desproporcional ao tamanho dos vasos.

A vitamina K pode ter um benefício inesperado a esse respeito. Esta vitamina previne a deposição de minerais nos vasos sanguíneos. Dessa forma, o fluxo sanguíneo permanece estável e a pressão alta pode diminuir.

A deposição prolongada de minerais pode causar doenças cardíacas e derrame. Ao prevenir a precipitação, você também reduz o risco de ambas as doenças.

3. Manter a força e densidade óssea

Vários estudos demonstraram que a ingestão insuficiente de vitamina K está associada à diminuição da densidade óssea e a um aumento do risco de fratura. Um deles foi publicado em Journal of Osteoporosis em 2019.

A vitamina K tem várias funções para os ossos, mas a principal delas é formar uma proteína chamada osteocalcina. No processo de ossificação óssea, a osteocalcina se liga aos íons de cálcio e outros minerais para regular o tamanho e a forma dos ossos.

Se você não ingere vitamina K, o corpo não pode formar osteocalcina. Como resultado, o processo de endurecimento ósseo não vai bem. A densidade óssea também diminui, tornando você mais suscetível a sintomas de osteoporose e fraturas.

4. Manter a função cognitiva

A função cognitiva envolve a habilidade de pensar, aprender, lembrar, tomar decisões, resolver problemas, raciocinar e se concentrar. Ao entrar na velhice, essas habilidades podem diminuir.

Há muitas maneiras de inibir o declínio da função cognitiva, uma das quais é ingerindo vitamina K suficiente. Pelo menos foi isso que pesquisadores do Canadá descobriram em 2013.

Depois de estudar 320 idosos, eles descobriram que aqueles com os níveis mais altos de vitamina K no sangue tinham as melhores memórias. Ao preservar a função cognitiva, a vitamina K pode ajudar a prevenir a demência senil na velhice.

5. Potencialmente reduz o risco de câncer

O câncer ainda é a principal causa de morte em muitos países. No entanto, a ingestão de alimentos ricos em vitamina K pode reduzir o risco de desenvolver a doença.

Uma equipe de pesquisadores no Japão descobriu que a menatetrenona, uma forma de vitamina K2, pode inibir o aparecimento de células cancerosas do fígado após o tratamento. Essa vitamina também tem o potencial de aumentar a expectativa de vida dos pacientes que se submeteram ao tratamento.

Os benefícios da vitamina K para reduzir o risco de câncer são promissores. No entanto, os pesquisadores ainda precisam realizar mais pesquisas para obter evidências sólidas.

Até agora, não há muitas evidências científicas que mostrem outros usos da vitamina K além da coagulação do sangue. Mesmo assim, a quantidade adequada de vitamina K ainda é importante para manter a saúde e o funcionamento normal do corpo.