As bactérias são uma das principais causas de doenças infecciosas. No entanto, existem bactérias boas que são benéficas para a saúde. Esses microrganismos podem ajudar no processo digestivo e até mesmo superar doenças causadas por patógenos (sementes de doenças).
Uma variedade de bactérias que são boas para o corpo humano
Fonte: Wikimedia CommonVocê pode encontrar bactérias benéficas em duas fontes principais: alimentos que contêm probióticos e em seu próprio corpo. Abaixo estão vários tipos de bactérias no intestino que podem beneficiar seu corpo.
1. Lactobacillus acidophilus
Lactobacillus acidophilus nomeadamente bactérias que são amplamente utilizadas no fabrico de alimentos contendo probióticos. Você pode encontrá-lo em iogurtes e produtos fermentados de soja, como o tempeh.
Suplementos contendo esse micróbio são comumente usados para tratar infecções vaginais (vaginose). Por outro lado, Lactobacillus acidophilus também pode ajudar a tratar a diarreia em crianças e adultos.
2. Lactobacillus salivarius
Lactobacillus salivarius Geralmente é encontrado no trato digestivo humano e em produtos fermentados. Essas bactérias boas são um dos primeiros micróbios a aparecer na boca e nos intestinos logo após o nascimento.
no corpo, Lactobacillus salivarius inibe o crescimento de Helicobacter pylori, a bactéria nociva que causa úlceras estomacais. Esses micróbios também podem matar outros patógenos na boca que causam o mau hálito.
3. Lactobacillus rhamnosus
Seus intestinos são o lar de uma variedade de bactérias benéficas, incluindo: Lactobacillus rhamnosus . Seus benefícios para a saúde incluem superar os sintomas de indigestão, manter a saúde intestinal e prevenir infecções nas gengivas.
Os cientistas também usam essas bactérias para tratar diarreia em adultos e diarreia em crianças causada por infecções Clostridium difficile . Único novamente, L. rhamnosus Também fortalece o sistema imunológico e previne certos sintomas de alergia.
4. Lactobacillus plantarum
Os fabricantes de alimentos costumam tirar vantagem de Lactobacillus plantarum para fazer legumes em conserva, chucrute e entradas. Uma vez em seu corpo, L. plantarum Ele fortalecerá as defesas do sistema imunológico contra bactérias causadoras de doenças.
Não apenas isso, L. plantarum Ele também tem um efeito antioxidante que é benéfico para o trato digestivo. Em seu corpo, essas bactérias podem inibir o crescimento de micróbios produtores de gás que causam flatulência.
5. Streptococcus thermophilus
O corpo humano precisa da enzima lactase para digerir a lactose do leite. Um dos produtores dessas enzimas digestivas é Streptococcus thermophilus . Você pode encontrá-lo nos intestinos, bem como em laticínios, como iogurte e queijo.
Graças aos seus benefícios na produção de lactase, acredita-se que essas bactérias boas sejam uma solução para pessoas com intolerância à lactose. Por outro lado, S. thermophilus Também produz substâncias poderosas contra patógenos que causam pneumonia e úlceras gástricas.
6. Saccharomyces boulardii
Saccharomyces boulardii na verdade, não bactérias, mas leveduras que possuem propriedades como probióticos. Esses micróbios são geralmente usados para tratar e prevenir diarreia, incluindo diarreia devido à infecção por rotavírus em crianças.
Outras evidências científicas também mostram que Saccharomyces boulardii Útil para tratar acne e infecções Helicobacter pylori . Essa bactéria parece ter sua própria capacidade de prevenir a formação de feridas nos tecidos.
7. Bifidobactérias infantis
Bifidobactérias são os micróbios benéficos mais abundantes em seu intestino. Essas bactérias que estão presentes desde o seu nascimento têm o potencial de reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), como dor abdominal e distensão abdominal.
Um estudo no jornal Micróbios intestinais também revelou seu potencial para aliviar a inflamação. Graças a esses benefícios, Bifidobactérias infantis pode ser capaz de aliviar os sintomas da colite e também da doença de pele psoríase.
8. Bifidobacteria bifidum
Existem mais de 30 tipos Bifidobactérias , e um deles é Bifidobacterium bifidum . Estudos em 2011 mostram que essas bactérias ajudam a aliviar os sintomas da SII e até prevenir o eczema em bebês quando tomadas em conjunto L. acidophilus .
De acordo com vários estudos de amostras de tecido humano, Bifidobacteria bifidum Ele também pode fortalecer a função imunológica. Em vez de infectar o corpo, esses microorganismos bons ajudam os glóbulos brancos a funcionar quando o corpo é atacado por uma doença.
9. Bifidobacteria lactis
Como boas bactérias, Bifidobacteria lactis não apenas saudável sua digestão. Os micróbios que são abundantes nos produtos vegetais fermentados também ajudam a controlar os níveis de colesterol, de modo que são benéficos para a saúde do coração.
B. lactis No organismo do bebé também desempenha um papel especial, nomeadamente ajudando a digerir a lactose contida no leite materno (ASI). Sem esses micróbios, o processo de decomposição da lactose é certamente mais difícil porque o corpo precisa da enzima lactase.
Os humanos não vivem sozinhos com seus corpos, mas com milhões de bactérias espalhadas em vários órgãos do corpo. Dentre os muitos tipos, existem alguns que beneficiam o corpo e até ajudam a evitar doenças.