10 causas de diarreia que não devem ser subestimadas |

A diarreia realmente interfere nas atividades, porque os sofredores muitas vezes precisam ir e voltar ao banheiro para defecar. Na verdade, quais são as coisas que podem causar diarreia?

Quais são as causas da diarreia?

Além de tornar a frequência das evacuações mais frequente, esse distúrbio digestivo também causa outros sintomas, como azia, distensão abdominal, náuseas e vômitos.

Geralmente, as pessoas têm diarreia após consumir alimentos contaminados, seja porque expiraram ou porque estão mal cozidos.

Na diarreia crônica que ocorre por um longo tempo, seu aparecimento pode ser um sinal de outras doenças digestivas sofridas.

Aqui estão as várias causas da diarreia.

1. Infecção bacteriana que causa diarreia

As bactérias que causam diarreia geralmente entram no corpo por meio de alimentos e bebidas não higiênicos. As bactérias também podem entrar em seu corpo se você comer alimentos mal cozidos, sejam vegetais, carne ou peixe.

Várias bactérias que podem causar sintomas de diarreia são as seguintes.

Escherichia coli(E. coli)

Na verdade, essas bactérias vivem principalmente no intestino de humanos e animais, muitas vezes sendo inofensivas. No entanto, existem vários tipos E. coli o que pode levar a infecções graves.

A bactéria E. coli prejudicial pode entrar no corpo através do consumo de carne mal passada ou quando você não lava as mãos antes e depois de comer e depois de ir ao banheiro.

Salmonella

Salmonella pode contaminar humanos por meio de alimentos como carne bovina, frango, leite ou ovos que foram contaminados. Também pode ser causado pelo consumo de frutas e vegetais crus que não são bem lavados.

Não apenas a diarreia, a infecção por salmonela pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea ou para outros órgãos do corpo.

Shigella

A infecção, também conhecida como shigelose, libera uma toxina que pode irritar o intestino e causar diarreia.

Essas bactérias são comumente encontradas na água ou alimentos contaminados com fezes. A infecção por Shigella é mais frequentemente a causa de diarreia em crianças ou bebês.

Campylobacter

Bactérias Campylobacter comumente encontrado em pássaros e galinhas. Se as aves infectadas não forem cozidas adequadamente, a infecção pode ser transmitida aos humanos que as comem.

Vibrio cholerae

Esta infecção bacteriana também é conhecida como cólera. A cólera é uma doença infecciosa que causa diarreia grave, que pode levar à desidratação nos pacientes.

As fontes de transmissão dessas bactérias incluem água contaminada ou suprimentos de gelo, vegetais cultivados com água suja e peixes crus e frutos do mar capturados em águas contaminadas com esgoto.

2. Infecção viral

A diarreia não é causada apenas por bactérias, mas também por vírus. Os tipos de vírus que causam diarreia são o rotavírus e o norovírus.

A via de transmissão é principalmente a mesma da infecção bacteriana, nomeadamente através do consumo de alimentos e bebidas não higiénicos ou do contacto direto com pessoas com diarreia.

Uma pessoa infectada com um vírus que causa diarreia pode começar a transmitir a doença antes mesmo de apresentar os sintomas de diarreia.

Apertar a mão de outras pessoas, abrir maçanetas ou apertar um interruptor de luz são alguns exemplos de atividades que envolvem tocar as mãos para que elas possam transferir vários germes que causam diarreia.

Em adultos, a infecção por rotavírus nem sempre causa diarreia. Alguns até não apresentam sintomas. No entanto, a infecção por rotavírus pode causar diarreia severa em crianças pequenas e bebês.

A diarreia infantil causada pelo rotavírus pode durar até 8 dias.

3. Infecção parasitária ou fúngica

Além de bactérias e vírus, a diarreia também pode ser causada pelo consumo de alimentos ou bebidas contaminados com fungos ou parasitas. Giardia duodenalis é um parasita que pode causar diarreia em humanos.

A diarreia causada por infecções parasitárias é comum, especialmente em locais onde o saneamento da água é deficiente, o ambiente não é estéril e as pessoas não mantêm higiene.

Alimentos ou água podem ser contaminados por parasitas durante o processamento, produção, preparação, transporte ou armazenamento.

As infecções parasitárias não apenas causam diarreia, mas também desencadeiam cólicas abdominais, distensão abdominal, náuseas e fezes com mau cheiro dentro de uma a duas semanas de exposição.

4. Viajar para um determinado lugar

Viajar, alias, viajar é uma forma de liberar o estresse. Mas se você não tomar cuidado, seu destino favorito pode ser a causa da diarreia durante as férias.

No mundo médico, a diarreia que só ocorre durante as férias é designada por diarreia do viajante. Durante as férias, a diarreia pode ser causada por uma tendência para saborear alimentos em áreas turísticas que não têm necessariamente garantia de limpeza.

Além dos alimentos, os germes que causam a diarreia também podem se espalhar na água potável ou nas águas ou piscinas de atrações turísticas que você visita.

De acordo com o relatório do CDC, nadar em águas contaminadas pode causar diarreia. Os tipos de germes que geralmente estão presentes na piscina são: Cryptosporidium e Giardia.

5. Efeitos colaterais de certas drogas

Para algumas pessoas, os efeitos colaterais dos antibióticos prescritos por um médico podem ser a causa da diarreia. A razão é que, embora seja responsável por matar as bactérias, essa droga não consegue distinguir entre as bactérias ruins que causam a infecção e as bactérias boas que vivem naturalmente no corpo.

Portanto, tomar antibióticos pode ajudar a matar as bactérias benéficas que protegem os intestinos. O desequilíbrio da colônia de bactérias boas no intestino devido ao consumo de antibióticos pode causar diarreia.

Além dos antibióticos, a diarreia também pode ser causada por efeitos colaterais de medicamentos para pressão arterial, medicamentos contra o câncer e medicamentos antiácidos.

6. Intolerância alimentar

A causa da sua diarreia pode ser porque você tem uma certa intolerância alimentar. Nessa condição, o corpo não consegue digerir certos nutrientes ou substâncias dos alimentos porque não possui enzimas especiais.

Uma pessoa com intolerância alimentar experimentará sintomas como diarreia, náuseas, cólicas estomacais e inchaço, que geralmente aparecem 30 minutos a duas horas após as refeições.

7. Certas condições médicas que causam diarreia

Às vezes, a diarreia também pode durar muito tempo. Se você ainda sentir os sintomas por mais de duas semanas, a diarreia está incluída no tipo crônico.

Enquanto a diarreia aguda costuma ser causada pelo consumo de alimentos anti-higiênicos, a diarreia crônica é causada por uma doença inflamatória do trato digestivo. Aqui estão algumas das doenças.

Síndrome do intestino irritável (IBS)

IBS indica um problema com o cólon, que geralmente é desencadeado por estresse. Intestinos irritados não podem funcionar de maneira ideal para absorver nutrientes, bem como fluidos, desencadeando sintomas de diarreia.

Além da diarreia, a SII geralmente é acompanhada por outros sintomas, como flatulência, gases, prisão de ventre, cólicas estomacais e fezes moles.

Doença inflamatória intestinal (IBD)

IBD é usado para descrever vários distúrbios intestinais crônicos, como doença de Crohn e colite ulcerosa.

Ambas as condições são caracterizadas por inflamação do trato digestivo. A inflamação geralmente se espalha do trato digestivo para os tecidos circundantes e causa feridas ao longo do revestimento do cólon.

É por isso que a diarreia causada por esta doença pode ser acompanhada por sangue.

Doença celíaca

Se você tem doença celíaca, comer alimentos que contenham glúten desencadeará uma resposta do sistema imunológico para atacar o tecido saudável em seu intestino delgado.

Com o tempo, essa condição pode danificar o revestimento do intestino, o que por sua vez pode interferir na absorção de nutrientes importantes no corpo (má absorção). Como resultado, você estará mais sujeito a diarreia devido a problemas intestinais.

8. Beber álcool causa diarreia

A Harvard Medical School afirma que o consumo de álcool pode ser uma causa de diarreia. Principalmente quando associada ao consumo de alimentos ricos em fibras ou oleosos.

Em pequenas porções, o álcool pode fazer com que o intestino se mova mais rápido para digerir os alimentos.

Mas, por outro lado, esses dois tipos de alimentos fazem com que o intestino grosso não absorva água de maneira ideal. Como resultado, as fezes irão conter muita água e torná-las mais aguadas.

9. Escolhas alimentares inadequadas

Conforme você envelhece, seu sistema digestivo se torna mais sensível a certos alimentos.

Isso significa que escolhas alimentares inadequadas podem ser a causa de problemas digestivos, um dos quais é a diarreia. Na verdade, também pode piorar a diarreia que já ocorreu.

Existem vários tipos de alimentos que podem causar diarreia devido à diarreia, incluindo:

  • alimentos picantes contendo capsaicina, irritam os intestinos e aceleram o processo de absorção, de modo que o estômago se transforma em azia e diarreia,
  • alimentos açucarados, estimula o intestino a excretar água e eletrólitos do corpo, fazendo com que a pessoa defeca com mais facilidade,
  • leite e queijo em algumas pessoas podem ser uma causa de diarreia porque são difíceis de digerir, mesmo piorando os sintomas,
  • alimentos fritos ou gordurosos por serem de difícil digestão, causando a presença de fluidos de ácidos graxos nas fezes, bem como
  • bebidas com cafeína que podem acelerar o processo de absorção, podendo causar diarreia.

10. Cirurgia no estômago

Se você passou recentemente por um procedimento cirúrgico em seus órgãos digestivos, especialmente nos intestinos, isso pode ser um gatilho para diarreia.

Os efeitos colaterais pós-operatórios nos órgãos digestivos podem afetar o desempenho do intestino na absorção temporária dos nutrientes dos alimentos. A diarreia vai melhorar de acordo com o processo de recuperação do corpo após a cirurgia.

Se você não tiver certeza de qual é a causa de sua diarreia, consulte seu médico. Seu médico pode sugerir que você faça um exame médico para determinar a causa exata da diarreia e do tratamento.