Em sua vida diária, você pode perceber que os produtos de limpeza doméstica que você usa com frequência contêm produtos químicos. Começando com detergentes, limpadores de chão, alvejantes e desinfetantes, esses produtos certamente não estão isentos de substâncias químicas. Embora pareçam seguros e benéficos para a higiene pessoal, alguns tipos de produtos químicos em produtos domésticos são classificados como perigosos e podem ter um impacto negativo na saúde. Quais são os produtos químicos perigosos?
Produtos químicos em produtos domésticos potencialmente perigosos
Os produtos que você encontra em sua casa podem emitir toxinas que não apenas afetam a qualidade do ar interno, mas também podem prejudicar sua saúde e sua família.
Os efeitos colaterais variam de tontura e náusea, indisposição, reações alérgicas e danos a órgãos.
A maioria dos produtos domésticos contém compostos orgânicos voláteis, também conhecidos como Compostos orgânicos voláteis (VOC).
De acordo com os EUA Agência de Proteção Ambiental, VOC é descrito como uma mistura de vários produtos químicos liberados de várias fontes.
Essa mistura, pelo menos, é 10 vezes mais prejudicial ao corpo se mantida presa no ambiente, principalmente em crianças.
Existem aproximadamente 80 mil produtos químicos contidos em equipamentos domésticos diários, e cerca de 1.300 deles são considerados destruidores de hormônios.
Para saber mais, aqui está uma lista de produtos químicos perigosos escondidos em sua casa:
1. Acetona
A acetona é uma substância comumente encontrada em removedor de polonês líquido, polidor de móveis e papeis de parede.
Quando exposta ao ar, a acetona evapora muito rapidamente e é altamente inflamável. A acetona é um produto químico perigoso que pode causar envenenamento fatal.
No entanto, você não precisa se preocupar. Isso é muito raro porque o corpo é capaz de quebrar as grandes quantidades de acetona que são absorvidas pelo sistema.
Para ser envenenado, você deve consumir ou ingerir uma porção invulgarmente grande de acetona em um curto período de tempo.
Os sintomas de envenenamento por acetona leve incluem:
- dor de cabeça,
- fala arrastada,
- lerdo,
- falta de coordenação dos sentidos do movimento,
- sabor doce na boca.
Portanto, o uso de acetona para remover esmaltes coloridos deve ser feito em local aberto e longe de chamas.
Sempre mantenha produtos que contenham acetona fora do alcance das crianças.
Como alternativa, use um removedor de esmalte que tenha um rótulo sem acetona. O mesmo se aplica aos produtos de polimento de móveis para sua casa.
2. Benzeno
O próximo produto químico classificado como perigoso é o benzeno. Este produto químico é encontrado em tintas, colas, detergentes, fumaça de cigarro e cânfora.
O benzeno evapora-se no ar muito rapidamente. O benzeno atua interrompendo o funcionamento das células do corpo.
Por exemplo, a exposição a longo prazo a grandes doses de benzeno pode fazer com que a medula óssea não produza glóbulos vermelhos suficientes.
O benzeno também tem o potencial de danificar o sistema imunológico, alterando os níveis de anticorpos e causando a perda de glóbulos brancos.
A longo prazo, o excesso de benzeno pode causar anemia. Pior, a exposição prolongada e intensa tem o potencial de causar leucemia.
Procure produtos domésticos rotulados como livres de benzeno e reduza o uso de cânfora o máximo possível para reduzir os odores em sua casa.
As flores frescas de lavanda, além de embelezarem a casa, têm um aroma poderoso para repelir odores de mofo e insetos incômodos.
3. Etanol
O etanol, também conhecido como álcool etílico, é um tipo de álcool comumente encontrado em quase todos os produtos domésticos.
De perfume, desodorante, xampu, saboneteira, enxaguatório bucal e desinfetante para as mãos, o etanol está contido em quase todos os produtos que você usa todos os dias.
A exposição ao etanol que ainda está dentro de limites razoáveis nem sempre tem um impacto negativo na saúde.
No entanto, se você entrar em contato com grandes quantidades de etanol puro (oral, cutâneo ou inalado), os sintomas de envenenamento podem variar, variando de:
- nausea e vomito,
- reação alérgica cutânea,
- apreensão,
- fala arrastada,
- coordenação caótica do corpo,
- olhos ardentes,
- vírgula (apenas em casos extremos).
No entanto, a exposição a altos níveis de etanol é mais provável em ambientes de trabalho, como indústrias ou laboratórios, onde o etanol puro é às vezes usado.
A exposição ao etanol no ar e na água no ambiente geral é muito baixa porque este composto é facilmente decomposto pela luz solar.
4. Formalina
Você pode ter ouvido falar da formalina como conservante de alimentos. Aparentemente, o formaldeído também é classificado como um produto químico perigoso, freqüentemente encontrado em produtos domésticos.
O formaldeído, também conhecido como formalina, é um composto químico comumente usado para produzir materiais de construção e vários produtos domésticos, como amianto, resinas, fogões a gás, fumaça de cigarro e pesticidas.
Assim, pode haver vestígios de formalina em concentrações apreciáveis, tanto em ambientes internos quanto externos.
Altos níveis de formaldeído no ar podem causar efeitos colaterais como irritação da pele, olhos, nariz e garganta.
Pessoas com problemas respiratórios também podem ter ataques de asma e bronquite devido à exposição ao formaldeído no ar.
A exposição prolongada em níveis elevados tem o potencial de causar até certos tipos de câncer.
5. Tolueno
O tolueno é um solvente encontrado em muitas tintas, perfumes, colas, tintas e produtos de limpeza doméstica.
O vapor de tolueno inalado por humanos apresenta o risco de desencadear sintomas de envenenamento relacionados ao sistema nervoso central, como:
- dor de cabeça,
- nausea e vomito,
- tonto,
- sonolento,
- fadiga.
Além disso, a exposição a longo prazo ao tolueno também tem o potencial de causar irritação nos olhos e no sistema respiratório.
Na verdade, mulheres grávidas expostas a altas doses de tolueno correm o risco de dar à luz bebês com defeitos.
Portanto, verifique os rótulos dos seus produtos domésticos que contenham tolueno. Se você usar um produto feito de tolueno, abra bem as portas e janelas para permitir a circulação do ar.
É ainda melhor se você usar produtos de tolueno ao ar livre, como em seu pátio ou garagem.
6. Amônia
A amônia é um tipo de gás que tem um odor forte. Este produto químico perigoso pode ser encontrado em produtos de branqueamento, limpadores de vidro, tintas e polidores de móveis.
Se a amônia for liberada no ar em níveis elevados, há o risco de causar irritação na pele e nos olhos.
Se você inalar acidentalmente ar com amônia, também poderá sentir irritação na garganta, nariz e pulmões.
Este produto químico é classificado como corrosivo e perigoso e ainda tem o potencial de danificar células se exposto ao corpo a longo prazo.
7. Monóxido de carbono
Talvez você esteja familiarizado com o monóxido de carbono que está contido na poluição do ar. Bem, acontece que esse gás tóxico também pode ser encontrado em casa, sabe.
O monóxido de carbono, também conhecido como CO, pode surgir da fumaça do lixo queimado, de carros ou da fumaça de cozinhar na cozinha.
Sem você saber, níveis excessivos de monóxido de carbono no ar podem causar intoxicações, que vão desde dores de estômago, tonturas, dores de cabeça até dores no peito.
Portanto, certifique-se de ter uma boa circulação de ar em sua casa para que o monóxido de carbono não se acumule no ambiente.
8. Ácido sulfúrico
Outro produto químico tóxico comumente encontrado em produtos domésticos é o ácido sulfúrico. Geralmente, você pode encontrar esse tipo de ácido em detergentes, fertilizantes e produtos de limpeza de banheiro.
O ácido sulfúrico é um produto químico muito forte e corrosivo. Quando exposto ao corpo, você pode sentir sintomas como:
- dificuldade para respirar,
- sensação de queimação na garganta,
- febre,
- nausea e vomito,
- visão embaçada,
- tontura e dor de cabeça.
Esses são 8 produtos químicos perigosos que são encontrados ao seu redor.
Na verdade, desde que você use produtos de limpeza doméstica corretamente, o risco de exposição a essas substâncias tóxicas é muito pequeno.
Portanto, certifique-se de ler as instruções de uso do produto com atenção e guarde o produto em um local fora do alcance de crianças.
Se você ou um membro da família ingerir, inalar ou tocar acidentalmente um produto químico perigoso com a pele, não espere para ver um médico.