Como ler as prescrições de óculos do seu médico e óptico

Quando você notar um problema de visão, como visão embaçada ou falta de capacidade de ver a longas distâncias, pode ser um sinal de que você pode precisar de óculos. Bem, antes de comprar óculos, certamente você precisa se submeter a um exame e obter uma receita de um médico. No entanto, você sabe ler uma receita de óculos?

Maneira fácil de ler a prescrição de óculos

Sintomas como olhos embaçados e não ser capaz de ver longe podem ser um sinal de que sua saúde ocular piorou. Problemas de visão como esse fazem com que você precise de óculos.

Antes de comprar óculos, seus olhos serão verificados para que os óculos que você usa sejam adequados às suas necessidades. Você pode ter seus olhos examinados por um médico e também obter uma receita para óculos do médico.

Existem vários distúrbios visuais, como miopia, hipermetropia, olhos cilíndricos e assim por diante. Este distúrbio ocular também tem pontos fortes, como -1, +2, -2,5 e outros. A partir de uma receita de óculos, você pode determinar a intensidade da interferência em seu olho.

No entanto, o problema está em como ler os óculos graduados por causa das muitas abreviaturas e números na tabela de prescrições. Para isso, você deve prestar atenção em qual receita para olho direito e olho esquerdo primeiro.

Na coluna e linha mais à esquerda, geralmente diz OD e OS ou R e L. Veja como ler essas abreviações na prescrição de óculos:

  • OD (Oculus Dextra): é o termo latino para o olho direito. Isso tem o mesmo significado que R, que significa Right (certo em inglês).
  • SO (Oculus Sinistra): o termo latino para o olho esquerdo. Isso é equivalente a L para a esquerda (esquerda). Às vezes, você também pode encontrar as palavras OU, que significa Oculus Uterque e significa ambos os olhos.

Depois de saber qual prescrição é para o olho direito e esquerdo, você pode passar para a próxima coluna da tabela. Lá, você encontrará as palavras SPH, CYL, AXIS, ADD e PRISM. O que essas abreviações significam?

1. SPH

SPH na prescrição de óculos é uma abreviatura de esfera . Ele mostra a quantidade de energia da lente exigida pelo seu olho, pode ser uma lente positiva ou uma lente negativa.

Se o número escrito na coluna tiver um sinal de menos (-), significa que você é míope. Se o número escrito na coluna for seguido por um sinal de mais (+), significa que você tem visão de longe.

Quanto maior o número escrito (além do sinal de menos ou mais), mais espessa será a lente de que seu olho precisa.

2. CYL

CYL significa cilindro . Na prescrição de óculos do médico, o CYL indica se você tem ou não olhos cilíndricos, junto com a quantidade de poder da lente para o cilindro.

Se não houver números listados nesta coluna, significa que você não tem olhos cilíndricos ou que tem tão poucos cilindros que não precisa usar óculos com lentes cilíndricas. Se esta coluna for escrita um número seguido por um sinal de menos (-), significa a potência da lente para cilindros míopes. E, se o número for seguido por um sinal de mais (+), significa para os cilindros de hipermetropia.

3. EIXO

AXIS é a orientação do cilindro, mostrada de 0 a 180 graus. Se o seu olho for cilíndrico, o valor AXIS também deve ser escrito seguindo a força do cilindro.

Normalmente, os valores AXIS são escritos com um "x". Exemplo: x120, significando que o ângulo de inclinação da lente cilíndrica é de 120 graus para corrigir o olho do cilindro.

4. ADICIONE

Em prescrições de óculos, ADD significa o poder de ampliação adicional na parte inferior da lente multifocal para corrigir a presbiopia (miopia) ou para necessidades de leitura.

Os números escritos nesta coluna estão sempre em potências de mais (embora possam não ter um sinal de mais). Geralmente, os números variam de +0,75 a +3 e geralmente têm a mesma intensidade em cada olho.

5. PRISM

Isso indica a quantidade de correção que pode ser necessária em algumas pessoas para alinhar os olhos de forma que a visão pareça reta.

Se houver, o número de prismas será escrito como uma fração ou decimal seguido pela direção do prisma. Existem quatro abreviações para as direções do prisma, nomeadamente BU ( base up = acima), BD ( base para baixo = inferior), BI ( base em = em direção ao nariz do usuário), e BO ( base para fora = em direção à orelha do usuário).

Os óculos graduados podem ser usados ​​para lentes de contato?

Depois de aprender a ler uma receita de óculos de um médico, você pode estar se perguntando se não há problema em usar a receita para usar lentes de contato. Às vezes, tem pessoas que também precisam de lentes de contato porque são mais práticas e podem auxiliar em suas atividades diárias.

No entanto, é importante lembrar que a maioria das prescrições de óculos não são iguais às prescrições de lentes de contato. De acordo com informações do site GP Contact Lenses, isso ocorre porque as posições das lentes dos óculos e das lentes de contato são bem diferentes. Com essa distância, o tamanho da potência da lente listado na tabela de prescrição também será diferente.