O Rambutan tem um pêlo característico na pele, com um sabor fresco e delicioso quando ingerido. Além de oferecer frescor, são vários os benefícios que essa fruta oferece. Confira os vários ingredientes e benefícios do rambutan na análise a seguir.
Conteúdo Rambutan
rambutan ( Nephelium lappaceum ) é uma fruta que vem do sudeste da Ásia, como a Indonésia. Quando observado, o rambutan se parece com a fruta lichia.
Embora ambos sejam vermelhos e com sabor fresco, a fruta rambutan tem pelos que crescem na casca da fruta, enquanto a lichia não. Além disso, o conteúdo nutricional e de vitaminas na fruta rambutan também é diferente.
Há também o conteúdo nutricional necessário ao corpo na fruta do rambutan, incluindo o seguinte.
- Proteína: 0,9 g
- Gordura: 0,1 g
- Carboidratos: 18,1 g
- Fibra: 0,8 g
- Cálcio: 16 mg
- Fósforo: 16 mg
- Ferro: 0,5 mg
- Sódio: 16 mg
- Potássio: 104,2 mg
- Cobre: 0,17 mg
- Zinco: 0,1 mg
- Riboflavina (vitamina B2): 0,07 mg
- Niacina: 0,5 mg
- Vitamina C: 58 mg
Benefícios do rambutan
O rico conteúdo nutricional da fruta rambutan oferece uma miríade de benefícios que são bons para a saúde. Aqui estão alguns dos benefícios do rambutan que seria uma pena perder.
1. Digestão suave
Recentemente, você teve problemas de prisão de ventre ou dificuldade para defecar? Se sim, experimente sentir os benefícios desta fruta rambutan.
O rambutan é um tipo de fruta bom para o sistema digestivo. A razão é que cerca de metade da polpa da fruta rambutan contém fibras não solúveis em água. Ou seja, esse tipo de fibra não se mistura com a água e passa diretamente pelo sistema digestivo.
A maior parte dessa fibra insolúvel vai direto para o sistema digestivo e empurra as fezes para o intestino. Isso ajudará a facilitar a digestão e não é difícil expelir fezes durante os movimentos intestinais.
Enquanto isso, o conteúdo de fibra solúvel em água na fruta do rambutan será o alimento para as bactérias intestinais. Dessa forma, o intestino produz ácidos graxos de cadeia curta, como acetato, propionato e butirato, como alimento para as células intestinais.
Recomendações para uma variedade de alimentos eficazes para facilitar o CAPÍTULO
2. Ajuda a perder peso
Além de desencadear os movimentos intestinais, os outros benefícios da fruta rambutan são ajudar a perder peso. Olha, cada 100 gramas de carne de rambutan contém 75 calorias e 0,8 gramas de fibra.
Este alto teor de fibras e baixas calorias não engordam, mesmo se você comer grandes quantidades de frutas rambutan. Isso ocorre porque frutas ricas em fibras fazem o corpo se sentir saciado por mais tempo.
Essa sensação mais longa de saciedade vem de seu abundante conteúdo de fibra solúvel. Portanto, é garantido que o seu apetite diminuirá e você se sentirá satisfeito por mais tempo graças às propriedades deste rambutan.
Como resultado, você será mais capaz de resistir ao hábito de comer demais, que pode fazer você ganhar peso drasticamente. No entanto, é claro que comer frutas rambutan ainda precisa ser acompanhado de outros alimentos para atender às necessidades nutricionais equilibradas.
3. Aumente a resistência
No meio da estação chuvosa como hoje, muitas pessoas podem facilmente ficar doentes, seja com gripe, tosse ou resfriado. Para evitar esses problemas de saúde, aumentar a força do corpo é uma maneira.
Você também pode aumentar a resistência usando frutas de rambutan aos poucos. Na verdade, a vitamina C na fruta rambutan produz propriedades antioxidantes e antibacterianas que podem proteger o corpo contra doenças.
A ingestão de vitamina C que entra no corpo estimula a produção de glóbulos brancos para combater infecções. Quanto menos vitamina C no corpo, mais fraco será seu sistema imunológico e mais suscetível a infecções.
Isso também é comprovado por meio de pesquisas publicadas em Virology Journal . Os pesquisadores relataram que a geraniína em cascas de rambutan tinha atividade antiviral contra o vírus da dengue.
Verificou-se que estes compostos são capazes de inibir o processo de fixação do vírus ao se ligar à proteína E-DIII e interromper as interações iniciais das células virais. Portanto, os especialistas argumentam que a geraniína tem potencial para ser desenvolvida como uma droga antiviral.
9 frutas que contêm mais vitamina C
4. Reduzindo o risco de diabetes
Quem poderia imaginar que um dos benefícios do rambutan que você pode obter é reduzir o risco de diabetes? Os benefícios desta fruta são obtidos graças ao conteúdo de geraniína na casca do rambutan.
Geraniin é um tipo de elagitanino que possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Este composto é freqüentemente usado na medicina tradicional chinesa e ervas ayurvédicas porque oferece uma miríade de benefícios à saúde.
De acordo com pesquisa publicada em Procedia Food Science , a pele de rambutan também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Os pesquisadores tentaram administrar o extrato etanólico da casca de rambutan por via oral por 11 dias em ratos diabéticos.
Como resultado, a porcentagem dos níveis de glicose no sangue diminuiu 61,76 por cento. No entanto, os resultados requerem mais pesquisas porque ainda não está claro se o extrato de casca de rambutan tem a mesma eficácia em humanos.
5. Ajuda a controlar a pressão arterial
Você sabia que o alto teor de potássio da fruta rambutan é eficaz no controle da pressão arterial?
Cada 100 gramas da fruta rambutan contém cerca de 104 gramas de potássio e é isso que faz com que a fruta rambutan possa ter benefícios para a pressão arterial. A razão é que os alimentos ricos em potássio demonstraram ajudar a manter a pressão arterial dentro dos limites normais de várias maneiras, a saber:
- relaxa as paredes dos vasos sanguíneos,
- bom para a função muscular e
- reduzir a pressão arterial.
Além disso, as pessoas com pressão alta também podem diminuir a pressão arterial sistólica, aumentando a ingestão de potássio. Você pode escolher alimentos ricos em potássio e com poucas calorias, como o rambutan, para controlar os níveis de açúcar no sangue.
O risco de comer muito rambutan
A fruta Rambutan contém um conteúdo nutricional que oferece uma miríade de benefícios para o corpo. Além disso, a polpa do fruto do rambutan é considerada segura para consumo humano, embora a casca e as sementes não sejam comestíveis.
Isso ocorre porque o consumo de casca de rambutan pode ter propriedades tóxicas, especialmente quando comido regularmente e em grandes quantidades.
Principalmente quando você come cru, pois pode produzir efeitos colaterais. As sementes da fruta rambutan têm efeitos narcóticos e analgésicos, portanto podem causar sintomas na forma de:
- sonolento,
- vírgula, até
- morte.
Esses sintomas são encontrados apenas em animais. No entanto, não há nada de errado em evitar o consumo de sementes e cascas de rambutan para evitar esses riscos.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com um nutricionista (nutricionista) para a solução certa.