A cera do ouvido, também conhecida como cerúmen, é uma coleção de células mortas da pele, cabelo ou detritos na parte externa do canal auditivo. Embora nojenta, a cor do cerúmen pode mudar e significar a limpeza e a saúde de seus ouvidos. Além disso, consulte a explicação abaixo.
O que é cera de ouvido?
Como já mencionado, o cerúmen ou cerúmen é uma coleção de células mortas da pele encontradas na parte externa do ouvido. Embora pareça nojenta, a cera serve para lubrificar e proteger o ouvido de bactérias ou pequenos insetos que entram no ouvido.
Quando o ouvido é limpo, a cor do cerúmen muda frequentemente. Às vezes, amarelo, cinza ou preto. Na verdade, o que significa a cor da cera em suas orelhas? Vamos lá, descubra a resposta na análise a seguir.
Seus ouvidos produzem naturalmente substâncias cerosas para evitar que substâncias estranhas que causam infecções entrem no canal auditivo. Com o passar dos dias, a substância cerosa se acumula junto com as células mortas da pele para formar cerúmen.
Quando o cerúmen se acumula, a cera é empurrada sozinha em direção ao ouvido externo para ser removida. Portanto, não estranhe se um dia você encontrar o cerúmen fora do ouvido.
No entanto, o cerúmen acumulado costuma causar coceira nas orelhas. Você realmente vai querer se livrar da sujeira com várias ferramentas, que vão desde cotonetes, tampões de ouvido de plástico ou metal e sucção de cerume. No entanto, você não deve fazer isso porque pode ser ruim para a saúde do seu ouvido.
Quais são as texturas e cores da cera de ouvido?
A cor da cera varia muito, dependendo da saúde e da etnia de uma pessoa. Mas geralmente, o cerúmen será amarelo-acastanhado e pegajoso ou amarelo acinzentado e seco.
Ao mesmo tempo, o cerúmen pode mudar de cor do que o normal, que é vermelho ou preto. Aqui está uma explicação sobre a textura e a cor da cera de ouvido que você precisa saber, como:
1. Amarelo e cor suave
As fezes que parecem amarelas e macias são de cerúmen novo. Isso não é um problema, desde que a secreção não saia muito do canal auditivo.
Se esse cerúmen for mais produzido e até quase pinga do ouvido, seguido de outros sintomas que incomodam o ouvido, consulte imediatamente um médico. Essa condição pode ser causada por uma infecção do ouvido médio (otite média).
2. Castanho escuro e seco
A cera do ouvido não é removida diretamente do corpo. A sujeira vai se assentar e continuar a se acumular com as células mortas da pele. Essas fezes velhas são geralmente de cor marrom-escura e tendem a secar.
A cor escura vem de sujeira e bactérias presas no ouvido. Os adultos tendem a ter cerúmen, que é mais escuro e mais duro.
3. Cor amarela pálida e seca
À medida que a sujeira marrom começa a sair, ela pode se tornar amarelo-claro e muito seca, como flocos de pele descascando. No entanto, também pode permanecer castanho escuro. A diferença de cor da cera é influenciada pela etnia.
Pessoas de ascendência caucasiana e afro-americana tendem a ter cerúmen mais escuro e pegajoso. Enquanto os nativos americanos e descendem do leste asiático, tendem a ter cerúmen seco e fino.
No entanto, você precisa prestar atenção se o cerúmen claro for seguido por outros sintomas, como descamação rápida da pele ou aparecimento de erupções avermelhadas. Pode ser que essas condições indiquem que você tem eczema ou psoríase.
4. Cor amarela ou marrom com vermelhidão
A presença de vermelhidão no cerúmen indica uma ferida. Essa condição pode ocorrer devido à fricção muito forte ao limpar a orelha ou a uma lesão ao redor da orelha.
Quando isso acontecer, você deve parar de limpar o ouvido, até que a ferida esteja seca. Se sair muito sangue, procure imediatamente um médico para que o quadro não piore.
5. Cor preta
A cera do ouvido de cor preta indica que a cera acumulada é muito grande e difícil de extrair. Essa produção excessiva de cera de ouvido geralmente ocorre quando você está se sentindo estressado, ansioso ou com medo.
Embora geralmente de cor amarela ou marrom, o cerúmen pode ser de cor preta sólida. Essa condição é comum e raramente indica uma condição séria. As seguintes condições podem causar cerúmen preto:
- Idade avançada e homem
- Orelhas entupidas
Como limpar a cera do ouvido?
Citado na Mayo Clinic, a cera de ouvido, na verdade, não precisa ser limpa com o uso de nenhuma ferramenta. O cerúmen geralmente sai sozinho. No entanto, as opções de tratamento abaixo podem ser úteis para lidar com cerúmen que se acumulou ou está bloqueando seus ouvidos.
1. Use gotas para os ouvidos
Usando o dedo ou Cotonete não é uma maneira inteligente de lidar com o cerúmen acumulado. Você precisará de gotas para os ouvidos para amolecer a cera e torná-la mais fácil de expelir.
Você pode encontrar facilmente vários tipos de gotas para os ouvidos em farmácias, como glicerina, peróxido de hidrogênio, peróxido, azeite de oliva ou óleo de bebê. O uso é bastante fácil, nomeadamente coloca 2 a 3 gotas do medicamento no ouvido. Espere alguns instantes e as orelhas serão limpas.
2. Tratamento médico
Se as gotas para os ouvidos não funcionarem, consulte um médico ENT imediatamente. O médico irá recomendar vários tratamentos para remover o cerúmen acumulado, como:
- Remova o cerúmen com um pequeno instrumento chamado cureta. Este dispositivo foi projetado para raspar a cera do canal auditivo.
- Sugue o cerúmen acumulado com uma ferramenta especial que funciona como um pequeno aspirador de pó.
- Faça a irrigação, que consiste na inserção de uma solução salina no canal auditivo para amolecer o cerúmen e removê-lo facilmente.