O esfregaço de Papanicolaou é um procedimento para examinar o colo do útero em mulheres. O colo do útero, também conhecido como colo do útero, é a parte mais baixa do útero. A principal função do esfregaço de Papanicolaou é a detecção precoce do câncer cervical (câncer cervical). Para ser mais claro, vamos descobrir mais sobre o exame de Papanicolaou por meio da explicação a seguir.
O que é um teste de Papanicolaou?
O exame de Papanicolaou é um teste realizado através da coleta de uma amostra de células do colo do útero para posterior análise em laboratório.
Este procedimento é feito como um exame para detectar a possibilidade de câncer cervical (câncer cervical) precocemente.
Este exame mostrará a presença de células pré-cancerosas ou cancerosas no colo do útero. Este teste também pode ajudar a mostrar se há alterações suspeitas nas células cervicais, que correm o risco de levar ao desenvolvimento de câncer mais tarde na vida.
Realize a detecção precoce (triagem), como passar por um teste IVA e um teste de Papanicolaou com esse exame pode ser uma forma de prevenção do câncer cervical e pode fornecer uma chance maior de cura para pacientes com diagnóstico de câncer cervical.
A razão é que, quanto mais cedo as células cancerosas forem encontradas durante um esfregaço de Papanicolaou, mais cedo o tratamento do câncer cervical pode ser feito. Dessa forma, maior será a chance do paciente se recuperar rapidamente.
Ao fazer esse teste no início, você também evita a disseminação de células cancerosas para vários outros órgãos do corpo, como útero, ovários, pulmões e fígado.
Quem é obrigado a fazer o teste de Papanicolaou?
Idealmente, todas as mulheres devem se submeter a um teste para detectar câncer cervical neste. Os médicos geralmente recomendam que você faça este teste pela primeira vez aos 21 anos, ou pelo menos quando começar a fazer sexo. Principalmente se você já sentiu vários sintomas de câncer cervical.
Depois disso, o momento certo para repetir o exame de Papanicolaou regularmente é a cada três anos até os 65 anos.
O exame para mulheres com mais de 30 anos, idealmente, é a cada 5 anos, se o exame for acompanhado por um teste de HPV (Hpapilomavírus).
No entanto, se você for classificado como de alto risco, pode ser recomendado fazer este teste com mais frequência de acordo com sua idade.
Diz-se que uma mulher tem uma grande chance de desenvolver câncer cervical se apresentar os fatores de risco. Vários fatores de risco que podem causar câncer cervical são:
- Já foi diagnosticado com câncer cervical ou resultados de exames triagem demonstrado anteriormente o desenvolvimento de células pré-cancerosas.
- Exposição ao dietilestilbestrol (DES) antes do nascimento.
- Infectado com o vírus HPV.
- Sistema imunológico fraco devido a transplante de órgãos, quimioterapia ou uso de corticosteroides por um longo período.
Existem vários problemas de saúde que também são aconselhados a fazer exames mais frequentes triagem Este. As condições de saúde que exigem exames de Papanicolaou regulares são mulheres que são HIV positivas e mulheres com sistema imunológico fraco.
No entanto, doenças como câncer de ovário, clamídia, gonorréia, tricomoníase, sífilis, herpes genital e SOP não podem ser detectadas por meio desse teste.
Não é tarde demais para fazer um teste de Papanicolaou, mesmo se você tiver mais de 30 anos. Se você é mulher, tem mais de 30 anos e nunca fez o exame de Papanicolaou antes, converse com seu médico.
Geralmente, esse teste é feito ao mesmo tempo que o teste de HPV. Ambos são testes de detecção precoce (rastreamento) do câncer cervical.
Estágios do exame de Papanicolaou
A seguir estão algumas etapas do exame de Papanicolaou que você precisa saber.
Antes da inspeção
Um dos preparativos que você precisa fazer antes de se submeter a este exame é ter certeza de que não está menstruando ou irá obtê-lo em um futuro próximo.
O motivo é que a realização de um teste de Papanicolaou durante a menstruação pode tornar os resultados menos precisos. Algumas outras preparações importantes antes de realizar este teste são as seguintes:
- Evite fazer sexo 1-2 dias antes do teste.
- Evite limpar a vagina com ducha 1-2 dias antes do teste. Limpe sua vagina com água morna.
- Evite colocar anticoncepcionais vaginais, como espuma, creme ou gel na vagina, cerca de 1 a 2 dias antes do teste.
- Evite usar medicamentos vaginais (a menos que seu médico os prescreva) dois dias antes do teste.
- Certifique-se de ter esvaziado a bexiga antes de fazer o teste.
Além disso, algumas das coisas abaixo são condições que podem afetar os resultados do exame triagem. Você deve informar seu médico antes de fazer este teste.
- Tomar medicamentos, como pílulas anticoncepcionais que contenham estrogênio ou progesterona. Isso ocorre porque este medicamento pode afetar os resultados dos testes.
- Já fiz o mesmo teste antes, e o resultado não é normal.
- Está grávida.
Na maioria dos casos, é possível e seguro fazer um exame de Papanicolaou antes das 24 semanas de gravidez. Após essa idade gestacional, esse teste pode ser doloroso e desconfortável.
Se você quiser fazer isso, espere cerca de 12 semanas após o parto para um teste de Papanicolau mais preciso.
Durante a inspeção
O teste de Papanicolaou é um processo geralmente rápido e simples. Durante o exame, o médico pedirá que você se deite com as pernas abertas (como em uma posição de escarradeira) em uma cama especial, conforme mostrado acima.
Esse teste é feito inserindo um instrumento denominado espéculo na vagina. Esta ferramenta serve para abrir e alargar a abertura vaginal.
A próxima etapa deste teste, o médico irá raspar uma amostra de células em seu colo do útero com uma ferramenta especial na forma de uma espátula, escova macia ou uma combinação de ambos (cytobrush).
Depois de colhida com sucesso, uma amostra de células do colo do útero será colocada e coletada em um recipiente com um fluido especial para armazenar a amostra de células. As amostras também podem ser colocadas no topo slides vidro especial.
O último processo de um exame de Papanicolaou é enviar uma amostra de células a um laboratório para testes adicionais e os resultados são obtidos.
Após a inspeção
Conforme explicado anteriormente, o teste de Papanicolaou é um exame médico geralmente indolor. Mas, às vezes, sua área de estômago pode ficar um pouco dolorida ou com cólicas, como quando você está menstruada.
Depois de feito o teste, alguns dos efeitos que aparecem são a vagina sente um pouco de pressão e sangra um pouco. Não precisa entrar em pânico, isso é normal após um teste de Papanicolaou e vai melhorar por conta própria.
Uma das causas para que isso aconteça é a tensão dos músculos vaginais durante este teste. Se os músculos vaginais estiverem mais relaxados, o desconforto após o teste será menor.
Algumas pessoas com condições vaginais secas também podem reclamar de desconforto, portanto, converse com seu médico antes de fazer o teste triagem isso se você tiver essa reclamação.
Os resultados desse teste geralmente são divulgados 1-3 semanas depois. Se for negativo, significa que o colo do útero está em condições normais. No entanto, um resultado positivo não significa que você foi diagnosticado imediatamente com câncer cervical.
Os resultados do teste mostram apenas a presença de células anormais no colo do útero. Normalmente, repetir esse teste alguns meses depois é uma etapa importante para confirmar a presença de câncer.
Como ler os resultados do teste de Papanicolaou
Existem dois resultados possíveis com este teste, a saber, normal ou não. A seguir está uma explicação de cada resultado.
Negativo (normal)
Um resultado negativo no esfregaço de Papanicolaou é uma boa notícia. Ou seja, você não tem crescimento anormal de células no colo do útero, também conhecido como negativo para câncer cervical.
É por isso que um resultado de teste negativo também é chamado de resultado de teste normal. No entanto, isso não significa que você não deva verificar novamente.
Você ainda precisa fazer o teste triagem isso é cerca de três anos depois. Isso ocorre porque as células cancerosas podem crescer muito lentamente.
É por isso que esse teste precisa ser repetido regularmente para monitorar o desenvolvimento das células cancerosas.
Positivo (anormal)
Se o resultado do teste for positivo, também conhecido como anormal, há duas possibilidades que podem acontecer.
Em primeiro lugar, pode ser que você tenha recebido um diagnóstico positivo de câncer cervical. A segunda possibilidade é que haja apenas inflamação ou alterações de pequenas células (displasia).
Para ter certeza de que você tem câncer ou não, seu médico geralmente fará outro exame de Papanicolaou alguns meses depois. Se você precisa ou não fazer outros testes, isso será determinado pelos resultados do exame de Papanicolaou que fizer isso.
Se os resultados ainda estiverem anormais, o médico geralmente aconselhará você a fazer outros exames para determinar o estágio do câncer cervical.
Um dos exames de acompanhamento é a colposcopia, um teste de acompanhamento para visualizar a vulva, vagina e área do colo do útero usando um dispositivo de aumento especial.
Quão precisos são os resultados do esfregaço de Papanicolaou?
O Papanicolaou é um exame de alta precisão. Relatórios do Instituto Nacional do Câncer, a realização de exames de Papanicolaou rotineiramente pode reduzir as taxas de câncer cervical e mortes pela doença em até 80 por cento.
Portanto, mesmo que pareça desconfortável, você deve priorizar este teste. Principalmente se você incluir pessoas com alto risco de câncer cervical.
Este teste é uma das formas mais eficazes de detectar ou mesmo prevenir o risco de câncer cervical. Se você for diagnosticado com câncer do colo do útero, precisará se submeter a um tratamento para o câncer do colo do útero, incluindo o uso de medicamentos para o câncer do colo do útero, radioterapia, quimioterapia e histerectomia.
Além disso, você também se recuperará do câncer do colo do útero e manterá um estilo de vida saudável, incluindo uma boa alimentação para pacientes com câncer do colo do útero.
Enquanto isso, se for comprovado que você não tem câncer do colo do útero, você ainda precisa tomar precauções, incluindo comer alimentos que podem prevenir o câncer do colo do útero, praticar exercícios regularmente e evitar vários fatores de risco que podem causar o câncer do colo do útero.
O teste de Papanicolaou pode detectar o vírus HPV?
O objetivo principal do exame de Papanicolaou é descobrir a possibilidade de desenvolvimento de células anormais no colo do útero. Este desenvolvimento anormal pode ser causado pelo vírus HPV.
Portanto, é altamente recomendável que você detecte o câncer cervical precocemente, fazendo um teste de Papanicolaou. Dessa forma, o tratamento pode ser dado imediatamente quando você for considerada positiva para câncer do colo do útero.
O teste de HPV é uma das primeiras detecções do câncer cervical, que geralmente é feito em conjunto com o esfregaço de Papanicolaou. Esse exame também é importante, pois o vírus HPV pode ser transmitido facilmente por meio do contato sexual.
É por isso que o momento recomendado para as mulheres fazerem o teste de Papanicolaou é quando você começa a fazer sexo.