Cada vez que você se desloca para um lugar quente ou faz uma atividade física bastante extenuante, seu corpo começa a suar. Embora faça com que o corpo pareça pegajoso, o suor (transpiração) desempenha um papel importante na manutenção da função funcional do corpo humano.
Qual é o processo de formação do suor?
O suor (transpiração) é um fluido produzido pelas glândulas sudoríparas e funciona para estabilizar a temperatura central do corpo. Os humanos têm de dois a quatro milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo.
Essas glândulas sudoríparas são divididas em dois tipos, a saber, glândulas écrinas e glândulas apócrinas.
O processo de formação do suor começa quando o exercício ou atividade física é exaustiva, a temperatura corporal aumenta.
Nesse momento, o hipotálamo (a parte do cérebro que funciona como um regulador da temperatura corporal) enviará um sinal ao sistema nervoso para estimular as glândulas écrinas a produzirem suor.
Mais tarde, o suor produzido sai pelos poros da pele e evapora. A temperatura corporal retorna lentamente ao normal.
O fluido que sai quando o corpo transpira é produzido principalmente pelas glândulas écrinas. Essas glândulas são encontradas em quase todas as partes do corpo, incluindo as palmas das mãos e pés, testa, bochechas e axilas.
Enquanto isso, as glândulas apócrinas são encontradas na área da axila e da virilha. O suor que sai dessas glândulas não é apenas desencadeado pela temperatura corporal, mas também pode ser causado por estresse, ansiedade ou hormônios erráticos.
A quantidade de fluido produzida quando o corpo transpira varia de pessoa para pessoa. Existem vários fatores que influenciam, os dois principais são o nível de condicionamento físico e o peso.
Pessoas maiores têm mais glândulas sudoríparas. A energia gasta durante as atividades será maior, dada a maior massa corporal. Portanto, pessoas obesas tendem a suar com mais facilidade.
O que está contido no suor?
Às vezes, quando não é enxugado ou enxugado, o suor escorre e entra acidentalmente na boca. A partir desse incidente, muitas pessoas experimentaram o gosto salgado.
Na verdade, a maior parte do suor produzido pelas glândulas écrinas contém sódio. O sódio também é frequentemente referido como sal. Esta substância é liberada quando o corpo transpira para manter os níveis de sódio no corpo em equilíbrio.
Outras substâncias que também estão contidas no suor são as seguintes.
- Proteínas: liberado para ajudar a manter o sistema imunológico.
- Ureia (CH4N20): resíduos de substâncias produzidas pelo fígado durante o processamento de certas proteínas.
- Amônia: uma substância produzida pelos rins ao filtrar o nitrogênio na uréia.
Além de salgado, o suor também é sinônimo de odores desagradáveis. Na verdade, o líquido do suor não tem cheiro. O odor aparecerá quando o suor for exposto a bactérias na pele. Isso geralmente ocorre apenas no suor produzido pelas glândulas apócrinas.
O suor produzido pelas glândulas apócrinas tem uma textura mais espessa e tende a conter gordura. Quando a gordura é decomposta por bactérias, haverá resíduos de substâncias que causam odor. Esse suor é o que causa o odor corporal em uma pessoa.
Benefícios da transpiração para a saúde
Além de manter a temperatura corporal, esse fluido também tem uma série de outros benefícios. Abaixo estão vários benefícios quando o corpo transpira.
1. Remova as toxinas do corpo
A transpiração é a maneira natural do corpo de se livrar das toxinas.
Além de conter fluidos corporais, o suor carrega uma grande variedade de compostos, incluindo pequenas quantidades de metais como cádmio, alumínio e manganês que são potencialmente tóxicos se muitos forem armazenados no corpo.
Existem aproximadamente dois a cinco milhões de glândulas sudoríparas espalhadas na pele humana para ajudar a se livrar de muitas substâncias tóxicas no corpo.
2. Embeleze a pele
Ao suar, as glândulas sudoríparas produzem uma grande quantidade de suor que sai dos poros da pele. Dessa forma, a sujeira que fica presa nos poros da pele será expelida pelo suor.
Isso tornará os poros limpos e frescos novamente. É por isso que muitos dizem que o exercício pode torná-la mais bonita.
No entanto, esses benefícios só podem ser obtidos se você suar com moderação. Se a sudorese excessiva é conhecida como hiperidrose, essa condição pode realmente desencadear o crescimento de fungos e o aparecimento de eczema (dermatite atópica).
Para isso, evite a cafeína, que pode desencadear a transpiração excessiva.
3. Reduza o estresse
A remoção desse fluido não reduz diretamente o estresse nem melhora o humor.
No entanto, aumentar o calor corporal com exercícios ou uma sauna pode liberar endorfinas e outros produtos químicos que o cérebro libera para reparar humor e reduzir o estresse naturalmente.
4. Reduz o risco de pedras nos rins
A transpiração pode ser uma forma eficaz de excretar sal e reter cálcio nos ossos. Isso pode limitar o acúmulo de sal e cálcio nos rins e na urina, que é a origem das pedras nos rins.
Não é por acaso que as pessoas que suam tendem a beber mais água e líquidos, que é outro método de prevenção de pedras nos rins.
Um estudo descobriu que caminhar algumas horas por semana pode reduzir o risco de formação de pedra nos rins. A transpiração ajuda a limpar o sistema com mais eficiência porque exige que o corpo beba mais.
Dicas fáceis para suar todos os dias
Remover esse fluido é muito bom para a saúde do corpo porque o corpo é capaz de remover toxinas prejudiciais. Aqui estão várias maneiras que você pode fazer para suar naturalmente.
- Aumente a intensidade do exercício. O suor é a maneira que o corpo usa para regular a temperatura, então os exercícios podem aumentar o calor do seu corpo o suficiente e acionar as glândulas sudoríparas.
- Estar em uma sala quente. Se estivermos em uma sala abafada sem ventilação de ar, geralmente nos sentiremos sufocados, fazendo com que o corpo sue automaticamente. Além disso, você também pode entrar na sala de vapor quente nos locais que o fornecem.
- Usando roupas com várias camadas. A camada extra pode reter o calor próximo à pele e ajudar a aumentar a temperatura corporal. O aquecimento ativará suas glândulas sudoríparas.
- Prolongue a duração do seu exercício. Pode ser necessário aumentar a duração de sua rotina de exercícios. Quanto mais você se exercita, maior é a probabilidade de a temperatura corporal subir e isso pode causar a transpiração.
Mas também deve ser entendido que quando você suar, a quantidade de líquido em seu corpo diminui. Isso pode levar à desidratação. Portanto, ajuste a capacidade de seu próprio corpo de tal forma que você seja capaz de suar.
Não se esqueça de beber muita água antes do exercício e continuar a repor os fluidos corporais que perde regularmente durante as atividades.