O peito fica tenso mesmo quando você não está se exercitando, o que causa isso?

Quando, de repente, você sente um aperto no peito como se tivesse sido espremido, mesmo que você não tenha apenas se exercitado, a primeira coisa que pode vir à mente é um ataque cardíaco. Mas nem sempre é assim. Há tantas coisas que podem causar aperto no peito. Portanto, é uma boa ideia aprender primeiro os vários motivos que podem causar aperto no peito.

O que causa aperto no peito?

O aperto no peito pode dificultar a inspiração ou expiração do ar pelos pulmões. Como resultado, fica difícil respirar.

Antes de entrar em pânico, você deve primeiro observar a tensão que sente. A sensação de aperto é incômoda, mas ainda é leve? Ou você sente o aperto que está pressionando tanto seu peito que torna difícil para você passar o dia?

Reconhecer a diferença nos sintomas que aparecem é muito importante porque pode ajudar seu médico a descobrir a verdadeira causa de sua falta de ar.

Aqui estão algumas condições de saúde que podem ser a causa por trás do aperto no peito:

1. Distúrbios digestivos

O aperto no peito pode ser causado por distúrbios digestivos, como refluxo ácido (DRGE). Quando o alimento não é digerido adequadamente, o alimento restante pode voltar para o esôfago, causando queimação no peito e um gosto amargo na boca.

Essa sensação de aperto no peito e azia do refluxo do ácido gástrico pode ser semelhante a um ataque cardíaco. Isso ocorre porque o coração e o esôfago (esôfago) estão localizados próximos e possuem a mesma rede neural.

A indigestão pode ocorrer devido a uma dieta inadequada, estresse ou hábitos de fumar e beber. Também pode ser causado por excesso de cafeína e alimentos condimentados ou gordurosos.

2. Asma

A asma é uma das causas mais comuns de aperto no peito. Se sua falta de ar for seguida por respiração ofegante (sons respiratórios), falta de ar e tosse (especialmente à noite), isso provavelmente é um sinal de asma.

A asma está intimamente relacionada às doenças congênitas desde a infância, mas os adultos que não têm absolutamente nenhuma história de asma também podem ter um ataque de asma pela primeira vez na idade adulta.

A asma faz com que as vias respiratórias inchem e se contraiam, causando uma sensação de falta de ar quando você inspira.

3. Ataques de pânico ou ansiedade

Um aperto no peito repentino, mas não a prática de atividades físicas extenuantes, pode ser um sintoma de um ataque de ansiedade ou de pânico.

Geralmente, ataques de pânico ou ansiedade podem causar hiperventilação. A hiperventilação é uma condição em que você inspira muito oxigênio e expira de forma rápida e curta de uma só vez.

Isso faz com que os níveis de dióxido de carbono caiam drasticamente no corpo, causando constrição dos vasos sanguíneos que fornecem sangue fresco aos pulmões e ao cérebro. Quando isso acontecer, você se sentirá tenso e "flutuando".

Para lidar com o aperto no peito causado por um ataque de pânico, tente se acalmar.

4. Angina

A angina é uma causa de aperto no peito porque o músculo cardíaco não recebe sangue rico em oxigênio suficiente.

O sintoma mais comum da angina é a dor no peito que parece estar sendo espremida ou comprimida com força. Você também pode sentir dores por todo o corpo - ombros, pescoço, braços, mandíbula, peito ou costas.

Essa condição pode ser desencadeada por exercícios extenuantes ou estresse e cederá com o repouso. No entanto, a angina não é uma doença. Este é um sintoma de um problema cardíaco subjacente, geralmente uma doença coronariana.

5. Embolia pulmonar

Os sintomas de uma embolia pulmonar geralmente ocorrem repentinamente. A embolia pulmonar é mais frequentemente causada por trombose venosa profunda, que é um coágulo sanguíneo em uma veia.

O bloqueio que causa uma embolia pulmonar geralmente começa nas pernas ou na pelve. Quando o coágulo chega aos pulmões, as veias dos pulmões ficam bloqueadas, o que pode causar problemas respiratórios graves.

A embolia pulmonar faz com que o fluxo sanguíneo para um ou ambos os lados do pulmão seja tão limitado que faz o peito ficar tenso e a frequência cardíaca aumenta. Isso tornará difícil para você respirar.

A inflamação do tecido que cobre os pulmões e a parede torácica (pleura) também pode causar dor torácica aguda.

6. Tuberculose

Os sinais e sintomas da tuberculose geralmente se desenvolvem lentamente, podem levar de meses a anos e costumam estar associados a outras condições.

Quando a bactéria que causa a TB ataca os pulmões, a TB pulmonar geralmente causa uma tosse crônica (contínua) que pode produzir catarro branco pela manhã - pode ser amarelo ou verde, mas é muito raro.

Outro sintoma comum da TB é a sensação de aperto no peito. Esses sintomas podem aparecer como resultado de um derrame pleural - um acúmulo de líquido entre o revestimento do pulmão e a camada protetora da parede torácica.

7. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A DPOC pode causar tosse crônica que produz catarro, respiração ofegante (sons respiratórios), falta de ar e outros sintomas.

O aperto no peito devido à DPOC é causado pelo estreitamento ou bloqueio das vias aéreas. O aperto no peito pode dificultar a entrada ou a saída de ar dos pulmões, dificultando a respiração.

8. Bronquiectasia

O dano inicial das vias aéreas que causa bronquiectasia geralmente começa na infância. No entanto, os sinais e sintomas podem não aparecer por meses a anos após você começar a ter infecções pulmonares recorrentes.

Alguns dos sintomas de bronquiectasia que podem aparecer incluem:

  • tosse crônica com catarro que ocorre todos os dias durante meses ou anos
  • o catarro aparece em grandes quantidades, é viscoso e pode conter pus
  • falta de ar e respiração ofegante
  • dor no peito
  • batendo o dedo (a carne sob as unhas e as unhas dos pés fica mais espessa)

A bronquiectasia grave pode levar a problemas de saúde graves, como insuficiência respiratória que faz com que você sinta falta de ar (falta de ar, respiração ofegante e falta de ar ao abrir a boca).

A bronquiectasia muito grave e não tratada pode causar insuficiência cardíaca.

Os sinais e sintomas mais comuns de insuficiência cardíaca são aperto no peito ou dificuldade para respirar, fadiga e inchaço de todas as veias da perna e do pescoço.

9. Pneumonia

Os sinais e sintomas de pneumonia podem variar de leve a grave. Depende de muitos fatores, como o tipo de germe que causa a infecção e sua idade e saúde em geral.

A pneumonia costuma surgir repentinamente, causando uma série de sintomas semelhantes aos de gripe e resfriados, mas durando mais tempo - febre, calafrios e tosse com catarro (em casos mais graves, pode ser acompanhada de pus).

Essa infecção pulmonar também causa dor torácica pleurítica. Isso significa que você tem inflamação ou irritação no revestimento dos pulmões, que causa aperto no peito e dor aguda ao respirar, tossir ou espirrar.

10. Câncer de pulmão

A maioria dos cânceres de pulmão não causa nenhum sintoma até que o tumor maligno se espalhe. No entanto, algumas pessoas com câncer de pulmão em estágio inicial também podem apresentar sintomas.

De acordo com o site da American Cancer Society, os sintomas mais comuns de câncer de pulmão são:

  • tosse crônica que não desaparece ou piora (cuspe ou catarro com sangue ou cor de ferrugem)
  • Aperto no peito que piora quando você respira fundo, tosse ou ri
  • rouquidão
  • perda drástica de peso e sem apetite
  • difícil de respirar
  • fraco, cansado, letárgico
  • tem infecções como bronquite e pneumonia que não desaparecem ou continuam voltando
  • som de chiado

Se você for ao médico assim que suspeitar dos sintomas, o câncer pode ser diagnosticado em um estágio inicial, o que será muito mais fácil de tratar.