10 tratamentos eficazes para cálculos biliares sem cirurgia

Os cálculos biliares podem ser uma complicação decorrente do colesterol alto. Sem tratamento, os cálculos biliares podem aumentar o risco de desenvolver câncer de vesícula biliar. Então, quais são os tratamentos para cálculos biliares?

Opções de tratamento para cálculos biliares sem cirurgia

Quanto maior for o número e quanto maior for o tamanho das pedras, maior é o risco de obstrução da vesícula biliar e / ou das vias biliares. Se você tiver isso, vai sentir uma dor forte na parte superior direita do abdômen, especialmente se o estômago for pressionado ou batido.

Os cálculos biliares que continuam causando colecistite aguda, que é uma infecção e inflamação da vesícula biliar devido ao bloqueio por cálculos.

Bem, para reduzir os sintomas dos cálculos biliares e, ao mesmo tempo, evitar que o tamanho da pedra aumente, existem vários tratamentos médicos que você pode experimentar.

Relaxe, o manuseio não terminará necessariamente na mesa de operação. Aqui estão várias maneiras de tratar cálculos biliares.

1. Medicamento de ácido biliar

Em alguns casos, a maneira mais fácil de tratar cálculos biliares é tomar o medicamento ursodiol ou chenodiol. Foi demonstrado que essas duas drogas dissolvem pequenos cálculos biliares. Esta droga de ácido biliar está disponível na forma de comprimido por via oral.

Essas drogas atuam corroendo a bile, permitindo que os cálculos biliares se quebrem e se dissolvam na urina. Para muitas pessoas, essas pílulas são bem toleradas por pacientes com cálculos biliares.

No entanto, se você não tiver sintomas, pode ter que esperar e ver como as coisas vão primeiro. Mesmo que os cálculos biliares voltem a ocorrer repetidamente, os médicos podem atrasar o tratamento ou a cirurgia por causa de outros problemas de saúde.

Se a cirurgia for adiada, você deve permanecer sob os cuidados de um médico e relatar imediatamente qualquer recorrência dos sintomas.

2. Terapia Litotrips de onda de choque extracorpórea (ESWL)

A terapia com Litotrips por Onda de Choque Extracorpóreo (LECO) é um método de tratamento de cálculos biliares sem cirurgia se o número de cálculos for pequeno e ainda pequeno (menos de 2 centímetros de diâmetro).

O tratamento dos cálculos biliares é feito através do envio de ondas de choque através dos tecidos moles do corpo para fragmentar e destruir os cálculos biliares.

3. Injetar

Os cálculos biliares são tratados pela injeção de éter metil terciário-butílico (MTBE) na vesícula biliar para dissolver os cálculos biliares.

Na verdade, vários estudos mostraram que o MTBE dissolve rapidamente os cálculos biliares. No entanto, como qualquer procedimento médico, existem alguns efeitos colaterais graves que podem resultar de seu uso, como queimaduras graves.

Portanto, se você deseja usar o método de injeção de MTBE como um tratamento de cálculo biliar, certifique-se de obter todas as informações sobre este procedimento. Pergunte também ao seu médico sobre os benefícios e possíveis efeitos colaterais.

4. Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (ERCP)

O bloqueio de pedras nos dutos biliares também pode ser tratado com procedimentos colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (ERCP).

A CPRE visa remover cálculos biliares sem remover a vesícula biliar para pessoas que não estão em forma o suficiente para se submeter à cirurgia.

O processo ERCP leva cerca de 30 a 60 minutos, ou pode ser mais rápido. Depois de se submeter a este procedimento, geralmente você terá que ficar uma noite no hospital para monitorar a condição.

No entanto, isso será reajustado com base nas condições do paciente e no nível de dificuldade sentido pelo médico durante o procedimento.

5. Procedimento de drenagem guiada por ultrassom

A melhor opção de tratamento para pessoas com cálculos biliares que apresentam inflamação aguda da vesícula biliar (colecistite) e não podem ser submetidas à cirurgia é um procedimento cirúrgico. Colecistostomia Aguda (ACE) com Procedimento de drenagem guiada por ultrassom.

Os cálculos biliares são tratados por meio de um procedimento endoscópico que é colocado entre a vesícula biliar e o trato digestivo. A endoscopia é realizada para remover a infecção nos dutos e na vesícula biliar.

Geralmente, os médicos recomendam que os pacientes com cálculos biliares sejam tratados com esse procedimento, em vez de remover toda a vesícula biliar.

6. Drenagem transmural

A drenagem transmural é o tratamento dos cálculos biliares, criando um novo canal diretamente do estômago para a vesícula biliar.

Este canal é feito de um stent de metal que posteriormente será colocado no abdômen. Isso ocorre para que o fluido da vesícula biliar flua diretamente para o intestino delgado.

7. Acupuntura

A acupuntura também pode ser uma opção alternativa de tratamento para ajudar a tratar os cálculos biliares.

Um estudo chinês descobriu que a acupuntura pode aliviar dores nas costas, dores de estômago e náuseas em 60 pessoas com colecistite (inflamação da vesícula biliar). Como resultado, a acupuntura também ajuda a regular o volume da vesícula biliar.

No entanto, este estudo não conseguiu provar que a acupuntura reduziu o número ou o tamanho dos cálculos biliares. Em outras palavras, este medicamento só ajudará a aliviar seus sintomas.

Se você quiser experimentar, encontre um acupunturista certificado para garantir sua segurança. Certifique-se também de que o terapeuta de acupuntura use agulhas novas, estéreis e descartáveis ​​para manter o instrumento limpo.

Tratamento de cálculos biliares de maneira natural

Na maioria dos casos, cálculos biliares leves não causam dor intensa porque são pequenos e não bloqueiam tanto a vesícula biliar.

Para casos leves, os seguintes remédios naturais para cálculos biliares podem ser eficazes no alívio dos sintomas de cálculos biliares. Nada?

1. Compressas quentes no estômago que dói

Comprimir a parte superior do abdômen com uma toalha quente pode aliviar a dor da inflamação da bile. Basta aplicar uma toalha embebida em água morna na área dolorida por 10 a 15 minutos.

Você também pode usar uma garrafa de água morna colada no abdômen superior direito para o mesmo efeito. Repita esse processo até que a dor desapareça.

2. Use vinagre de maçã

Algumas pessoas acreditam que o vinagre de maçã pode ser um remédio natural para cálculos biliares. Este ingrediente natural é antiinflamatório e pode ser útil para aliviar a dor na vesícula biliar.

Para tratar dores de estômago, dissolva 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em água morna. Em seguida, beba e espere até que a dor desapareça. É melhor não adquirir o hábito de beber vinagre de maçã sem água, porque o ácido pode danificar os dentes.

3. Beba chá de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta contém mentol, um composto que pode acalmar e ajudar a aliviar a dor. Para obter os benefícios da hortelã-pimenta como remédio para cálculos biliares, você pode misturá-la ao chá.

Além disso, o chá de folha de hortelã também pode ser usado para aliviar a dor de estômago, melhorar a digestão e aliviar as náuseas. Beba este chá regularmente para reduzir o número de ataques de dor do cálculo biliar que você experimenta.

Tratamento de cálculos biliares com cirurgia

Se os cálculos biliares continuarem a ocorrer repetidamente, o médico recomendará a cirurgia como último recurso.

A cirurgia para tratar cálculos biliares é chamada de colecistectomia. As condições que exigem que o paciente seja operado são as seguintes.

  • Quando a pedra entra para bloquear um dos dutos biliares.
  • Quando a pedra é grande e preenche o espaço da vesícula biliar.
  • Tem um distúrbio hemorrágico.
  • Está grávida.
  • Os cálculos causaram outros problemas, como inflamação do pâncreas ou dos dutos biliares.

Mais tarde, no momento da cirurgia, o médico fará uma incisão bastante grande (cerca de 13 a 18 centímetros) no abdômen.

Em seguida, o médico procederá cortando a vesícula biliar de seu ducto, removendo a vesícula biliar e, em seguida, prendendo todos os dutos conectados ao órgão.

Esses são os vários procedimentos para o tratamento de cálculos biliares. Lembre-se, sempre consulte seu médico sobre medicamentos e métodos alternativos de tratamento que serão realizados para garantir que o tratamento permaneça seguro.