Deficiência de vitamina D: sinais, impacto, como prevenir

A vitamina D não pode ser produzida pelo próprio corpo. Portanto, você deve obter a ingestão de outras fontes, como a luz solar. Se você raramente sai de casa e não fica exposto ao sol, seu corpo pode se tornar deficiente em vitamina D.

Sinais de deficiência de vitamina D

Fonte: Health Europe

Antes de saber o impacto da falta de ingestão de fontes de vitamina D, é uma boa ideia primeiro identificar quais são os sinais.

Às vezes, os sinais de deficiência de vitamina D experimentados por adultos não são óbvios. No entanto, você pode experimentar sintomas como:

  • fadiga,
  • dor no osso,
  • dor muscular ou cãibras e
  • mudanças de humor.

Enquanto os sintomas de deficiência de vitamina D em crianças são geralmente mais visíveis. Em casos graves, as crianças podem desenvolver raquitismo, que é uma condição em que os ossos se tornam quebradiços, resultando em crescimento anormal.

Essa condição pode causar sinais como dores nos ossos, fraqueza muscular e deformidades nas articulações.

O impacto da deficiência de vitamina D no corpo

Se não for controlada, a falta de ingestão de vitamina D pode levar a várias doenças graves. Abaixo estão algumas das listas.

1. Os ossos se tornam quebradiços

A vitamina D é um nutriente formador de ossos, então sua deficiência no corpo causará problemas ósseos. Nos ossos, a vitamina D funciona para manter a quantidade de cálcio e fósforo, que são minerais importantes para a densidade óssea.

A ausência de vitamina D torna esse tipo de mineral inexistente e pode causar diminuição na quantidade do mineral. Isso faz com que seus ossos se tornem frágeis, quebrem facilmente e coloque você em risco de osteoporose.

2. Facilmente deprimido

Um estudo publicado British Journal of Psychiatry afirma que as pessoas que não têm ingestão de vitamina D - seja por alimentos ou luz solar - tendem a sofrer de depressão com mais frequência.

No estudo, foi explicado que a vitamina D desempenha um papel na regulação dos hormônios e afeta a parte do cérebro que é o centro do humor. Outra teoria é que essa vitamina pode aumentar as substâncias químicas que reduzem o estresse no cérebro.

3. O risco de contrair câncer é maior

Um estudo publicado em American Society for Radiation Oncology revelou que o corpo que carece de vitamina D corre o risco de câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pulmão, câncer de tireóide e câncer de cólon.

Os especialistas dizem que a vitamina D tem habilidades anticancerígenas que podem ajudar o corpo a prevenir o crescimento e a propagação das células cancerosas. Pessoas com baixas quantidades de vitamina D têm um risco três vezes maior de desenvolver câncer.

4. Perturbar a capacidade do cérebro de causar senilidade

A demência torna você senil e difícil de pensar. Normalmente, essa condição é vivida por idosos. No entanto, não é impossível atacar você, que ainda é jovem, por causa da deficiência de vitamina D.

Um estudo do jornal Neurologia disse que a condição de deficiência grave de vitamina D em adultos aumentou o risco de demência, aliás senil, em duas vezes.

Embora a razão exata não seja conhecida, os especialistas relacionam o papel da vitamina D no cérebro. No cérebro, a vitamina D atua como um "aglutinante" da placa associada à demência.

5. Aumenta o risco de doenças cardíacas

Embora o papel principal da vitamina D seja formar ossos, ela também afeta o funcionamento do músculo cardíaco. Alguns estudos afirmam que as pessoas com deficiência de vitamina D correm o risco de desenvolver problemas de circulação sanguínea que resultam em doenças cardíacas.

A vitamina D, quando administrada de maneira adequada, ajudará o coração a bombear o sangue de maneira mais eficaz. Assim, quando a quantidade é deficiente no organismo, aumenta o risco de doenças cardíacas, principalmente insuficiência cardíaca.

6. O risco de impotência em homens

Os homens precisam ter cuidado porque a deficiência de vitamina D pode causar impotência. Isso é evidenciado em um estudo realizado na América envolvendo 3.400 homens.

No estudo, sabe-se que as pessoas que têm uma quantidade de vitamina D inferior a 20 nanogramas por ml no sangue estão em alto risco de sofrer de impotência.

A impotência pode ocorrer devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o pênis. Os especialistas acreditam que a falta de vitamina D no corpo causará problemas com o fluxo sanguíneo. Nesse caso, a condição pode ocorrer nos órgãos reprodutores masculinos.

Como lidar com a deficiência de vitamina D?

Para evitar os vários riscos de doenças mencionados, você deve atender às necessidades de vitamina D. Da mesma forma, se você tiver tido deficiência de vitamina D, os médicos geralmente fornecerão suplementos de vitamina D, se necessário.

Você também pode obter a ingestão de vitamina D tomando sol. Mas lembre-se, você não deve tomar sol por muito tempo, porque os raios ultravioleta do sol podem aumentar o risco de envelhecimento da pele e câncer de pele.

Normalmente, tomar banho de sol por 10-15 minutos é o suficiente para ajudar a suprir a ingestão de vitamina D. Para aqueles de vocês que têm pele mais escura ou são mais velhos, podem precisar de mais exposição ao sol.

Além disso, você também pode obter vitamina D comendo alimentos que contenham esse tipo de vitamina. Alguns deles são salmão, atum, ovos, leite e iogurte.