Escolha de remédio para tosse para secar e secar |

A tosse é o problema de saúde mais comum consultado por um médico. Tomar remédios deve ser a solução quando esses sintomas não cicatrizam. Existem muitos tipos de medicina em cima do balcão (OTC), também conhecido como medicamentos sem receita, que podem ser usados ​​para tratar a tosse. No entanto, é claro que você precisa entender bem o tipo de tosse que está tendo, se é uma tosse seca ou catarro. Reconhecer o tipo de tosse que você tem o ajudará a encontrar o remédio mais eficaz para a tosse.

Escolha de remédio para tosse seca e catarro

A tosse pode ser tratada de forma independente com medicamentos vendidos em farmácias ou supermercados sem receita médica. A maioria dos tipos de remédios sem receita para tosse são geralmente embalados em xarope, em vez de comprimidos.

Embora seja fácil de obter, isso não significa que você pode simplesmente tomar qualquer medicamento sem receita. Em vez de melhorarem rapidamente, os sintomas pioram se você tomar o medicamento errado.

Geralmente, a tosse com catarro é causada por catarro que se acumulou no trato respiratório. Enquanto isso, a tosse seca não é acompanhada de catarro, de modo que a garganta costuma ficar seca e dolorida durante a tosse.

Referindo-se ao artigo em Journal of Pediatric Health CareAqui estão as recomendações para quaisquer medicamentos OTC que sejam seguros e eficazes o suficiente para aliviar a tosse.

1. Descongestionantes

Um descongestionante é um tipo de medicamento para aliviar a tosse com catarro e o nariz escorrendo ou entupido devido a um resfriado, reações alérgicas, inflamação das membranas mucosas do nariz e sinusite. Os descongestionantes também podem ser usados ​​como remédio para tosse seca causada por alergias e infecções respiratórias.

Os descongestionantes geralmente usados ​​para tratar a tosse são: fenilefrina e pseudoefedrina.

Este medicamento atua reduzindo o inchaço dos vasos sanguíneos do nariz, ajudando assim as vias respiratórias a se abrirem mais. Dessa forma, você terá menos probabilidade de tossir.

Os descongestionantes não devem ser tomados por crianças com menos de 12 anos de idade. Os descongestionantes destinam-se apenas ao tratamento de tosse de curto prazo, não mais do que 5 dias. Os medicamentos descongestionantes geralmente estão disponíveis na forma de sprays, líquidos, cápsulas e xaropes.

2. Supressor ou antitussígeno

Se você tiver tosse seca, certifique-se de que o tipo de medicamento escolhido esteja rotulado como supressor ou antitussígeno. Essa droga atua diretamente no cérebro. Os supressores ou antitússicos inibem a função do tronco cerebral que regula a resposta e o reflexo da tosse, de modo que a frequência da tosse pode ser reduzida.

Existem vários tipos de medicamentos antitússicos, e a maioria deles pertence à classe dos opioides que têm efeitos colaterais como sonolência e dependência.

Por isso, esse medicamento é mais potente e melhor se administrado de acordo com as orientações do médico. Vários tipos de antitussígenos são amplamente usados ​​em medicamentos para tosse seca, incluindo:

  • Dextrometorfano: um tipo de medicamento supressor contendo dextrometorfano é capaz de inibir o reflexo da tosse, de modo que a frequência da tosse seca é reduzida.
  • Codeína: O conteúdo de codeína ou compostos opiáceos (derivados do ópio) é freqüentemente encontrado em medicamentos antitússicos. A codeína tem propriedades analgésicas, o que reduz a dor leve a intensa, de modo que a dor ao tossir é reduzida.

3. Expectorante

Expectorantes são muito úteis quando você tosse e sente falta de ar devido a catarro ou muco que enche seus pulmões. Expectorantes atuam diluindo o catarro para que você possa respirar com mais suavidade e facilidade. Portanto, os expectorantes são o remédio para tosse mais eficaz para o catarro.

Guaifenesina é um expectorante que atua para diluir o catarro que envolve os pulmões. Guaifenesina geralmente funciona por 12 horas, mas você deve seguir as instruções para tomar o medicamento listadas na embalagem do medicamento. Esse medicamento geralmente está disponível na forma de xarope ou comprimidos.

Efeitos colaterais da catarro por tosse, de leve a grave

4. Mucolítico

Ao contrário dos expectorantes, este remédio para tosse com catarro atua alterando as propriedades físicas do muco para que ele possa quebrar o muco coagulado e tornar-se mais líquido. Os ingredientes ativos em medicamentos que desempenham esta função são: bromexina e acetilcisteína. Exemplos de drogas mucolíticas são bromexina, acetilcisteína e ambroxol.

5. Anti-histamínicos

Quando você tem uma reação alérgica, seu corpo libera histamina. A liberação desta substância histamina pode causar tosse seca, coriza nos olhos e nariz. Para curar a tosse seca causada por alergias, é necessário usar medicamentos que contenham anti-histamínicos que possam reduzir os efeitos da liberação dessas substâncias.

Existem dois tipos de anti-histamínicos que têm efeitos colaterais diferentes em seu uso. Versões mais antigas de anti-histamínicos como clorfenamina (CTM), hidroxizina e prometazina, que podem causar sonolência. Enquanto isso, os anti-histamínicos mais novos, como loratadina, cetirizina e levocetirizina, são menos sonolentos.

Alguns tipos de anti-histamínicos atuam inibindo a ação da histamina no sistema nervoso central, mas também existem tipos de anti-histamínicos que atuam inibindo a atividade de um dos neurotransmissores cerebrais, a acetilcolina. Essa função tem o efeito de diminuir a produção de muco e ampliar o trato respiratório.

Embora eficazes contra as alergias, os anti-histamínicos não sedativos (não sonolentos), como a loratidina, podem não ser tão eficazes no tratamento da tosse seca.

6. Combinação de drogas

Os medicamentos combinados são compostos por mais de um ingrediente ativo. Pode ser usado para tratar outros sintomas, como febre e dor.

Este tipo de medicamento combinado pode ser tomado não só quando tem tosse, mas também quando está constipado ou com febre.

Normalmente, as drogas combinadas misturam expectorantes e supressores com anti-histamínicos, descongestionantes e analgésicos. Os anti-histamínicos atuam no alívio da coceira na garganta e também têm efeito sedativo. Enquanto isso, os descongestionantes podem aliviar a congestão nasal.

Combinação de drogas contendo supressores de tosse não deve ser usado para tratar tosse com catarro. Esse tipo é mais apropriado para curar a tosse seca. Se você está tendo tosse com catarro, deve escolher um tratamento combinado com expectorantes e descongestionantes.

Tente ler a composição do medicamento combinado, especialmente para aqueles que também estão tomando outros medicamentos, pois isso pode aumentar o risco de overdose. Por exemplo, tomar um medicamento combinado ao mesmo tempo que o paracetamol é equivalente a tomar uma dose que é dobrada.

7. Medicação tópica ou cotonete de bálsamo

Para ajudar a aliviar os sintomas, você também pode usar um tipo de medicamento tópico. Este medicamento é usado para ser aplicado no corpo ou inalado diretamente. Este medicamento tópico geralmente também é usado para aliviar outros sintomas que acompanham a tosse seca e com catarro, como nariz entupido.

Os ingredientes deste medicamento são geralmente óleo de eucalipto, cânfora e mentol, que fornecem um efeito quente que acalma a garganta, reduz a frequência da tosse e torna a respiração mais suave. Este medicamento geralmente está na forma de um bálsamo, inalador ou vaporizador.

Se você tem alergia respiratória ou asma, corre o risco de tossir com mais frequência. Portanto, é importante manter um estoque dos medicamentos não controlados acima como primeira linha de tratamento.

Medicamentos para tosse seca e catarro prescritos por um médico

Se os sintomas de tosse com catarro ou tosse seca não desaparecerem após mais de 2-4 semanas (tosse crônica), você deve consultar um médico imediatamente.

O tratamento médico é geralmente determinado após o médico ter diagnosticado com sucesso o tipo de doença que causa a tosse por meio de uma série de exames. No início do exame, quando o médico não consegue determinar a causa da tosse que você está experimentando, geralmente ele prescreverá um tipo de medicamento supressor. A partir do diagnóstico, o médico pode prescrever o remédio para tosse mais eficaz.

O tratamento prescrito pelo médico dependerá da doença que está causando a tosse. Normalmente, o médico recomendará os seguintes tipos de medicamentos:

  • Anti-histamínicos, corticosteroides e descongestionantes : No remédio para tosse padrão, os médicos geralmente prescrevem esses três medicamentos para reduzir os sintomas causados ​​por alergias, infecções respiratórias superiores e gotejamento pós-nasal.
  • Corticosteróides e broncodilatadores: Pode efetivamente interromper a tosse causada pela asma, pois reduz a inflamação e desobstrui as vias respiratórias.
  • Bloqueadores de ácido: Este tipo de medicamento será administrado quando os resultados do diagnóstico mostrarem que existe produção retida de ácido no corpo que irrita a garganta, geralmente causada por um aumento do ácido estomacal.
  • Dornase-Alpha: medicamento para diluir o muco na tosse com catarro prescrito para pacientes com fibrose cística. Este medicamento é usado por inalação através de um nebulizador.
  • Antibióticos: Os antibióticos são administrados apenas se a causa da tosse for uma infecção bacteriana, como: coqueluche. A amoxicilina é um antibiótico para tosse comumente prescrito por médicos.

Os antibióticos só podem tratar a tosse causada por infecções bacterianas. Quando você continua a tomar antibióticos para tratar uma tosse causada por uma infecção viral, o tratamento com antibióticos se torna ineficaz.

Na verdade, tomar antibióticos sem cuidado e não seguir o conselho do médico pode colocá-lo em risco de desenvolver resistência aos antibióticos. Esta é uma condição na qual as bactérias se tornaram resistentes à resistência dos antibióticos. A bactéria persiste e continua a crescer, exacerbando infecções no trato respiratório. Como resultado, sua tosse não desaparece.

Preste atenção a isso antes de tomar remédio para tosse

Leia as regras de uso do medicamento com atenção antes de tomá-lo, especialmente para medicamentos sem prescrição médica. Se o medicamento for obtido por receita médica, certifique-se de tomá-lo de acordo com as regras recomendadas. Em vez de se recuperar mais rápido, aumentar a dose do uso de drogas pode causar efeitos colaterais perigosos.

Evite usar dois tipos de remédio para tosse ao mesmo tempo, além dos recomendados pelo seu médico. O medicamento contém substâncias ativas que precisam ser filtradas no fígado. Quanto mais drogas você toma, mais difícil será o fígado. O risco de danos ao fígado e sobredosagem também aumenta.

As crianças podem tomar remédios para tosse sem receita?

De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, não há muitas evidências de pesquisa mostrando a eficácia de medicamentos de venda livre ou não prescritos para tosse em crianças.

Os resultados das pesquisas existentes não mostram que a droga não funciona. No entanto, os pesquisadores não encontraram evidências de que a droga fosse eficaz o suficiente para reduzir a gravidade da tosse.

Os medicamentos de venda livre não têm como objetivo interromper a origem da doença que causa tosse, mas apenas ajudar a reduzir a ocorrência do reflexo da tosse.

Como explica a Academia Americana de Pediatria, a falta de evidências sólidas para a eficácia dos remédios para tosse OTC também faz A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA proíbe seu uso por crianças menores de 4 anos de idade. A razão é que, ao contrário de quando consumidos por adultos, o risco de efeitos colaterais de medicamentos OTC é maior quando consumidos por crianças nessa faixa etária.

Você pode tentar remédios naturais mais seguros para a tosse, bem como remédios caseiros que podem aliviar a tosse rapidamente. Além disso, não hesite em consultar um médico se a condição continuar a piorar.