O mangostão é uma fruta tropical da Ásia e é comumente encontrada na Índia, Malásia e Indonésia. Tipos de frutas com nomes latinos Garcinia mangostana Tem um sabor doce e azedo característico, por isso é apreciado e bastante popular entre as pessoas. No entanto, além de delicioso de comer, o mangostão também tem uma infinidade de benefícios, propriedades e conteúdo nutricional que são úteis para a saúde.
Os vários conteúdos nutricionais desta fruta podem ajudar a atender às necessidades nutricionais e melhorar a saúde corporal, inclusive para aqueles que desejam perder peso. Venha, descubra mais sobre o conteúdo nutricional e os benefícios do mangostão!
O conteúdo nutricional do fruto do mangostão
Nos últimos anos, os benefícios da casca do mangostão tornaram-se populares devido ao seu uso como medicamento fitoterápico. Na verdade, não apenas a pele, todas as partes do fruto do mangostão também contêm nutrientes que são benéficos para a saúde do seu corpo.
De acordo com os Dados de Composição de Alimentos da Indonésia, o conteúdo nutricional de 100 gramas de mangostão cru é:
- Água: 83 gramas
- Energia: 63 kal
- Proteína: 0,6 gramas
- Gordura: 0,6 grama
- Carboidratos: 15,6 gramas
- Fibra: 1,5 gramas
- Cinzas:; 0,2 grama
- Cálcio: 8 mg
- Fósforo: 12 mg
- Ferro: 0,8 mg
- Sódio: 10 mg
- Potássio: 61,9 mg
- Cobre: 0,10 mg
- Zinco: 0,1 mg
- Vitamina B1: 0,03 mg
- Vitamina B2: 0,03 mg
- Niacina: 0,3 mg
- Vitamina C: 5 mg
Além de vitaminas, minerais e outros nutrientes, o fruto do mangostão também contém xantonas, que são compostos bioativos em plantas com propriedades antioxidantes. Quanto a um tipo de composto de xantonas armazenado no fruto do mangostão, é a gartanina. Além de seus efeitos antioxidantes, esses compostos de gartanina também têm fortes efeitos antiinflamatórios, antifúngicos e até anticâncer.
Quais são os benefícios do fruto do mangostão?
Com base no conteúdo nutricional acima, alguns dos benefícios armazenados no fruto do mangostão são:
1. Ajuda a perder peso
O benefício mais famoso do mangostão é ajudar a perder peso. Estudos publicados em Jornal de comida medicinal em 2016, descobriram que os ratos que consumiram extrato de mangostão perderam significativamente mais peso do que aqueles que não consumiram.
No entanto, estudos anteriores em humanos também descobriram que pessoas que consumiram 90-270 ml de suco de mangostão duas vezes por dia tendem a ter um índice de massa corporal (IMC) mais baixo. Os pesquisadores acreditam que os efeitos antiinflamatórios das xantonas podem reduzir a inflamação em indivíduos com sobrepeso, portanto, esses benefícios podem surgir.
Calculadora de IMC
2. Controle os níveis de açúcar no sangue
Vários estudos sobre o mangostão descobriram o fato de que xantonas e compostos de fibras podem ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue. Um deles, nomeadamente um estudo em 2018 publicado na revista. Nutrientes.
O estudo descobriu que mulheres obesas que consumiram 400 mg de extrato de mangostão por dia tiveram uma redução significativa na resistência à insulina. A resistência à insulina é um fator de risco para níveis elevados de açúcar no sangue e diabetes.
3. Impulsione o sistema imunológico
A fruta mangostão contém vitamina C e fibras, ambas importantes para o sistema imunológico humano. A vitamina C tem propriedades antioxidantes e desempenha um papel na melhoria da função das células imunológicas, reduzindo assim o risco de doenças. Enquanto a fibra desempenha um papel no sistema digestivo, que também é um componente importante do sistema imunológico humano.
Além da vitamina C e das fibras, os benefícios do mangostão também podem ser sentidos por causa das propriedades antibacterianas dos compostos bioativos nele contidos. Esses compostos podem ajudar a combater bactérias nocivas, que podem causar várias doenças.
4. Mantenha a pele saudável
Além de combater as doenças, os efeitos antioxidantes e antibacterianos do mangostão também podem ajudar a manter a pele saudável. Isso é evidenciado por meio de um pequeno estudo publicado em jjornal de bioquímica clínica e nutrição.
O estudo descobriu que alguém que consumiu 100 mg de extrato de mangostão por dia tinha melhor elasticidade da pele. Ele também experimentou uma redução nos compostos que causam o envelhecimento da pele após consumir o extrato da fruta.
5. Previna o câncer
Além das propriedades acima, outro benefício bem conhecido do fruto do mangostão é a prevenção do câncer. O motivo é que se acredita que os compostos xantonas do mangostão tenham propriedades anticâncer, antioxidantes e antiinflamatórias que podem ajudar a combater o desenvolvimento e a disseminação das células cancerosas.
Embora vários estudos tenham sido realizados sobre a eficácia deste mangostão, os resultados em humanos ainda são muito limitados. Portanto, são necessárias mais pesquisas sobre o efeito do mangostão como agente de prevenção do câncer em humanos.
6. Alivia a artrite
Relatórios da Clínica Mayo, uma série de estudos de laboratório e animais mostraram que o mangostão tem um forte efeito antiinflamatório. Portanto, costuma-se dizer que essa fruta ajuda a reduzir a inflamação e a dor em pessoas com artrite (artrite).
Isso não foi totalmente comprovado em humanos. No entanto, com base em pesquisas publicadas na revista PeerJ Em 2019, os compostos bioativos xantonas do mangostão podem combater a inflamação e proteger vários órgãos do corpo, incluindo as articulações.
7. Manter a saúde do coração
Outro benefício do mangostão que é uma pena perder é manter a saúde do coração. Isso é evidenciado por vários estudos realizados em animais. Um deles é um estudo publicado na revista. Medicina complementar e alternativa BMC em 2016.
De acordo com o estudo, os polifenóis do mangostão podem reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim e aumentar o colesterol bom em camundongos. Portanto, acredita-se que esta fruta reduz o risco de doenças cardíacas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para provar isso em humanos.
8. Manter o cérebro e a saúde mental
Não só o coração, vários estudos também mostram que o fruto do mangostão tem propriedades para manter a saúde do cérebro. Diz-se que essa fruta reduz a inflamação no cérebro e ajuda a tratar certos distúrbios mentais em camundongos.
Por exemplo, um estudo publicado na revista Psiquiatria Em 2019, foi declarado que os compostos antioxidantes do fruto do mangostão (um dos quais são as xantonas) podem ser usados como um tratamento adicional para tratar o transtorno bipolar e a esquizofrenia. Além disso, outro estudo também afirmou que os sintomas de depressão em ratos melhoraram com a administração de extrato de fruta de mangostão. Na verdade, o efeito é o mesmo do antidepressivo imipramina.
9. Manter a saúde digestiva
O mangostão é um dos alimentos ricos em fibras que você precisa consumir. A razão é que, ao consumir fibras, sua saúde digestiva será mantida e você evitará várias doenças no sistema digestivo.
O Instituto de Medicina (IOM) recomenda que você consuma cerca de 19-38 gramas de fibra por dia para ajudar a manter a saúde digestiva. Além do mangostão, você também pode atender às suas necessidades de fibras de outros alimentos, como vegetais.
Coisas a observar ao comer mangostão
O mangostão é uma fruta facilmente encontrada na Indonésia. Portanto, você pode obter os benefícios da fruta mangostão acima comendo a fruta diretamente. Além disso, esta fruta também é considerada segura para consumo por qualquer pessoa. Portanto, o fruto do mangostão também é bom para mulheres grávidas e lactantes.
No entanto, você deve evitar consumir a fruta do mangostão na forma de suco ou enlatados, especialmente se você tem diabetes. A razão é que o mangostão nesta forma contém açúcar adicionado que, na verdade, não é bom para a sua condição.
Além disso, consumir o mangostão para tratar certas doenças também precisa ser cuidadoso. Você deve perguntar ao seu médico diretamente para obter o tratamento certo para sua condição. É melhor perguntar ao seu médico se comer mangostão pode ser feito como um tratamento adicional.
O motivo é que o consumo do mangostão, especialmente na forma de suco ou certos suplementos de ervas, pode ser prejudicial à saúde de algumas pessoas. Para pessoas com câncer, por exemplo, consumir extrato de fruta de mangostão na forma de suplementos pode interferir no tratamento do câncer que está sendo realizado.
Além disso, o conteúdo de xantonas do fruto do mangostão em suplementos de ervas também pode retardar o processo de coagulação do sangue. Portanto, se você tiver problemas de coagulação do sangue ou estiver tomando anticoagulantes, deve evitar este extrato de mangostão.
Para mulheres grávidas e lactantes, tomar suplementos contendo extrato de fruta de mangostão é incerto. É melhor perguntar ao seu médico para ter certeza.