A gota é uma inflamação das articulações causada por níveis elevados de ácido úrico (ácido úrico) dentro do corpo. As causas do ácido úrico alto podem ser várias, uma das quais é a comida que você consome. Portanto, você precisa evitar vários alimentos que são tabu para esta doença para prevenir a gota de recaídas no futuro.
Então, quais alimentos devem ser evitados por quem sofre de gota? Existem outros tabus ou proibições que também precisam ser evitados?
Lista de alimentos que são proibidos de gota
O ácido úrico é uma substância resultante da degradação das purinas no corpo. Na verdade, as purinas são produzidas naturalmente pelo seu corpo. No entanto, as purinas também podem ser encontradas em vários alimentos e bebidas.
Em circunstâncias normais, o ácido úrico é processado pelos rins e excretado pelo corpo na forma de urina. Quando os níveis de ácido úrico são excessivos ou os rins não conseguem excretá-lo de maneira adequada, ocorre um acúmulo de ácido úrico, que forma cristais nas articulações. Esses cristais de urato são o que causa os sintomas de gota em você.
Um dos fatores que podem aumentar os níveis de ácido úrico, ou seja, alimentos e bebidas que contêm purinas. Quanto mais purinas adicionais você ingere, mais ácido úrico se acumula e os rins ficarão sobrecarregados para eliminá-lo pela urina.
Portanto, quem sofre de gota deve evitar alimentos que contenham purinas para reduzir o risco de recaídas no futuro. Pode-se dizer que um alimento contém alto teor de purinas se tiver níveis de purinas de mais de 200 mg por 100 gramas de peso do alimento.
Você também precisa evitar alimentos com teor moderado de purinas, com uma faixa de 100-200 mg de purinas por 100 gramas de peso do alimento. A lista de alimentos classificados como tendo níveis moderados a altos de purinas e sendo um tabu para pessoas com gota é:
1. Miudezas como fígado, coração e moela
Miudezas de animais, como fígado (fígado), coração, moela, incluindo alimentos que causam alto teor de ácido úrico. Além disso, outras vísceras, como cérebro, tripas, baço, intestinos e pulmões, também devem ser evitadas. A razão é que as miudezas contêm purinas altas, por isso devem ser evitadas por quem sofre de gota.
Por exemplo, o fígado de galinha por 100 gramas contém 312,2 mg de purinas e é classificado como um alimento com níveis muito elevados de purinas. Enquanto isso, em 100 gramas de fígado bovino, existem 219,8 mg de purinas.
2. Frutos do mar, incluindo amêijoas, camarões e anchovas
Alguns tipos de frutos do mar, como cascas de camarão e anchovas, são causadores da gota por apresentarem altos níveis de purinas. Da mesma forma sardinha, cavala, arenque. e De todos esses tipos, as anchovas secas contêm as purinas mais elevadas, chegando a 1.108,6 mg por 100 gramas, enquanto as sardinhas frescas contêm 210,4 mg de purinas.
Portanto, frutos do mar são um dos tabus que as pessoas com gota devem evitar. No entanto, nem todos os frutos do mar devem ser evitados por quem sofre de gota. Você ainda pode comer peixes com baixo teor de purinas, como o salmão.
3. Carnes vermelhas, como boi, cabra e cordeiro
Fontes alimentares na forma de carne vermelha (bovina, cabra, cordeiro), bem como certas carnes brancas (pato de carneiro, peru, ganso, codorna e coelho) podem ser a causa da gota. Este tipo de alimento é classificado como tendo teor moderado de purinas ou acima de 100 mg por 100 gramas de carne crua.
4. Carnes processadas, incluindo salame e presunto
Não apenas os alimentos processados a partir de carne fresca e que devem ser evitados por quem sofre de gota, produtos à base de carne processada, como salame ou presunto, também são incluídos como alimentos que provocam crises de gota. Por 100 gramas de salame é conhecido por conter 120,4 mg de purinas, enquanto o presunto contém 138,3 mg de purinas.
Além disso, carnes envelhecidas e processadas também contêm alto teor de gordura saturada. Consumir muitos alimentos gordurosos pode desencadear o ganho de peso em excesso. Quando uma pessoa está acima do peso ou obesa, seu corpo produz mais insulina. Isso interfere no trabalho dos rins para se livrar do ácido úrico, de modo que ele se acumula e se estabelece para formar cristais nas articulações.
5. Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de frutas
Bebidas adoçadas, como refrigerantes ou sucos de frutas, não contêm purinas. No entanto, esse tipo de bebida contém alto teor de frutose (açúcar do xarope de milho). Seu corpo quebra a frutose e produz purinas, então essa bebida também é um tabu para pessoas com gota.
Um estudo publicado no BMJ Open descobriu que o risco de ácido úrico alto aumentou cerca de 85 por cento em homens que bebiam mais de duas porções de refrigerante por dia, em comparação com aqueles que bebiam apenas uma bebida açucarada por mês.
6. Bebidas contendo álcool
Bebidas alcoólicas, como cerveja, também fazem parte de uma dieta ou bebida que deve ser evitada por quem sofre de gota. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Boston descobriu que quanto mais álcool você bebe, maior é o risco de desenvolver gota.
A causa do álcool pode aumentar os níveis de ácido úrico não é bem compreendida. No entanto, alguns tipos de bebidas alcoólicas, como cerveja, são considerados ricos em purinas, embora não tão ricos quanto outros alimentos. O álcool também reduz a capacidade do corpo de excretar ácido úrico.
Alimentos que podem ser consumidos são limitados
Além de evitar alimentos que são tabu para o ácido úrico acima, você ainda pode comer alguns alimentos que contenham purinas, mas de forma limitada. Quando consumidos em excesso, esses alimentos também podem causar um surto de gota.
Pelo menos, consuma os tipos de alimentos abaixo, no máximo, uma ou duas vezes por semana para reduzir o risco de recidiva da gota em você. Alguns alimentos contêm purinas que você ainda pode consumir de forma limitada, a saber:
Salmão, atum e lagosta
Nem todos os tipos de peixes contêm purinas altas. Você ainda pode consumir alguns tipos de peixe com menor teor de purinas, mesmo que seja limitado, como salmão, atum e lagosta.
Feijão vermelho, feijão verde e broto de feijão
Nozes, como feijão, feijão verde, amendoim, broto de feijão e melinjo, você pode consumir de forma limitada. Na verdade, alimentos processados feitos de soja, como tofu e tempeh, não são alimentos que quem sofre de gota precisa evitar completamente.
Com base em pesquisas publicadas Jornal de nutrição clínica da Ásia-Pacífico, consumir produtos de soja pode de fato aumentar os níveis de purinas no corpo, mas até agora não foi comprovado que desenvolva gota. No entanto, você ainda deve limitar esses tipos de alimentos para manter os níveis normais de ácido úrico em você.
Espinafre
Alguns vegetais, como aspargos e espinafre, são ricos em purinas. Sabe-se que cada 100 gramas de folhas jovens de espinafre têm um teor de purinas de 171,8 mg.
No entanto, alguns estudos não provam que o consumo de espinafre pode aumentar o risco de ataques de gota. Portanto, este vegetal não é um tabu para quem sofre de gota. Você ainda pode comer esses vegetais, mas de forma limitada, para que seus níveis de ácido úrico não aumentem drasticamente.
Além dos alimentos mencionados acima, alguns outros alimentos que você ainda pode consumir de forma limitada, como:
- Mofo.
- Grãos integrais, como cereais e aveia.
- Alimentos processados cozidos.
- Aves, como frango e pato.
Outros tabus do ácido úrico que você também precisa evitar
Além de alimentos, você precisa evitar várias outras coisas para reduzir o risco de ataques de gota recorrentes em você. Alguns tabus para quem sofre de gota, a saber:
Desidratação
A falta de líquidos ou a desidratação pode aumentar os níveis de ácido úrico no corpo, portanto, esse é um tabu que você precisa evitar. O motivo é que a falta de líquidos pode reduzir a eliminação de ácido úrico pela urina, portanto, o ácido úrico tende a se acumular no corpo.
Por outro lado, a ingestão adequada de água pode ajudar a aumentar a eliminação do excesso de ácido úrico. Portanto, deve-se atender às necessidades de água suficiente para o corpo, mas com água saudável, como a água mineral.
Preguiçoso para se mover
A preguiça de se mover, incluindo exercícios, é um tabu para todos, inclusive para quem sofre de gota. O motivo, isso pode aumentar seu peso. O excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver gota.
No entanto, não é aconselhável fazer exercícios quando a dor da gota é recorrente. Isso pode realmente piorar a dor nas articulações. Consulte seu médico sobre a hora certa e o tipo de exercício de acordo com sua condição.
Tomar remédio sem o conhecimento do médico
Tomar certos medicamentos, como aspirina ou diuréticos, é um tabu que as pessoas com gota devem evitar. O motivo, esses dois medicamentos podem aumentar os níveis de ácido úrico. Portanto, você deve evitar tomar este medicamento, a menos que seja recomendado por um médico.