A vitamina B1, muitas vezes também chamada de tiamina, tem o benefício de converter os carboidratos dos alimentos em energia. Portanto, se você tiver deficiência de vitamina B1, o corpo se sentirá rapidamente cansado e sem energia.
Como a vitamina B1 atua no corpo? Então, que outros benefícios você pode obter com essa vitamina? Confira a resposta por meio da seguinte análise.
Benefícios da vitamina B1 para a saúde
A vitamina B1 (tiamina) é um nutriente que desempenha um papel importante na formação de energia. Seu corpo também precisa dessa vitamina para manter o sistema nervoso, o coração e os músculos funcionando adequadamente.
Como outros tipos de vitaminas do complexo B, a tiamina é uma vitamina solúvel em água. A tiamina dos alimentos é absorvida pelo intestino delgado e transportada pela corrente sanguínea de todo o corpo. Se você ingerir vitamina B1 em excesso, seu corpo se livrará dela na urina.
Você pode encontrar tiamina em sua dieta diária, bem como em suplementos multivitamínicos. A ingestão adequada de vitamina B1 fornecerá a seu corpo os seguintes benefícios.
1. Previna o beribéri
O benefício mais importante da vitamina B1 é a prevenção do beribéri. Essa doença ocorre porque o corpo não consegue converter carboidratos dos alimentos em energia. Isso desencadeia o acúmulo de ácido pirúvico no sangue e causa os sintomas do beribéri.
O beribéri é tratado com suplementos de vitamina B1 na forma de pílulas ou injeções. Se a condição do paciente for grave o suficiente, a equipe médica fornecerá suplementos por meio de uma intravenosa. O médico monitorará a condição do paciente periodicamente.
2. Ajuda a formação de energia
O alimento que você ingere será digerido no estômago em sua menor forma. Depois disso, o intestino delgado pode absorver carboidratos, gorduras e proteínas. A vitamina B1 então ajuda a converter todos esses nutrientes em ATP.
O ATP (trifosfato de adenosina) é uma molécula que transporta energia para o interior das células para que as células desempenhem suas funções. Quando você ficar sem ATP, seu corpo se sentirá fraco e sem energia. Isso significa que seu corpo precisa de comida para produzir novo ATP.
3. Manter a função cerebral
A vitamina B1 parece ter benefícios para melhorar a função cerebral, especialmente em pessoas com doença de Alzheimer. Isso é evidenciado por um estudo publicado por Fundação Americana de Pesquisa Médica Vietnamita em 2011.
O estudo relatou que a ingestão de vitamina B1 pode melhorar a função cognitiva em pessoas com Alzheimer. Função cognitiva é uma função cerebral que inclui a habilidade de pensar, tomar decisões, aprender e assim por diante.
4. Ajuda a reduzir o estresse
De acordo com o dr. Sherry Ross, obstetra e especialista em saúde feminina do Providence Saint John's Health Center, nos EUA, a ingestão de tiamina pode ajudar a controlar o humor e os distúrbios físicos causados pelo estresse.
É por isso que a tiamina é freqüentemente chamada de vitamina antiestresse. Com uma ingestão adequada de vitamina B1, as pessoas que ficam facilmente estressadas serão ajudadas a se sentir mais calmas, pensar positivamente e ser mais capazes de combater o estresse que perturba suas mentes.
5. Reduz o risco de catarata
Vários estudos anteriores mostraram que a adequação da vitamina B1 junto com outros nutrientes pode reduzir o risco de catarata. Pessoas que consomem muitas proteínas, vitaminas A, B1, B2 e B3 também apresentam um risco menor.
Os especialistas dizem que a ingestão adequada de vitaminas C, E e do complexo B pode proteger o cristalino da possibilidade de desenvolver catarata. Em pessoas com catarata, o cristalino é a parte do olho mais afetada.
6. Manter a saúde das pessoas com doenças cardíacas
Pessoas com doenças cardíacas geralmente tomam pílulas diuréticas regularmente para se livrar do excesso de água. No entanto, os diuréticos também podem aumentar o risco de deficiência de vitamina B1 porque essa vitamina é facilmente excretada na urina.
Vários pequenos estudos sugerem tomar suplementos de vitamina B1 para combater isso. Dessa forma, as pessoas com doenças cardíacas que tomam medicamentos diuréticos regularmente ainda podem atender às suas necessidades diárias de tiamina.
7. Aliviar os sintomas de certas doenças ou condições
Além de manter a saúde geral do corpo, a vitamina B1 também tem benefícios no alívio dos sintomas de várias doenças e condições médicas, tais como:
- úlcera,
- HIV / AIDS,
- câncer cervical,
- Diabetes tipo 2,
- bêbado,
- glaucoma e outros distúrbios visuais,
- insuficiência renal em pacientes diabéticos tipo 2, bem como
- um sistema imunológico enfraquecido.
Os benefícios da vitamina B1 para superar as várias condições acima são realmente promissores. No entanto, esses achados ainda precisam ser mais estudados.
A vitamina B1 é um nutriente essencial que não pode ser produzido ou armazenado no corpo. Portanto, você precisa dessa ingestão de vitamina de fora que vem dos alimentos.
Além da comida, você também pode colher os benefícios da vitamina B1 por meio de suplementos. No entanto, certifique-se de consultar o seu médico para saber a dose certa.