Se você é um fã da autêntica cozinha indonésia, talvez conheça bem a berinjela. A berinjela é um ingrediente culinário que pode ser processado de várias maneiras, desde vegetais, fritos, até fazer molho de pimenta. No entanto, você sabia que a berinjela oferece, na verdade, uma variedade de benefícios que são bons para a saúde? Para saber mais sobre o conteúdo nutricional e os benefícios da berinjela para o corpo, basta olhar as informações abaixo.
Teor de nutrientes na berinjela
A berinjela é amplamente cultivada em países tropicais e subtropicais, como Sul da Ásia, Sudeste Asiático e África do Sul.
Embora a berinjela seja mais frequentemente processada como legume ou acompanhamento, a berinjela é, na verdade, um grupo de frutas.
Assim como pepinos, tomates, pimentões ou pimentões que são um grupo de frutas, mas são mais frequentemente servidos como vegetais, as berinjelas também têm "sorte" assim.
A seguir está o conteúdo de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais contidos em 100 gramas (g) de berinjela:
- Água: 92,3 g
- Energia: 25 calorias (Cal)
- Proteína: 0,98 g
- Gordura: 0,18 g
- Carboidratos: 5,88 g
- Fibra: 3 g
- Cálcio: 9 miligramas (mg)
- Ferro: 0,23 mg
- Magnésio: 14 mg
- Fósforo: 24 mg
- Potássio: 2 mg
- Zinco: 0,16 mg
- Vitamina C: 2,2 mg
- Folato: 22 mcg
- Beta caroteno: 14 microgramas (mcg)
- Luteína + zeaxantina: 36 mcg
Benefícios da berinjela para a saúde
Além de ter um sabor agradável, a berinjela tem muitos benefícios, que vão desde manter um coração saudável até fazer a pele brilhar naturalmente.
Aqui está uma explicação completa dos benefícios da berinjela que você pode não perceber:
1. Benefícios da berinjela para a saúde do coração
O conteúdo de fibra, potássio, vitamina C, vitamina B6 e fitonutrientes tornam os benefícios da berinjela tão grandes para a saúde do coração.
Além disso, os flavonóides ou pigmentos solúveis em água da berinjela podem prevenir vários tipos de doenças cardíacas.
De acordo com um estudo publicado em The American Journal of Clinical Nutrition Um tipo de flavonóide eficaz para proteger o coração é a antocianina.
Essa substância pigmentada também pode reduzir a pressão arterial.
Portanto, se você tem risco de doença cardíaca ou hipertensão, deve começar a comer berinjela, que é rica em antocianinas.
2. Controle os níveis de colesterol
Um estudo no jornal Pesquisa em fitoterapia mostra que comer berinjela regularmente pode ajudá-lo a controlar os níveis de colesterol.
A razão, a berinjela é rica em compostos de ácido clorogênico. Este composto é comprovadamente capaz de reduzir o peso e os níveis de colesterol ruim ou LDL (lipoproteína de baixa densidade) no corpo.
A berinjela em si não contém colesterol, por isso é seguro comer para pessoas que precisam manter um equilíbrio dos níveis de colesterol.
Além de reduzir os níveis de colesterol ruim, o ácido clorogênico funciona como antiviral, antimicrobiano e anticarcinogênico.
Você também evitará várias outras doenças perigosas se comer berinjela regularmente.
3. Benefícios da berinjela para a função cerebral
Os benefícios da berinjela também podem ser obtidos na pele. A pele da berinjela é rica em nasunina, um antioxidante bom para manter a saúde do cérebro.
Nasunin é capaz de proteger as membranas das células cerebrais dos ataques dos radicais livres e lançar a distribuição de nutrientes nas células do corpo.
Outro nutriente da berinjela que é bom para o cérebro são as antocianinas. Essas substâncias pigmentares são responsáveis por desencadear a circulação sanguínea no cérebro e prevenir a inflamação dos nervos cerebrais.
Isso pode prevenir várias doenças e distúrbios da função cognitiva do cérebro causados pelo processo de envelhecimento.
Além disso, sua memória ficará mais forte se você se acostumar a comer berinjela.
4. Reduz o risco de câncer
Muitos não destacaram um dos benefícios da berinjela, ou seja, reduzir o risco de câncer. Na verdade, a berinjela contém muitos polifenóis, antocianinas e ácido clorogênico.
Essas substâncias são boas para prevenir o crescimento de tumores e interromper a propagação de células cancerosas em seu corpo.
Além disso, essas três substâncias podem desencadear a produção de enzimas especiais nas células, cuja função é remover várias toxinas e matar as células cancerosas.
O ácido clorogênico também é antimutágeno. Ou seja, esse composto pode combater os danos aos genes do corpo que estão sob risco de causar câncer.
5. Torne a pele mais macia e brilhante
Inesperadamente, a berinjela pode ser a resposta para problemas de pele seca e opaca.
Isso ocorre porque a berinjela é rica em antioxidantes e consiste em aproximadamente 92% de água. É por isso que comer berinjela pode ajudar a hidratar e nutrir a pele por dentro.
Os antioxidantes também são responsáveis por neutralizar os radicais livres que podem matar as células da pele. Esses radicais livres fazem com que a pele seja menos flexível e pareça mais escura.
Esses foram os cinco benefícios da berinjela para sua saúde. A partir de hoje, não hesite em processar e comer esta fruta, OK!