Várias causas de dormência e a maneira certa de superá-la

Quase todo mundo já experimentou uma sensação de formigamento, como dormência ou dormência, e uma sensação repentina de formigamento nas mãos ou pés. Essa sensação é comumente referida como sensação de formigamento (parestesia), porque parece que centenas de formigas enxamearam sob a pele. Não causa dor, mas certamente o incomoda, especialmente quando o membro é movido. Então, por que as mãos, os pés e outras partes do corpo podem estar formigando?

O que é formigamento?

Formigamento, ou o que muitas vezes é referido como dormência ou dormência, é a perda de sensação em certas partes do corpo (dormência) acompanhada por outras sensações anormais, como alfinetes e agulhas, picadas, formigamento ou queimação. No mundo médico, essa condição é conhecida como parestesia.

As parestesias geralmente ocorrem de forma espontânea ou repentina e freqüentemente ocorrem nas mãos, braços, dedos, pés e pernas. No entanto, dormência ou dormência também pode ocorrer no rosto ou em outras partes do corpo, incluindo a virilha para o pênis (para homens).

A dormência é uma coisa natural que acontece a qualquer pessoa e é temporária. No entanto, em alguns casos, formigamento nas mãos, pés, rosto ou outras partes do corpo pode ocorrer continuamente devido a danos nos nervos ou distúrbios do sistema nervoso central.

Quais são as causas do formigamento?

Uma causa comum de formigamento é um nervo comprimido devido à pressão em uma parte específica do corpo, como as mãos ou os pés, ou ficar na mesma posição por muito tempo. Por exemplo, sentar-se com as pernas cruzadas por muito tempo ou dormir com as mãos sob a cabeça.

Para obter informações, o corpo humano possui bilhões de células nervosas que funcionam como vias de comunicação do cérebro e da medula espinhal para o resto do corpo. Quando as mãos ou pés recebem pressão por um longo tempo, os nervos que viajam neles serão comprimidos ou beliscados.

Um nervo comprimido fará com que seu cérebro não tenha informações sobre as sensações táteis que se espera venham desses feixes de nervos. Mais do que isso, a pressão também comprime as artérias, fazendo com que o sangue flua para os nervos.

Como resultado, os nervos não podem receber um suprimento adequado de sangue e oxigênio para trabalhar. Isso faz com que os sinais vindos dos nervos sensoriais sejam bloqueados ou bloqueados. Como resultado, haverá dormência na parte do corpo estressada.

Esta é uma causa comum de dormência em qualquer pessoa e geralmente dura pouco tempo. Essa sensação geralmente desaparece quando a pressão é reduzida ou quando você muda a posição do corpo.

No entanto, o formigamento também pode ocorrer devido a outros fatores, incluindo como um sinal ou sintoma de uma doença. Essa é uma causa incomum, geralmente causando dormência prolongada. Nessa condição, você precisa obter tratamento médico para superá-lo.

Aqui estão algumas causas possíveis de dormência ou dormência:

  • Deficiência nutricional

As vitaminas B1, B6 e a vitamina B12, assim como o ácido fólico, são nutrientes de que o corpo precisa para manter a função nervosa saudável. Se a necessidade dessas vitaminas não for atendida, os nervos podem ser danificados e causar dormência. Além disso, níveis anormais de cálcio, potássio e sódio no corpo também podem ser a causa de formigamento frequente em várias partes do corpo, incluindo mãos, pés, pontas dos dedos, palmas das mãos, solas dos pés, até mesmo na cabeça e cara cara).

  • Algumas drogas

Certos medicamentos, como medicamentos para HIV, alguns antibióticos e quimioterápicos para o tratamento do câncer, podem causar danos aos nervos e dormência nas mãos. Essa dormência pode ser temporária, mas também pode ser permanente. Portanto, sempre consulte seu médico sobre os efeitos colaterais dos medicamentos que está tomando.

  • Álcool e neuropatia periférica

Beber muito álcool pode danificar o tecido nervoso do corpo. Com o tempo, isso pode levar à neuropatia periférica, que causa dormência permanente em uma parte do corpo, como mãos, pés e dedos. Nessa condição, a dormência é constante e geralmente é acompanhada por outros sintomas, como dor.

  • Síndrome do túnel carpal

A síndrome do túnel do carpo é uma doença causada por problemas com o nervo mediano, que é responsável por regular o movimento das mãos. Como resultado, há dormência e dormência geralmente acompanhada por dor e fraqueza nos braços e nas mãos. Esta doença é geralmente causada por movimentos repetitivos das mãos, fraturas (quebradas) no pulso e artrite.

  • Esclerose múltipla

Formigamento no rosto, corpo ou braços e pernas também pode ser um sintoma de esclerose múltipla. Nessa condição, a dormência pode ser leve ou forte o suficiente para interferir em suas atividades, como não conseguir andar ou escrever. Na verdade, em casos graves, a dormência pode ser acompanhada de dor e não ser capaz de sentir quaisquer sensações, incluindo tato ou temperatura (quente e frio).

  • Convulsões

As convulsões são causadas por atividade elétrica anormal no cérebro. Relatório da Keck Medicine of USC, um tipo de convulsão, nomeadamente convulsões parciais ou focais, está associado a sensações anormais como dormência ou dormência no corpo, incluindo a boca, lábios, língua e gengivas. Além de convulsões, dormência na boca e na língua também pode ocorrer devido a outras coisas, como uma mordida acidental ou uma reação alérgica.

  • acidente vascular encefálico

Um derrame ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido devido a um coágulo sanguíneo ou um vaso sanguíneo rompido. Essa condição pode causar uma variedade de sintomas, como formigamento no braço ou na perna, geralmente em um lado do corpo e na cabeça, incluindo o rosto ou rosto.

  • Hiperventilação

A hiperventilação ou respiração excessiva (respiração rápida) pode causar dormência nos dedos e ao redor da boca, reduzindo o nível de dióxido de carbono na corrente sanguínea. Essa condição geralmente é acompanhada por sentimentos de ansiedade ou pânico.

  • Outras causas

Por outro lado, várias doenças e outras queixas também são frequentemente associadas à causa do formigamento que você sente. Por exemplo, picadas de insetos ou animais, venenos em frutos do mar, uso de drogas ilegais (drogas) ou radioterapia. Quanto a algumas outras condições médicas que costumam causar dormência, a saber:

  • Diabetes.
  • Função renal prejudicada.
  • Artrite ou inflamação das articulações.
  • Tumor.
  • Câncer que se espalhou para a coluna.
  • Lesão no pescoço que causa dormência ao longo do braço ou da mão, ou lesão nas costas que causa dormência na parte posterior da perna.
  • Pressão na medula espinhal, como uma hérnia de disco.
  • Distúrbios da tireoide.
  • Doenças autoimunes, como síndrome de Guillain-Barre, lúpus ou síndrome de Raynauds.
  • Enxaqueca.
  • Fibromialgia.
  • Doenças infecciosas, como HIV / AIDS, sífilis, herpes ou tuberculose.

Como lidar com o formigamento?

Em condições normais, o formigamento passa por si mesmo quando a pressão em certas partes do corpo é reduzida ou se você mudar a posição do corpo. Por exemplo, se você ficar sentado com as pernas cruzadas por muito tempo, tente ficar em pé e caminhar um pouco.

Então, se você inconscientemente colocar uma mão em cima dela enquanto dorme, tente aliviar a dormência apertando sua mão. Isso permitirá que o suprimento de sangue à parte afetada do corpo volte ao normal, aliviando lentamente a sensação de formigamento.

Outro caso se a causa da dormência for classificada como mais grave. Automaticamente, como recuperá-lo não é tão fácil quanto acima. Nessa condição, a forma de tratar o formigamento pode ser diferente, dependendo da causa da parestesia que você está apresentando.

Por exemplo, se você sentir formigamento nas mãos devido à síndrome do túnel do carpo, seu médico pode pedir-lhe para descansar, fazer alguns exercícios de amplitude de movimento ou prescrever medicamentos, como antiinflamatórios e diuréticos. Da mesma forma, se você tem neuropatia periférica ou esclerose múltipla, seu médico geralmente prescreve medicamentos, como pregabalina (Lyrica), gabapentina (Neurontin) e outros.

Você também pode receber suplementos vitamínicos se o seu entorpecimento for devido a uma deficiência nutricional. Entretanto, se esta sensação ocorrer devido ao uso de determinados medicamentos, o médico pode alterar ou reduzir a dose do medicamento que está a tomar de forma a diminuir a dormência que sente.

Enquanto isso, procedimentos cirúrgicos ou cirurgia também são possíveis se a causa de sua dormência estiver relacionada a um tumor ou um problema específico em sua coluna. Certifique-se de sempre consultar seu médico sobre quaisquer condições médicas que você possa ter que possam estar causando suas parestesias.

Além dos métodos acima, não se esqueça de sempre aplicar um estilo de vida saudável para ajudar a superar essa condição, como manter um peso corporal ideal, praticar exercícios regularmente, adotar uma alimentação balanceada e evitar o álcool e o cigarro. Consulte seu médico sobre como implementar um estilo de vida saudável adequado para sua condição.

Quais são os sinais de que o formigamento precisa ser vigiado?

Formigamento ou parestesia geralmente são temporários. No entanto, em muitos casos, as parestesias podem ser uma condição médica grave, recorrente ou crônica. O formigamento crônico geralmente é seguido por outros sintomas que podem interferir em suas atividades diárias.

Nessa condição, a dormência pode ser um sinal de lesão nervosa causada por uma variedade de condições médicas latentes. Por exemplo, convulsões, lesões traumáticas ou repetitivas, infecções virais ou bacterianas, doenças sistêmicas (diabetes, doenças renais, distúrbios da tireóide, câncer), distúrbios do sistema nervoso, como neuropatia periférica ou doenças autoimunes.

Portanto, é importante que você reconheça se a dormência que sente é uma condição normal ou um sinal de doença. Para facilitar as coisas, aqui estão alguns sinais ou sintomas de formigamento que você precisa estar atento:

  • Dormência ou dormência sem razão aparente (pressão prolongada nas mãos ou pés).
  • Sentindo dor no pescoço, braços ou dedos.
  • Urinar com mais frequência.
  • A dormência piora e dificulta a realização de atividades como caminhar ou escrever.
  • Teve uma erupção na pele.
  • Sentindo tonturas, espasmos musculares ou outros sintomas incomuns.

Além disso, você também deve procurar ajuda médica imediatamente ou ir ao hospital se tiver outros sintomas junto com parestesias, como sensação de fraqueza ou incapaz de se mover, dormência após lesão na cabeça, pescoço ou costas, incapaz de controlar os movimentos dos braços ou pernas, perda do controle da bexiga ou intestino, confusão ou perda de consciência, fala arrastada ou distúrbios visuais.

A equipe médica e o médico descobrirão imediatamente a causa de sua condição verificando seu histórico médico, realizando um exame físico, bem como vários testes de diagnóstico, como exames de sangue, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassom, raios-X ou eletromiografia (EMG). Com base nos resultados desses testes de diagnóstico, o médico fornecerá o tratamento certo de acordo com sua condição. Sempre consulte seu médico sobre o exame e o tratamento.