Você é um dos interessados em experimentar o DIU com Dispositivo Intrauterino (DIU) ou a contracepção em espiral? Na verdade, a contracepção em espiral é um dos métodos mais populares de prevenção da gravidez na Indonésia. Alguns especialistas afirmam que o uso do DIU é considerado a forma mais eficaz de evitar a gravidez. No entanto, antes de decidir usar o KB em espiral, você deve prestar atenção às seguintes considerações.
Algumas considerações antes de usar KB em espiral
Assim como na tomada de decisões, há várias coisas que podem ser consideradas antes de usar o controle de natalidade em espiral.
1. O que é um DIU?
Uma das considerações mais importantes antes de decidir usar a contracepção em espiral é entender de antemão sobre o próprio DIU. O DIU é um pequeno dispositivo anticoncepcional de plástico em forma de T, que é colocado no útero para evitar a gravidez.
Esses anticoncepcionais são divididos em dois tipos, a saber:
DIU revestido de cobre (controle de natalidade em espiral não hormonal)
O DIU revestido de cobre tem a função de prevenir a gravidez removendo o revestimento de cobre do anticoncepcional em espiral em forma de T feito de plástico. O conteúdo das substâncias no cobre impedirá que os espermatozoides se encontrem e fertilizem um óvulo. Como resultado, a fertilização não ocorre no útero.
DIU hormonal
Enquanto isso, o DIU hormonal ou também conhecido como anticoncepcional IUS é um anticoncepcional em espiral em forma de T feito de plástico que libera o hormônio progesterona, que engrossa o muco cervical. Além disso, os DIUs hormonais podem diluir o revestimento do útero. Isso evita que os espermatozoides entrem no útero.
Esses dois tipos de DIU são importantes para sua consideração antes de usar a contracepção em espiral.
2. Quão eficaz é o DIU na prevenção da gravidez?
Uma das considerações ao escolher o uso de anticoncepcionais, como a contracepção em espiral, é a sua eficácia. Ao lançar a Paternidade planejada, a contracepção em espiral é um dos anticoncepcionais mais eficazes. Na verdade, esse anticoncepcional em espiral tem uma taxa de eficácia de até 99%. Isso significa que apenas 1 em 100 pessoas que usam DIU engravidam.
Em média, os anticoncepcionais em espiral podem durar de 5 a 10 anos para prevenir a gravidez, desde o primeiro dia de instalação, sem ter que trocar os dispositivos novamente.
3. Qual é o procedimento para inserção do DIU?
Outra consideração que você pode determinar antes de usar este KB em espiral é o procedimento de instalação. O procedimento de inserção do DIU só pode ser feito por um médico e leva alguns minutos. Anteriormente, o médico pode dar primeiro analgésico para ajudar a reduzir o desconforto durante o processo de inserção do DIU.
Em seguida, sua vagina será totalmente aberta usando um instrumento médico chamado espéculo, que se assemelha ao bico de um pato. Este processo é seguido pela limpeza da vagina com uma solução anti-séptica, injetando um anestésico local no colo do útero, enquanto insere um instrumento estéril denominado som uterino ou um aspirador endometrial para medir a profundidade do útero.
Só então o DIU, que tem o braço dobrado, é inserido no útero através da vagina. Quando está no útero, o braço do DIU que foi dobrado se estende para formar a letra T.
Você pode usar o anticoncepcional espiral a qualquer momento, desde que não esteja grávida e não tenha uma doença inflamatória pélvica. No entanto, a contracepção em espiral deve ser usada em mulheres que já estiveram grávidas. O motivo é que mulheres que nunca engravidaram são mais propensas a sentir dor e cólicas após a instalação da contracepção espiral.
4. Este dispositivo anticoncepcional pode sair sozinho?
Você também precisa considerar a capacidade deste dispositivo de sobreviver em seu corpo antes de decidir usar a contracepção em espiral ou este DIU. A razão é que existe a possibilidade de que o DIU saia sozinho. Só que o risco é muito baixo, então esse evento é muito raro.
No entanto, essa ocorrência pode ser ligeiramente comum em mulheres que nunca deram à luz. Às vezes, uma mulher não sabe que isso aconteceu com ela. Existem vários motivos que podem fazer com que o DIU saia sozinho. Com esta condição, é claro que isso pode ser sua consideração antes de usar KB em espiral.
A maior possibilidade é o procedimento de inserção incorreto e a condição do paciente que está tenso quando o procedimento de inserção é realizado de forma que a posição do DIU não esteja na posição normal. Se isso acontecer, você precisará examinar novamente com seu médico para ter certeza de que o controle de natalidade em espiral está colocado corretamente.
5. Este dispositivo anticoncepcional pode mudar de posição?
Mudanças ou movimentos do DIU em seu corpo também precisam ser considerados antes de decidir usar um DIU. Isso ocorre porque o DIU tem potencial para mudar de posição enquanto está no útero.
Em alguns casos, o DIU pode não sair imediatamente até sair do útero. Inicialmente, a posição do DIU pode mudar ou mover-se de onde foi colocado originalmente. Além de deixar você e seu parceiro desconfortáveis durante o sexo, a mudança de posição do DIU certamente reduzirá sua eficácia na prevenção da gravidez.
Esta é certamente uma consideração importante para você antes de usar KB em espiral. Além disso, você também notará vários sinais anormais que aparecem quando a posição do contraceptivo espiral muda. Se isso acontecer, vá ao médico imediatamente para solicitar que o DIU volte ao seu lugar original.
6. Posso remover o DIU prematuramente?
O DIU pode ser removido a qualquer momento, por exemplo, quando você decidir que deseja engravidar ou alterar seu método anticoncepcional para um método mais temporário. Essa pode ser uma das considerações a fazer antes de decidir usar o KB em espiral.
Lembre-se de que o processo de remoção do DIU só pode ser feito por um médico. Depois que o DIU for removido do colo do útero, você geralmente sentirá algumas cólicas e um leve sangramento vaginal que dura 1 a 2 dias.
No entanto, se você não quiser engravidar ou não quiser engravidar novamente, é uma boa ideia consultar regularmente seu médico com um contraceptivo espiral e substituí-lo por um novo se a data de validade expirou. Esta pode ser uma das considerações importantes que você deve pensar antes de usar o controle de natalidade em espiral.
7. Quais são as outras vantagens do DIU?
É claro que você também aproveitará as vantagens de usar um DIU como uma das considerações para usar a contracepção em espiral. Além de ser eficaz na prevenção da gravidez, o uso desse anticoncepcional em espiral também traz outras vantagens do DIU, como:
- O uso do anticoncepcional em espiral pode ser removido a qualquer momento e não afetará a fertilidade.
- Depois de removida, sua fertilidade pode voltar ao normal rapidamente. Isso significa que você pode engravidar imediatamente.
- Reduzindo o risco de câncer cervical e câncer endometrial.
- Não torna a obesidade como o uso de pílulas anticoncepcionais.
- O uso de anticoncepcionais hormonais em espiral reduz a dor, as cólicas, o sangramento durante a menstruação e pode reduzir o risco de gravidez ectópica.
8. Quais são os riscos de usar um DIU?
Além das vantagens, é claro que você pode usar os efeitos colaterais do DIU como uma de suas considerações se quiser usar este KB em espiral. Alguns dos riscos ou efeitos colaterais do uso de um DIU para o corpo que podem ser considerados ao usar a contracepção espiral incluem:
- Se você usa anticoncepcional em espiral de cobre, é mais provável que tenha sangramento menstrual ou cólicas.
- Se você usar contracepção hormonal espiral, geralmente causará efeitos colaterais como TPM, como dores de cabeça, acne, dores em algumas áreas do corpo e nos seios.
- Mancha como sangramento irregular durante os primeiros dias de uso.
- Nem todas as pessoas podem usar o DIU, especialmente mulheres que fumam, têm doença inflamatória pélvica, anomalias uterinas, câncer cervical, câncer de mama, fígado e doenças sexualmente transmissíveis.
- Às vezes, a posição do DIU corre o risco de se desviar do local inicial, pode estar parcial ou totalmente fora do útero.
Algumas das coisas acima devem ser levadas em consideração antes de decidir usar KB em espiral. Não se esqueça de sempre consultar seu médico primeiro sobre a possibilidade de usar a contracepção em espiral para que ele possa ajudá-la a determinar a melhor contracepção para você.