Função biliar, fluido importante para digerir a gordura dos alimentos

Antes de ser absorvido pelo corpo, qualquer alimento gorduroso que você ingira precisa ser decomposto com a ajuda da bile. Enquanto não for utilizado, existe um órgão que tem uma função especial para armazenar este fluido, nomeadamente a vesícula biliar.

Confira a análise a seguir para descobrir mais fatos sobre as partes e funções desse fluido em seu sistema digestivo.

Anatomia do sistema biliar

O sistema biliar consiste na vesícula biliar e nos dutos conectados a ela. A vesícula biliar está localizada na cavidade abdominal direita, entre a parte inferior do lobo direito e o lobo quadrado do fígado.

A vesícula biliar tem uma capacidade de armazenamento de 30-50 mililitros. Visto de frente, a parte superior da vesícula biliar é coberta pelo fígado. Enquanto isso, a parte inferior está diretamente adjacente ao início do intestino 12 dedos.

Este órgão em forma de pêra é dividido em três partes principais da seguinte maneira.

  • Fundus. A extremidade da bolsa é circular. O fundo se estende até a parte inferior do fígado e é visível na vista frontal.
  • Corpo. Esta é a maior parte. Sua superfície é adjacente à parte inferior do fígado, intestino delgado e intestino grosso.
  • Pescoço. O pescoço é o elo entre o corpo e o trato biliar. Em pacientes com doença de cálculo biliar, geralmente é onde as pedras se acumulam.

A vesícula biliar é conectada por um duto ramificado denominado árvore biliar. A bile produzida será então canalizada para o intestino por meio desse canal. Na árvore biliar, também existem ramos para o fígado e o pâncreas.

Formação e secreção de bile

A formação da bile ocorre nas células do fígado (fígado). As células do fígado formam primeiro os sais biliares do colesterol. A reação entre o colesterol e várias substâncias nas células do fígado produz água e compostos de pH neutro chamados sais biliares.

Os sais biliares então se misturam com água, colesterol, minerais de cobre e bilirrubina para formar a bile. A bilirrubina é um pigmento (substância corante) que se forma depois que o fígado quebra os glóbulos vermelhos velhos.

Os resultados da mistura desses ingredientes são armazenados temporariamente na vesícula biliar. Dalah por dia, o fígado pode produzir cerca de 500-1.000 mililitros de bile. Posteriormente, esse líquido ficará concentrado na vesícula biliar até ficar 10 vezes mais denso.

Uma vez que os produtos da digestão dos alimentos do estômago entram no intestino, o ácido dos alimentos estimula a liberação dos hormônios secretina e colecistocinina. Os dois provocaram a seguinte reação.

  • A secretina estimula os dutos biliares a excretar bicarbonato e água. O fluido biliar também aumenta, de modo que flui para os intestinos.
  • A colecistocinina estimula o movimento muscular da bexiga e dos dutos biliares para excretar mais líquido para os intestinos.

função da bile

Em geral, existem duas funções da bile para os humanos. Sua função na digestão é ajudar a quebrar a gordura. Outro uso é ajudar a função hepática na remoção de resíduos metabólicos do corpo.

Se for examinado com mais detalhes, aqui estão as várias funções da bile em seu corpo.

1. Ajuda as enzimas digestivas a trabalhar

As enzimas digestivas funcionam melhor em um ambiente com pH menos ácido. Enquanto isso, o estômago geralmente é muito ácido porque as células gástricas produzem ácido clorídrico (HCl) para ajudar na digestão dos alimentos.

A bile pode neutralizar o ambiente excessivamente ácido do estômago. Isso ocorre porque a bile tende a ser alcalina com um pH entre 7,5 - 8,05. A forma como funciona é pela absorção de moléculas de água e bicarbonato nas redondezas.

Isso diminui a concentração de bile, tornando-a mais diluída. No entanto, seu pH se torna mais alcalino do que quando está na vesícula biliar. Uma vez que a bile entra no estômago, seu pH alto faz com que o pH do estômago suba.

Com seu pH, a bile ajuda as enzimas digestivas a neutralizar o meio ácido gástrico. Este líquido também cria condições alcalinas que fazem com que as enzimas digestivas funcionem de maneira mais otimizada.

2. Agrupamento de gordura para digerir

O corpo humano consiste em 70% de água. A água no sistema digestivo funciona como solvente para os nutrientes dos alimentos, de modo que são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, existe um nutriente que não pode ser dissolvido pela água: a gordura.

A nova gordura e água podem ser misturadas com a ajuda de um agente emulsificante ou aglomerado. Este tipo de propriedade emulsificante é propriedade dos ácidos biliares. Os ácidos biliares têm uma superfície que permite a combinação de gordura e água.

Portanto, a gordura dos alimentos que você ingere deve ser quebrada primeiro pela bile. A gordura decomposta é então unida em pequenos pedaços que são uma combinação de gordura e água. Esses aglomerados são chamados de micelas.

3. Ajuda a função da enzima lipase

As moléculas de gordura tendem a se agrupar para formar aglomerados maiores. Na verdade, esses grandes caroços não podem ser absorvidos pelo corpo. Portanto, a enzima lipase deve quebrar a gordura em ácidos graxos e glicerol primeiro.

A bile ajuda a função da enzima lipase, formando micelas, caroços de gordura com tamanhos menores. Com uma molécula menor como essa, a enzima lipase pode quebrar melhor a gordura.

4. Mata bactérias prejudiciais

Você já se perguntou quantos micróbios existem em sua comida? Em uma refeição, micróbios como bactérias e parasitas que entram no corpo através dos alimentos são incontáveis.

No entanto, por que você não tem indigestão toda vez que come? Isso ocorre porque a natureza alcalina da bile, na verdade, inibe o crescimento microbiano. Um ambiente intestinal alcalino também torna as bactérias incapazes de excretar toxinas.

Como manter a saúde biliar

Como outros órgãos, a bile também pode ser afetada. Alguns problemas, como cálculos biliares ou câncer de vesícula biliar, podem certamente causar sintomas perigosos que interferem muito no funcionamento do sistema digestivo.

Por este motivo, evite o risco desta doença, mantendo a saúde deste órgão através da seguinte dieta e estilo de vida.

1. Coma alimentos saudáveis ​​para a bile

Os alimentos saudáveis ​​para a bile são aqueles com baixo teor de gordura e colesterol e ricos em fibras e proteínas. Portanto, é recomendável que você coma alimentos como:

  • grãos inteiros, como aveia e arroz integral,
  • peixe, frango e carne vermelha com baixo teor de gordura,
  • frutas e vegetais,
  • laticínios com baixo teor de gordura e
  • nozes, sementes de linhaça (linhaça) e óleos vegetais.

Visto que o fígado e a bile estão interligados, você deve seguir uma dieta que também seja saudável para o fígado. Experimente comer alimentos que sejam gorduras monoinsaturadas, como abacates.

Além disso, preste atenção na frequência com que você come. Coma em horários regulares e em porções suficientes. Se você comer apenas uma vez e em porções muito grandes, esse hábito pode aumentar o risco de cálculos biliares.

2. Limitar certos tipos de alimentos

Se há alimentos recomendados para manter a saúde biliar, também há alimentos que podem causar o efeito oposto. Este tipo de alimento contém uma grande quantidade de carboidratos refinados e gordura saturada.

Os tipos de alimentos que devem ser evitados incluem:

  • comida processada,
  • comida frita,
  • carne vermelha rica em gordura, bem como
  • laticínios com alto teor de gordura, como sorvete, queijo e manteiga.

3. Mantenha o peso corporal ideal

Obesidade, cirurgia para perda de peso e certos tipos de dieta podem inibir a função biliar. Sempre que possível, mantenha seu peso corporal ideal e comece a se mover mais ativamente para que sua bile esteja sempre saudável.

Se você está acima do peso, tente reduzi-lo lentamente. Não há necessidade de uma dieta restrita para perder peso drasticamente, porque isso vai estimular o fígado a secretar mais colesterol na bile.

4. Melhore seu estilo de vida

Um dos distúrbios mais comuns da bile é o refluxo biliar. Esta condição é caracterizada pelo aumento da bile no estômago ou esôfago. Não raramente, o refluxo biliar ocorre ao mesmo tempo que o refluxo ácido gástrico (DRGE).

Além de seguir uma dieta saudável para a bile, você também pode prevenir o refluxo biliar melhorando seu estilo de vida. Algumas das coisas que você pode fazer incluem:

  • comer porções menores
  • mantenha o corpo ereto por 2-3 horas após comer,
  • dormir com um travesseiro alto,
  • Não fume,
  • evitando o consumo de álcool, e
  • mantenha o corpo relaxado.

A bile é um fluido com função integral do sistema digestivo humano. Sem esse fluido e o saco que o contém, o processo de absorção dos alimentos não pode funcionar perfeitamente.