Talvez muitos de vocês ainda não estejam familiarizados com esse tipo de antioxidante. Sim, a glutationa é o antioxidante natural do corpo que tem uma miríade de benefícios para a saúde para o funcionamento de todos os sistemas do corpo. Curioso para saber quais são os incríveis benefícios da glutationa? Leia a revisão abaixo.
O que é glutationa?
A glutationa é um antioxidante natural que consiste em três aminoácidos: cisteína, glutamato e glicina. Existem várias funções da glutationa no funcionamento das reações químicas do corpo, por exemplo, ajudando a remover toxinas, incluindo as do corpo, as drogas consumidas ou o meio ambiente.
Os níveis de glutationa podem diminuir com a idade, porque a produção de glutationa também não é tão boa quanto antes. Além da idade, a glutationa no corpo também pode diminuir se você tiver vários problemas de saúde, como câncer, HIV / AIDS, diabetes tipo 2, hepatite e doença de Parkinson.
Mesmo assim, você ainda pode atingir os níveis de glutationa do seu corpo com suplementos orais em cápsulas ou na forma líquida.
Quais são os benefícios da glutationa para o corpo?
Citado em Very Well, de acordo com uma pesquisa no Journal of Nutrition, diz que a glutationa desempenha um papel importante na manutenção dos níveis de antioxidantes, quebrando nutrientes e regulando vários processos biológicos no corpo. Ainda existem vários benefícios da glutationa no corpo que são importantes para você saber, a saber:
1. Reduz os sintomas da doença de Parkinson
A doença de Parkinson ocorre quando há um distúrbio progressivo no sistema nervoso que pode afetar a capacidade de movimentação do paciente, sintomas que aparecem na forma de tremores nas mãos e rigidez muscular que pioram com o tempo.
Até agora, o Instituto Nacional de Saúde declara que não existe nenhum medicamento que possa curar as pessoas com Parkinson. No entanto, um estudo afirma que a glutationa tem um efeito positivo para as pessoas que apresentam tremores quando administrada por veia direta.
Os especialistas concluem que esses antioxidantes podem reduzir os sintomas de Parkinson e prolongar a expectativa de vida das pessoas com Parkinson
2. Reduzir os danos cerebrais em crianças autistas
Crianças com autismo sofrem danos cerebrais devido a altos processos oxidativos no sistema nervoso. Esse processo também pode ser causado pela falta de glutationa no corpo do bebê.
O Medical Science Monitor conduziu um estudo com 26 crianças com autismo com idades entre 3-13 anos. Durante 8 semanas foram orientados a fazer tratamento com glutationa por meio do consumo de suplementos ou glutationa transdérmica (tipo de tratamento que utiliza princípios ativos na pele).
Os resultados mostram que os suplementos de glutationa podem ajudar a aumentar os níveis de glutationa em crianças com autismo, evitando danos cerebrais que ocorrem devido a processos oxidativos.
3. Aumentar a ação da insulina em idosos
Um dos benefícios importantes da glutationa para os pais é que ela pode otimizar o trabalho da insulina no corpo. Isso então levou a Escola de Medicina de Baylor a conduzir pesquisas em animais e humanos, para determinar o papel da glutationa no equilíbrio do peso corporal e dos níveis de insulina em idosos.
Os resultados deste estudo indicam que os baixos níveis de glutationa estão associados a uma queima de gordura inferior ao ideal, fazendo com que mais gordura corporal se acumule.
Indivíduos idosos no estudo foram aconselhados a aumentar o conteúdo de cisteína e glicina em sua ingestão diária de alimentos, que visa aumentar a glutationa. O resultado pode aumentar a ação da insulina e a queima de gordura no corpo.
4. Reduz o risco de estresse oxidativo
O estresse oxidativo é uma condição em que há mais radicais livres no corpo do que antioxidantes (que podem prevenir danos às células devido aos radicais livres). Essa condição causará danos às células do corpo. Os níveis de estresse oxidativo muito altos podem causar várias doenças, como diabetes, câncer e reumatismo.
Pesquisa do Journal of Cancer Science and Therapy revela que altos níveis de glutationa podem prevenir a formação de radicais livres, evitando assim a ocorrência de doenças crônicas.
5. Reduz o dano celular na doença do fígado gorduroso
Os danos às células do fígado podem ser ainda piores se forem acompanhados por baixos níveis de antioxidantes, incluindo a glutationa. Essa condição pode levar à doença do fígado gorduroso, tanto em pessoas que bebem quanto naquelas que não bebem.
Mas um estudo revelou que a glutationa é bastante eficaz na redução dos danos ao fígado. Além disso, outros estudos também comprovam os efeitos positivos da glutationa em pacientes com doença hepática gordurosa, após os suplementos de glutationa serem administrados por quatro meses em uma dose de 300 miligramas por dia.