A asma brônquica, ou você pode estar mais familiarizado com ela como asma, é a doença respiratória crônica não transmissível mais comum em todo o mundo. A asma não tem cura, mas pode ser controlada para que não volte a ocorrer com frequência. Uma maneira é evitar as coisas que causam ou desencadeiam a asma. Quais são as causas da asma ser de fácil recorrência?
Fatores de risco para asma
Até agora não se sabe qual é a principal causa que desencadeia a recorrência da asma. No entanto, essa condição ocorre porque as vias aéreas (brônquios) ficam inflamadas.
Essa inflamação faz os brônquios incharem e estreitarem. Como resultado, o ar que entra nos pulmões é limitado.
A inflamação também torna as células das vias aéreas mais sensíveis e produzem mais muco. Esse acúmulo de muco também tem o potencial de estreitar as vias aéreas, tornando difícil respirar livremente.
A genética é um dos fatores considerados a principal causa da asma. Ou seja, suas chances de ter asma aumentarão se um ou ambos os pais tiverem histórico de asma.
Alguns outros fatores de risco que podem causar asma incluem:
- Tem uma infecção respiratória, como pneumonia e bronquite
- Têm certas alergias atópicas, como alergias alimentares ou eczema
- Nasceu com baixo peso
- Nascido prematuramente
Meninos e meninas correm maior risco de desenvolver asma do que outras pessoas. Até agora, não está claro como o gênero e os hormônios sexuais podem ser um dos fatores com potencial para causar asma.
Causas da asma com base em fatores desencadeantes
Os ataques de asma podem ocorrer quando você é exposto a gatilhos durante as atividades. Mesmo assim, os gatilhos da asma de cada pessoa podem ser diferentes. É importante para você e as pessoas mais próximas saberem quais coisas específicas podem desencadear os sintomas da asma a qualquer momento.
Existem muitos tipos de asma que são classificados com base na causa ou no gatilho.
Aqui estão as causas mais comuns de recorrência dos sintomas de asma por tipo de gatilho:
1. Alergias
As alergias são uma das causas mais comuns de crises de asma. Muitos não percebem que as alergias e asma estão realmente relacionadas entre si. Como poderia ser?
A resposta está na rinite alérgica, uma doença alérgica crônica que causa inflamação do revestimento interno do nariz. As reações alérgicas em pessoas com rinite alérgica fazem o sistema imunológico liberar anticorpos chamados histamina, que circulam pela corrente sanguínea para todos os órgãos do corpo, causando vários sintomas.
Esses sintomas incluem olhos lacrimejantes, espirros constantes, coriza repentina, olhos lacrimejantes, coceira na garganta e falta de ar, que são sintomas típicos da asma.
Cerca de 80% das pessoas com asma têm alergias causadas por:
- pêlo de animal
- ácaro da poeira
- barata
- pólen de árvores, grama e flores
Em um estudo, crianças que viviam em casas infestadas de baratas tinham quatro vezes mais probabilidade de ter crises de asma do que crianças cujas casas eram limpas.
Enquanto isso, as alergias alimentares também podem ser uma causa de asma, embora com menos frequência. Aqui estão alguns alimentos que as pessoas que sofrem de asma devem evitar porque na maioria das vezes causam sintomas de alergia:
- leite de vaca
- ovo
- nozes
- frutos do mar como peixes, caranguejos e mariscos
- trigo
- Soja
- certa fruta
Os sintomas de uma alergia alimentar podem variar de leves a graves e podem surgir repentinamente ou ao longo de várias horas.
Pessoas com asma correm maior risco de ter uma reação alérgica fatal aos alimentos. Os sintomas da asma podem ocorrer quando uma reação alérgica progride para choque anafilático após a ingestão de certos alimentos.
2. Esportes
Este é um tipo de gatilho de asma que pode surgir devido ao exercício ou atividade física. Os sintomas da asma podem reaparecer e piorar com exercícios. No entanto, mesmo pessoas saudáveis e atletas que nunca tiveram asma podem ter a doença de vez em quando. Por quê?
Ao se exercitar ou realizar atividades extenuantes, como subir escadas, você pode inspirar e expirar involuntariamente pela boca. Como respirar assim pode ser uma causa de recidiva da asma.
A boca não possui pêlos finos e cavidades nasais como o nariz, que funcionam para umedecer o ar. O ar seco de fora que entra nos pulmões pela boca irá desencadear um estreitamento das vias respiratórias, tornando difícil para você respirar livremente.
Esse tipo de asma fará com que as vias aéreas se estreitem em um pico na faixa de 5 a 20 minutos após o exercício, dificultando a respiração da pessoa.
A asma devido ao exercício geralmente desaparece dentro de minutos ou horas depois. Inalar inalador a asma antes de começar a praticar exercícios pode ser uma forma de prevenir ataques de asma.
Além disso, também é importante aquecer lentamente antes do exercício.
3. Tosse
Além das alergias, a tosse também pode ser uma das coisas que desencadeiam a asma. Essa condição é bastante comum entre as pessoas. A tosse severa e severa é o sintoma dominante que ocorre com frequência.
A tosse que causa asma geralmente é desencadeada por inflamação ou infecção no trato respiratório, por exemplo:
- gripe
- rinite crônica
- sinusite (inflamação dos seios da face)
- bronquite
- doença de refluxo ácido (DRGE ou azia)
- doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
A tosse asmática é altamente subdiagnosticada e difícil de tratar. Se você tiver uma tosse prolongada, verifique imediatamente o seu estado de saúde com um especialista em pulmão.
4. Asma noturna (noite)
A asma noturna é um tipo de asma que se repete à noite, no meio da hora de dormir. A pesquisa mostra que a maioria dos casos de morte por asma ocorre à noite.
A causa das recidivas de asma à noite ocorre devido à exposição a alérgenos, temperatura do ar, posição deitada ou até mesmo a produção de certos hormônios que seguem o relógio biológico do corpo.
Além disso, geralmente os sintomas de sinusite e asma aparecem à noite. Especialmente se o muco pulmonar obstruir as vias aéreas e desencadear os sintomas típicos de tosse da asma.
Além disso, algumas outras causas de asma à noite são:
- resposta retardada aos gatilhos de asma durante o dia
- uma queda na temperatura corporal que desencadeia broncoespasmo (contração muscular nos pulmões)
- Tratamento da asma uma vez ao dia, pela manhã
- apnéia do sono, que é um distúrbio do sono que causa dificuldade para respirar
5. Remédio
A maioria das pessoas nunca pensa que os efeitos colaterais de certos medicamentos podem realmente ser a causa da asma. Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), como aspirina e ibuprofeno, para drogas betabloqueadores para doenças cardíacas, são exemplos de drogas que correm o risco de agravar a asma.
Se você tem asma e está tomando este medicamento, pode piorar os sintomas da asma. Não raramente, os efeitos colaterais dessas drogas também podem ser fatais em asmáticos.
Se você é uma dessas pessoas sensíveis a esses medicamentos, evite o ibuprofeno, o naproxeno e o diclofenaco, pois eles podem desencadear ataques de asma. Especialmente para aqueles de vocês que já têm histórico de asma.
Sempre consulte seu médico sobre o uso desses medicamentos antes de tomá-los.
6. Asma ocupacional (como resultado de certos empregos)
Esse tipo de gatilho de asma geralmente é causado pelo local de trabalho (ocupação). Se você tem essa condição, pode ter dificuldade para respirar e outros sintomas de asma apenas quando estiver trabalhando.
Muitas pessoas com asma ocupacional apresentam coriza, congestão nasal, irritação nos olhos, lacrimejamento e tosse sibilante.
As pessoas mais vulneráveis à asma ocupacional são trabalhadores da construção civil, criadores de animais, enfermeiras, carpinteiros, fazendeiros e trabalhadores cujas vidas diárias estão expostas à poluição do ar, produtos químicos e fumaça de cigarro.
Outras causas de asma
Além das causas da asma mencionadas acima, você também precisa saber que existem várias outras condições e fatores que podem desencadear os surtos de asma.
Aqui estão algumas outras coisas que podem desencadear a causa da asma:
1. Fumar
Pessoas que fumam têm mais probabilidade de desenvolver asma do que aqueles que não fumam. Se você tem asma e fuma, esse mau hábito pode piorar seus sintomas.
Mulheres que fumam durante a gravidez também podem aumentar o risco de respiração ofegante fetal. Além disso, bebês cujas mães fumaram durante a gravidez também apresentaram função pulmonar pior do que bebês cujas mães não fumaram. Não é impossível que isso coloque seu bebê em risco de asma.
Parar de fumar é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de desenvolver asma e, ao mesmo tempo, proteger os pulmões.
2. O ácido estomacal aumenta
Vários tipos de asma mencionados acima estão frequentemente associados a um aumento do ácido estomacal. Na verdade, mais de 80% das pessoas com asma têm histórico de DRGE grave.
Isso ocorre porque o músculo da válvula esfincteriana, na parte superior do estômago, não pode se fechar firmemente para manter o ácido no estômago. Como resultado, o ácido do estômago sobe para o esôfago.
O ácido estomacal que continua a subir para o esôfago causa irritação e inflamação dos brônquios, tornando-se a causa dos ataques de asma.
Citado na página da Clínica Mayo, o ácido gástrico pode piorar os sintomas da asma e vice-versa.
A DRGE geralmente aparece à noite, quando o paciente está deitado. Talvez seja também por isso que algumas pessoas sofrem de asma à noite (noturna).
Alguns sinais de que o refluxo ácido do estômago é a causa de sua asma incluem:
- A asma só aparece quando você é um adulto
- Sem história de asma
- Os sintomas da asma pioram após grandes refeições ou exercícios
- Asma recaem após beber álcool
- A asma ocorre à noite ou ao deitar-se
- Remédios para asma não são tão eficazes como de costume
- Sem histórico de alergias ou bronquite
3. Estresse
Tenha cuidado, o estresse também pode ser a causa da asma. Isso é evidenciado por um estudo publicado na revista. Cérebro, comportamento e imunidade.
O estudo descobriu que o estresse contínuo pode quase dobrar a recorrência dos sintomas em crianças com asma.
Outra pesquisa na revista Allergology International também afirmou a mesma coisa. A resposta do corpo ao estresse pode fazer com que o sistema imunológico libere certos hormônios. Esses hormônios acabam por causar inflamação nas vias aéreas e desencadear ataques de asma.
4. Mudanças hormonais
Sabe-se que a asma em adultos é 20% mais comum em mulheres do que em homens. Acredita-se que as mudanças hormonais que ocorrem nas mulheres sejam uma das causas.
Alterações hormonais, como durante a gravidez, podem aumentar o risco de desenvolver asma. Na verdade, a prevalência de asma em pessoas que engravidaram apenas uma vez aumentou de 8% para 29% em mulheres que tiveram quatro filhos.
Mulheres que tomam estrogênio após a menopausa por anos também são propensas à asma. Embora aconteça que o risco de asma diminui em quem usa pílulas anticoncepcionais.
5. Obesidade
A obesidade é conhecida como uma das causas da asma e aumenta o risco em adultos. Até 50% das pessoas com sobrepeso e obesas são conhecidas por terem asma na idade adulta. Como isso aconteceu?
Pessoas com obesidade têm bastante tecido adiposo. Um aumento nas adipocinas, que são hormônios derivados do tecido adiposo, irá desencadear a inflamação do trato respiratório superior em pessoas com obesidade.
Além disso, pessoas obesas respiram menos do que sua capacidade pulmonar normal. Isso interfere na função pulmonar. Sem falar na dificuldade de respirar durante o sono e na doença da DRGE, que está intimamente relacionada à asma, que pode ocorrer devido à obesidade.
6. Fator climático
Na verdade, o clima também pode desencadear ataques de asma em algumas pessoas. A estação das chuvas torna o ar mais úmido, o que pode, involuntariamente, estimular o crescimento de fungos.
Esses cogumelos podem se quebrar e voar no ar. Se inalado, pode provocar recorrência dos sintomas de asma. O tempo quente prolongado também pode causar o mesmo.
Embora não se saiba exatamente o que causa isso, uma teoria do The Asthma UK diz que respirar ar quente pode fazer com que as vias aéreas se estreitem, causando tosse e falta de ar. Ambas as condições podem desencadear ataques de asma.
Outra teoria também sugere que o clima quente pode aumentar a quantidade de poluentes e mofo presentes no ar. Quando esses poluentes e fungos são inalados por pessoas com asma, podem ocorrer crises de asma.
Consulte um médico para descobrir a causa da asma
Pela explicação acima, sabe-se que muitos são os fatores de risco que causam a asma. Aconselha-se a evitar os gatilhos da asma, para que os sintomas não se repitam facilmente a qualquer momento.
Mas para saber mais sobre o que está causando a recorrência fácil da asma, você precisa consultar um médico. A consulta com um médico também é necessária se você suspeitar de certos sintomas de asma.
Os médicos podem realizar uma série de exames, que vão desde exames físicos, exames laboratoriais até exames de imagem para confirmar o diagnóstico de asma.
Quanto mais cedo sua asma for diagnosticada, mais fácil será tratá-la. Você também pode evitar uma série de complicações perigosas da asma.