Causas e como superar a respiração ofegante (sons respiratórios)

Você já ouviu o termo chiado no peito? Chiado, também conhecido como respiração ofegante, é o som característico produzido quando o ar flui através das vias aéreas estreitadas. O som de chiado, que soa como um assobio muito baixo, fica mais alto quando você expira ou inspira.

Sem você saber, o aparecimento dessa condição pode ser um sinal de que você está enfrentando problemas respiratórios, como alergias, asma, bronquite e pneumonia. Aprenda sobre as diferentes maneiras de lidar com a sibilância na revisão a seguir.

O que causa chiado no peito?

Geralmente, a respiração ofegante ocorre quando há um bloqueio ou estreitamento das vias aéreas. Além disso, o estreitamento das cordas vocais também pode desencadear o som de chiado no peito. O som pode variar, dependendo de qual parte do sistema respiratório está bloqueado ou contraído.

Se o problema for no sistema respiratório superior, a voz pode soar rouca ou áspera. Enquanto isso, se o sistema respiratório inferior for afetado, você ouvirá um som sibilante que se parece mais com um som de assobio.

Então, qual é a causa do bloqueio do trato respiratório que causa sibilância? Normalmente, as causas mais comuns de sibilância recorrente são falta de ar crônica, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Estas doenças causam estreitamento e espasmos musculares (broncoespasmo) nas pequenas vias respiratórias dos pulmões.

Algumas outras condições crônicas que podem desencadear falta de ar que causam respiração ofegante incluem:

  • enfisema
  • refluxo ácido do estômago (DRGE)
  • doença cardíaca
  • Doença pulmonar
  • apnéia do sono

A sibilância também pode ser causada por outras doenças agudas, incluindo:

  • bronquite
  • pneumonia
  • infecção do trato respiratório
  • reação ao fumar
  • inalar substâncias estranhas
  • anafilaxia

Para descobrir a causa da sibilância, você precisa consultar um médico. O médico fará um exame para descobrir com que frequência e por que isso ocorre.

Quem corre mais risco de desenvolver essa condição?

Qualquer pessoa, desde bebês até idosos, pode vivenciar essa condição. No entanto, é claro que existem vários fatores que podem aumentar o risco de fazer uma pessoa chiar.

Essa condição é freqüentemente encontrada em crianças que sofrem de asma. Além disso, a respiração ofegante também é bastante comum em bebês. De acordo com a Cleveland Clinic, cerca de 25-30 por cento dos bebês apresentam respiração ofegante no primeiro ano de vida.

Uma das razões pelas quais os bebês costumam sentir chiado no peito é porque suas vias aéreas são menores. Além disso, crianças com menos de 2 anos são mais suscetíveis a uma condição conhecida como bronquiolite. Essa condição é causada por uma infecção viral do trato respiratório, portanto, seu filho pode sentir respiração ofegante.

Na idade adulta, as pessoas que fumam ativamente e sofrem de doenças crônicas têm maior probabilidade de chiar.

Como lidar com a respiração ofegante (som respiratório) sem medicamentos

Os sons respiratórios que aparecem repentinamente certamente o deixam perturbado. No entanto, não há necessidade de se preocupar porque você pode prevenir e tratar a sibilância das maneiras abaixo.

1. Aplique óleo essencial no peito

Alguns óleos essenciais (óleos essenciais) é conhecido por ser usado como um remédio natural para a falta de ar, por isso pode prevenir a respiração ofegante. Porém, lembre-se de que seu uso será eficaz mesmo quando o chiado não tiver recorrido.

Alguns óleos essenciais conhecidos por serem benéficos para a respiração ofegante são o óleo de folha de hortelã, o óleo de eucalipto, o óleo de lavanda e o óleo de cravo.

Aqui estão algumas dicas para usar óleos essenciais para tratar a respiração ofegante:

  • Misture duas gotas de óleo essencial em um quarto de xícara medindo óleo transportador que irá diluir o óleo essencial.
  • Aplique no peito e inspire por 15-20 minutos, depois limpe o peito. Especialmente óleo de lavanda e óleo de eucalipto, misture 2-3 gotas de óleo em uma tigela com água quente.
  • Posicione o rosto acima da água (com os olhos fechados para evitar irritação) sem tocar na água. Em seguida, cubra a cabeça com uma toalha para que todo o vapor vá para o trato respiratório.

Algumas pessoas podem ser excessivamente sensíveis a certos odores e isso pode realmente causar sibilância. Portanto, use com cuidado e interrompa o uso se os sintomas piorarem.

2. Tome um banho quente

Você também pode colocar uma toalha quente no peito por cerca de 30 minutos e depois tomar um banho quente por 15 minutos. O calor e o vapor da água morna que você usa podem ajudar a aliviar a respiração.

Além disso, isso também fará com que seu corpo relaxe e fique mais confortável, especialmente se você tomar um banho quente antes de dormir. Assim, você pode dormir mais profundamente sem sons de respiração perturbadores.

3. Usando umidificador

Outra maneira de lidar com a sibilância é usar um umidificador. Esta ferramenta é útil para melhorar sua respiração, especialmente se você estiver em uma sala ou ambiente muito seco.

Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial no aparelho umidificador para obter resultados máximos. No entanto, certifique-se de verificar primeiro se umidificador o que você tem pode ser combinado com óleos essenciais ou não.

4. Beba bebidas quentes

A respiração ofegante também pode ser aliviada com a ingestão de bebidas quentes. Tomar uma bebida quente relaxa as vias respiratórias e reduz a respiração ofegante.

Você pode adicionar uma variedade de ingredientes à sua bebida, desde chá verde, mel e leite. Um estudo de 2017 publicado em Jornal Nacional de Fisiologia, Farmácia e Farmacologia mostra que consumir mel duas vezes ao dia pode ajudar a aliviar um bloqueio na garganta.

5. Faça exercícios de respiração

Pessoas que sofrem de DPOC, bronquite, asma ou outras doenças respiratórias certamente estão familiarizadas com esse sintoma de respiração ofegante. Portanto, exercícios respiratórios são altamente recomendados, especialmente para aqueles que sofrem das doenças acima.

Geralmente, a técnica respiratória consiste em inspirar profundamente, respirar normalmente e, em seguida, expirar. Seu médico pode ajudá-lo a escolher a técnica respiratória mais apropriada para sua condição.

6. Evite a fumaça do cigarro

Fumar pode causar problemas respiratórios. Um dos efeitos colaterais do fumo - ou da inalação do fumo passivo - é a respiração ofegante. Se você tem chiado no peito há muito tempo, seus sintomas podem piorar quando você inala o fumo passivo.

Se você não sabe por que sua respiração está ofegante, recorrente e pesada, consulte um médico imediatamente para obter o tratamento correto.

7. Tome drogas

Os métodos acima são certamente menos eficazes se não forem acompanhados pelo consumo de drogas que podem superar a falta de ar. Dependendo da doença ou condição de saúde que você tem, os medicamentos podem ajudar a aliviar o estreitamento das vias aéreas.

Se a sua respiração ofegante for causada por alergias, o médico pode prescrever descongestionantes, corticosteroides e anti-histamínicos. É diferente com vocês que sofrem de asma ou DPOC. Os medicamentos que você precisa tomar para que a respiração ofegante não incomode mais podem ser broncodilatadores.

O mais importante é certificar-se de que toma sempre o medicamento de acordo com a posologia e as regras indicadas pelo seu médico. Assim, a possibilidade de o sibilo voltar mais tarde também é menor.