Seja qual for a sua idade, você deve escovar os dentes regularmente para manter os dentes e a boca saudáveis. Porque se você não fizer isso, você pode ter cáries dentárias, tártaro ou cáries. Bem, muitas pessoas ainda acham difícil distinguir entre cárie dentária e cavidades porque as características tendem a ser semelhantes. Você sabe a diferença entre os três problemas dentários? Vamos lá, descubra a resposta na análise a seguir.
Diferença entre cárie dentária e cáries
Algumas pessoas, ou mesmo você mesmo, podem estar confusos sobre a diferença entre cárie dentária e cárie. A razão é que essas duas condições têm as mesmas características, ou seja, a presença de orifícios nos dentes.
Na verdade, cáries e cáries dentárias são duas condições relacionadas. A cárie dentária é, na verdade, um termo médico mais conhecido como cárie ou cárie dentária.
A cárie dentária é uma condição em que a estrutura e as camadas dos dentes são danificadas gradualmente. Isso começa com a erosão do esmalte ou da camada mais externa do dente, depois corrói a dentina ou a camada intermediária do dente e, por fim, atinge o cemento, também conhecido como raiz do dente.
A cárie dentária geralmente é causada pelo hábito de comer alimentos doces ou raramente escovar os dentes. Quando você come alimentos doces, as bactérias em sua boca irão converter o conteúdo de açúcar das sobras em ácido. Se você tem preguiça de escovar os dentes, o acúmulo de ácido pode se transformar em uma placa branca, amarela, marrom ou preta nos dentes.
Se a cárie dentária não for tratada imediatamente, a cárie pode se tornar mais severa e causar cáries. No início, você sentirá dor imediatamente após consumir alimentos ou bebidas frios, quentes ou doces.
Com o tempo, as cáries que já são graves podem causar uma dor de dente insuportável.
Então, o que é tártaro?
Na verdade, o tártaro não é muito diferente da placa dentária. A diferença é que a placa que gruda nos dentes pode ser limpa escovando os dentes regularmente, enquanto o tártaro só pode ser limpo ou removido pelo método de raspagem.
A placa dentária é uma coleção de bactérias, sujeira ou restos de alimentos que grudam nos dentes e na boca. A placa dentária que era originalmente amarela pode ficar dura e preta se não for tratada imediatamente. Com o tempo, essa placa preta se parecerá com um coral que gruda nos dentes.
O tártaro geralmente se forma acima da linha da gengiva e tende a ser áspero. Você não deve subestimar esse único problema dentário, você sabe. A razão é que o tártaro que não é removido imediatamente pode causar retração dentária, cáries e doenças gengivais.
É por isso que você deve escovar os dentes regularmente, pelo menos duas vezes por dia pela manhã e antes de ir para a cama à noite. Além disso, agende uma visita ao dentista a cada seis meses para prevenir diversos problemas dentários e orais.