9 causas de seios dolorosos, uma delas é câncer?

A causa da dor na mama costuma estar associada a sinais de câncer. Muitas pessoas também pensam que a dor nos seios é um sintoma de uma doença grave, como o câncer de mama. No entanto, essa suposição é verdadeira? Quais são as outras causas da dor no peito? Confira a explicação abaixo.

A causa da dor na mama é sempre um sinal de câncer?

É improvável que a dor em seus seios seja um sinal de câncer. A dor não é um sintoma comum do câncer de mama. A dor que geralmente aparece na mama é o resultado de alterações normais que ocorrem em suas mamas.

A maioria dos casos de dor na mama geralmente está associada a sintomas da síndrome pré-menstrual, também conhecida como TPM. No entanto, existem vários outros motivos pelos quais os seios ficam doloridos.

O que causa os seios doloridos?

Geralmente, a dor que você sente na mama não é um sinal de câncer. Algumas das causas que te fazem sentir dores nas mamas, entre outras:

1. Peito grande

Muitas vezes não percebido, o tamanho grande dos seios pode realmente ser uma das causas de seus seios ficarem doloridos. Na verdade, um especialista em medicina interna, dr. Jomo James, disse que essa dor pode irradiar para a área das costas e pescoço.

Essa dor irradiada é causada por uma quantidade adequada de gordura localizada na parte superior do corpo.

O acúmulo de peso na região do tórax também fará com que a postura corporal tenda a se dobrar (lordose) de forma a sustentar o peso. Um sintoma comum em pessoas com lordose é a dor muscular.

Citado da Clínica Mayo, mulheres com seios grandes podem sentir dor nos seios relacionada ao seu tamanho. Eles também podem ter outros problemas, como dores nas costas e nos ombros.

2. Problemas de estrutura da mama

Outra causa de seios doloridos são as alterações que ocorrem nos dutos de leite ou nas glândulas mamárias. Pode ser devido a um cisto mamário, trauma antes da cirurgia mamária ou outros fatores localizados na mama.

3. Menstruação

Para a maioria das mulheres, o ciclo menstrual é a causa de uma miríade de dores nos seios. Esta é uma reação normal aos altos e baixos dos hormônios associados à menstruação. Esse tipo de dor é conhecido como dor cíclica.

"A dor é uma condição comum durante o ciclo menstrual e na TPM, quando a produção de hormônios - como estrogênio e progesterona - aumenta", disse Karthik Ghosh, MD, diretor da clínica de mama da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota.

O aumento dos hormônios estrogênio e progesterona durante a menstruação e no início do trimestre da gravidez costuma causar dor nas mamas.

Relatório da Healthline, dor nos seios devido à TPM diminuirá assim que a menstruação terminar. Enquanto isso, a dor na mama devido à gravidez pode continuar enquanto o hormônio da gravidez progesterona continuar a aumentar durante a gravidez.

4. Menopausa

Entrar na idade da menopausa também é uma das razões pelas quais você sente dor no peito. Nesse momento, os hormônios progesterona e estrogênio continuam a flutuar.

Quando esses hormônios aumentam, o tecido mamário sofre alterações que podem fazer com que os seios fiquem doloridos. A dor na mama pode desaparecer depois que os hormônios se estabilizam e passam pela menopausa.

5. Efeitos colaterais de medicamentos

Medicamentos para a fertilidade e pílulas anticoncepcionais também podem causar dor nos seios. Este efeito colateral também é sentido devido ao uso de medicamentos antidepressivos SSRI (Seletivo SInibidor de recaptação de erotonina).

6. Desequilíbrio de ácidos graxos

O desequilíbrio dos ácidos graxos nas células do corpo pode afetar o tecido mamário para ficar mais sensível à influência dos hormônios de modo que pode causar dor nas mamas.

7. Exercitar muito

Talvez rotina flexões ou levantando pesos que você está fazendo muito pesado. Como resultado, isso pode ser a causa de uma sensação de desconforto na mama, que é semelhante à dor.

Na verdade, o desconforto vem dos músculos peitorais sob a mama sendo puxados. Esses músculos trabalham para alongar e relaxar quando você se exercita muito.

Para superar isso, você pode usar um adesivo ou tomar analgésicos.

8. A atividade de puxar ou levantar algo pesado

Assim como no exercício de alongamento excessivo acima, os músculos peitorais sob seus seios trabalham muito ao puxar ou levantar algo pesado. Mover eletrodomésticos ou móveis pesados ​​em sua casa pode ser doloroso.

Tente pedir ajuda ao levantar ou deslocar coisas pesadas. Dessa forma, o trabalho dos músculos pode ser mais leve e evitar dores.

9. Tamanho incorreto do sutiã

O tamanho incorreto do sutiã pode ser a causa de problemas bastante sérios para os seios, o que pode causar dor.

Se o seu sutiã cotidiano é muito apertado ou copo Se o sutiã for muito pequeno, o aparelho pode empurrar o peito e causar dor.

Vice-versa, se seus seios não tiverem um bom suporte, também conhecido como sutiã frouxo, a gravidade afetará seus seios durante a caminhada.

Isso faz com que seus seios saltem para cima e para baixo e também puxa os músculos peitorais.

Um estudo recente descobriu que um em cada três corredores de maratona reclama de dor no peito. Para aliviar essa dor, escolha um sutiã esportivo que se ajusta ao tamanho do seu busto.

Enquanto tenta, dê alguns pequenos pulos ou corridas no lugar e certifique-se de que nenhum de seus seios esteja caído ou saliente, também conhecido como eles não cabem.

É muito importante escolher um sutiã que suporte adequadamente, especialmente durante os exercícios, especialmente para quem tem seios grandes.

Dessa forma, seus seios ficarão no lugar e evitarão o risco de puxar o tecido muscular peitoral.

Se sentir dores nas mamas que se concentram em apenas uma área e não passam por muito tempo ou até pioram, consulte um médico imediatamente.

Quando você deve ir ao médico?

A maioria das dores nos seios passa por si mesma, independentemente da causa. A dor na mama também pode ser tratada facilmente com analgésicos.

No entanto, se a dor na mama não passar em uma ou duas semanas, ou se piorar, consulte um médico imediatamente. Principalmente se a dor na mama for acompanhada por outros sintomas, como caroço no mamilo, ou sinais de infecção, como vermelhidão e inchaço.

O médico ajudará a fazer um exame clínico para determinar a causa da dor que você sente na mama.