5 várias maneiras de diminuir o alto teor de creatinina no corpo

Durante a contração muscular, o corpo produz um resíduo químico chamado creatinina. Essa substância serve como fonte de energia para os músculos e também avalia a função renal, pois a creatinina deve ser filtrada pelos rins antes de ser excretada na urina. Os níveis de creatinina devem estar sempre em níveis normais para prevenir problemas no corpo. Então, há uma maneira de diminuir os níveis elevados de creatinina?

Por que os níveis de creatinina estão altos?

Níveis elevados de creatinina podem ocorrer devido ao consumo de muitas fontes de proteína, drogas, suplementos e exercícios de alta intensidade. Idealmente, a creatinina deve ser filtrada pelos rins antes de ser excretada na urina. Indiretamente, níveis elevados de creatinina podem ser um sinal de que algo está errado com seus rins.

Quer seja devido à desidratação grave, infecção renal ou outras doenças renais que geralmente ocorrem quando o glomérulo não está funcionando corretamente. Na verdade, o glomérulo renal deve desempenhar um papel no processo de filtragem de substâncias residuais no corpo.

Além disso, diversas doenças como diabetes, gota, distrofia muscular, até doenças autoimunes, também podem afetar o funcionamento dos rins e dos glomérulos, aumentando assim os níveis de creatinina no organismo.

Várias maneiras de diminuir níveis elevados de creatinina

Dada a importância de manter os níveis de creatinina normais, você deve tomar medicamentos como forma de diminuir os níveis elevados de creatinina. Além de usar tratamentos médicos, vários remédios naturais diários também podem ajudar a acelerar a diminuição dos níveis elevados de creatinina, como:

1. Evite tomar suplementos de creatina

A creatinina é um composto natural produzido pelo corpo pela creatina, como fonte de energia para os músculos. Além de ser produzida diretamente pelo corpo, a creatina também pode ser encontrada em suplementos sem receita.

Assim como a creatina que ocorre naturalmente nos músculos, a creatina dos suplementos também pode produzir creatinina. É por isso que não se recomenda tomar suplementos de creatina se tiver níveis elevados de creatinina.

2. Reduza a ingestão de proteínas

Comer muitas fontes de proteína está frequentemente associado a picos rápidos nos níveis de creatinina, como a produção de carne vermelha e laticínios. A razão é que a carne vermelha contém tecido muscular animal que contém naturalmente creatina.

Quando cozido, o calor do fogo irá converter a creatina da carne em creatinina, portanto, aumentará a quantidade no corpo quando ingerida.

3. Coma muita fibra

Além de ajudar o sistema digestivo, comer alimentos fibrosos também é útil como forma de diminuir os níveis elevados de creatinina.

É comprovado por um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, relatado pelo Medical News Today, que as fontes de fibra podem ajudar a acelerar o processo de recuperação de pacientes com doença renal crônica, reduzindo os níveis elevados de creatinina no corpo.

Você pode aumentar a ingestão de fibras de frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos inteiros.

4. Evite exercícios extenuantes

A atividade muscular muito extenuante aumentará a produção de creatinina. Quanto mais e mais tempo os músculos trabalham, maior é a creatinina no sangue. Mas, para aqueles que têm níveis elevados de creatinina, isso não significa que não devam fazer exercícios.

O exercício regular é certamente bom para a saúde do corpo, mas tente escolher o tipo de exercício que se adapta às capacidades do seu corpo. É uma boa ideia evitar temporariamente a prática de esportes ou outras atividades diárias que sejam muito extenuantes, pelo menos até que a creatinina volte aos níveis normais.

5. Preste atenção às necessidades de fluidos

Não subestime as regras para a quantidade de líquido que você deve beber todos os dias, especialmente se estiver gravemente desidratado. Porque a ingestão insuficiente de líquidos pode inibir o funcionamento dos rins. Consulte mais o seu médico para determinar a quantidade de líquido que você deve beber e a melhor hora para consumi-lo.