Funções do cérebro direito e esquerdo, qual é a diferença? -

Você pode ter ouvido ou lido sobre o cérebro direito ou o cérebro esquerdo. Em um conceito popular na sociedade, as pessoas com domínio do lado direito do cérebro tendem a ser mais criativas, enquanto as pessoas com domínio do lado esquerdo tendem a ser mais analíticas e pensar logicamente. Isso está certo? Então, quais são as funções e diferenças do cérebro direito e esquerdo? Aqui está a explicação.

Reconhecer a diferença entre as funções do cérebro direito e esquerdo

O cérebro é um órgão vital e complexo que controla todos os sistemas do corpo humano, desde o pensamento, memória, fala, sentimento, visão, audição, movimentos de braços e pernas, até as funções de outros órgãos do corpo. Esta parte do sistema nervoso consiste em 100 bilhões de neurônios ou células cerebrais pesando até 3 libras ou o equivalente a 1,3 kg em adultos.

Se você examinar a anatomia do cérebro com mais detalhes, verá que esse órgão é dividido em duas partes, ou os chamados hemisférios cerebrais. Em geral, o lado direito do cérebro ou hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo e o lado esquerdo do cérebro ou hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo.

Embora as duas partes do cérebro humano sejam semelhantes, suas funções são diferentes. A diferença na função do cérebro direito e do cérebro esquerdo foi revelada pela primeira vez pelo ganhador do Prêmio Nobel, Roger W. Sperry, por meio de sua pesquisa na década de 1960. Além disso, aqui estão as diferenças na função das duas partes do cérebro:

Cérebro esquerdo

Na maioria das pessoas, o hemisfério esquerdo do cérebro tem funções para regular a linguagem, o raciocínio e a fala. Esta parte do cérebro é freqüentemente associada a coisas lógicas, fatos, números (matemática), para análise.

Portanto, as pessoas com o cérebro esquerdo tendem a ser mais quantitativas e analíticas. Acredita-se que esse grupo de pessoas preste mais atenção aos detalhes e pense usando a lógica.

Se o lado esquerdo do cérebro estiver ferido, a fala e os movimentos do lado direito do corpo geralmente serão afetados. Isso pode ser observado em alguém com lesão no lado esquerdo do cérebro, como um derrame, que costuma causar dificuldades na produção da linguagem ou é chamado de afasia. Danos semelhantes na parte traseira direita do cérebro têm muito menos probabilidade de causar afasia.

cérebro direito

Enquanto isso, o lado direito do cérebro desempenha um grande papel na interpretação de informações visuais e espaciais. Por exemplo, o lado direito do seu cérebro está envolvido quando você faz um mapa ou dá instruções para a estação de ônibus mais próxima.

Esta parte do lado direito do cérebro também está geralmente associada à imaginação, arte, criatividade, expressão de emoções, reconhecimento facial e música. Portanto, alguém que usa predominantemente o lado direito do cérebro tende a ser um pensador livre e criativo.

No entanto, relatado pela Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos, em cerca de um terço das pessoas canhotas, a função da fala pode estar localizada no lado direito do cérebro. Se a lesão cerebral ocorrer no lado direito do cérebro, o movimento do braço e da perna esquerdos, a visão do lado esquerdo e / ou a audição do ouvido esquerdo podem ser afetados.

A importância do cérebro é dividida em duas partes

Pesquisa publicada na revista Neuron em 2017 afirmava que o cérebro seria mais fácil e eficiente se cada parte fosse dedicada a uma tarefa específica.

Também torna mais fácil para o cérebro realizar várias tarefas simultaneamente (multitarefa). Por exemplo, uma parte do cérebro desempenha um papel na fala, depois outra parte no reconhecimento de rostos, lugares, objetos e na manutenção do equilíbrio.

Além disso, existem outras vantagens em dividir os dois lados do cérebro. Por exemplo, estudos humanos também sugeriram que a divisão cerebral é benéfica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, incluindo a influência no QI, na fluência e na capacidade de leitura.

As funções do cérebro direito e esquerdo estão conectadas?

É importante saber que, embora o cérebro seja dividido em várias partes, existe uma comunicação constante entre todas as partes do cérebro. Todas as partes do cérebro que funcionam em harmonia umas com as outras é o que permite que você sinta a vida como ela é agora, ou seja, ser capaz de desempenhar todas as funções simultaneamente.

Os dois lados do cérebro são conectados por um grupo de fibras nervosas chamado corpo caloso, que permite processar e compartilhar dados com eficiência entre diferentes partes do cérebro. Se os dois lados do cérebro não estiverem conectados um ao outro, haverá um distúrbio no processo de transferência de informações no cérebro que terá impacto na vida diária.

Por exemplo, uma pessoa não será capaz de nomear um objeto em sua mão, embora possa reconhecer o objeto. Isso ocorre porque as informações de reconhecimento de objetos originadas do lado direito do cérebro não podem se mover para o lado esquerdo do cérebro, que desempenha um papel na função da linguagem. Assim, ele só será capaz de reconhecer o objeto, mas não poderá nomear o objeto.

Portanto, não é correto dizer que as funções do cérebro direito e esquerdo dos humanos são separadas. Embora ambos tenham seu próprio foco, as duas partes do cérebro devem trabalhar juntas para que você tenha o funcionamento normal do cérebro.

A teoria do domínio do cérebro direito e esquerdo é verdadeira?

O cérebro direito e esquerdo dos humanos têm funções diferentes. No entanto, como explicado anteriormente, as funções dessas duas partes do cérebro permanecem conectadas. Então, basicamente, ambos os lados do cérebro são usados ​​igualmente, um é mais dominante do que o outro.

Além disso, com base em vários estudos posteriores a Sperry, a teoria do domínio unilateral do cérebro não pode ser provada. No entanto, o fato oposto ainda carece de evidências. Com base em um estudo de 2013, testes de imagem por ressonância magnética realizados no cérebro humano mostraram que a atividade cerebral em ambos os lados não estava ligada à personalidade de uma pessoa.

Os pesquisadores concluíram isso após conduzir um estudo com 1.000 jovens com idades entre 7 e 29 anos. No estudo, não houve evidência de predisposição, parcialidade ou dominância em um determinado lado do cérebro.