15 causas de insônia que você pode ter •

Para algumas pessoas, a insônia é familiar, até você mesmo pode ter experimentado isso. A insônia é uma condição em que você tem dificuldade para dormir, geralmente acorda à noite ou acorda muito cedo e não consegue voltar a dormir. Se não for controlada, a insônia pode prejudicar seu humor, causando sérios problemas de saúde. Bem, para superar isso, você precisa saber a causa da insônia que está experimentando.

Várias causas de insônia que você não espera

Relatório da página da Clínica Mayo, insônia severa pode causar complicações, como piorar o desempenho no trabalho e aumentar o risco de acidentes, doenças mentais, hipertensão e doenças cardíacas. Portanto, você não deve subestimar a insônia.

Para superar isso, você e seu médico trabalharão juntos para descobrir a causa de sua dificuldade para dormir. Leat faz com que o médico considere a forma mais adequada de curar a insônia.

A seguir estão algumas das causas da insônia, uma das quais você pode sentir.

1. Idade mais avançada

Quanto mais velha for a idade, aumenta o risco de várias doenças. Um deles são os distúrbios do sono em idosos, como a insônia. Essa condição ocorre porque o ritmo circadiano fica mais fraco com a idade.

Os ritmos circadianos são responsáveis ​​por regular o relógio biológico do corpo, o relógio que regula a hora de dormir e acordar. O enfraquecimento do ritmo circadiano perturba o relógio biológico do corpo e pode ser a razão pela qual você não consegue dormir bem.

2. Tirando uma soneca muito longa

Outra causa de insônia que você pode não esperar, mas é muito comum, é uma soneca longa. É verdade que cochilar traz benefícios para você, como aumentar o estado de alerta, reduzir a fadiga, fazer você se sentir melhor e melhorar a memória.

No entanto, tirar uma soneca muito longa pode causar problemas para dormir à noite. É melhor tirar uma soneca por apenas 10-20 minutos, não mais do que isso. A hora do cochilo também não deve ser depois das 15h.

3. Beba café à noite ou antes de dormir

Muitas pessoas usam o café como remédio para se livrar da sonolência. Isso ocorre porque o café contém cafeína, que é um estimulante ou pode aumentar o estado de alerta.

Embora o café muitas vezes seja um auxiliar para a sonolência durante o dia, consumir essa bebida na hora errada pode ser uma causa de insônia. Os efeitos estimulantes do café podem aparecer 15 minutos após o consumo, e o corpo leva cerca de 4-6 horas para que seus efeitos desapareçam do corpo.

Portanto, não é aconselhável beber café à noite, principalmente antes de ir para a cama. A melhor hora para tomar café é durante o dia.

4. Muitas bebidas com cafeína

Não só na hora errada, mas beber muito café também pode dificultar o sono. O motivo é que, quanto mais café você bebe, maior será sua ingestão de cafeína.

Automaticamente, seu efeito no aumento do estado de alerta será mais forte e, eventualmente, fará com que você tenha problemas para dormir. A ingestão de cafeína para adultos é de 400 mg por dia, ou cerca de 4 xícaras de café.

Se você beber mais de 4 xícaras, não apenas ocorrerá insônia, mas também poderá sentir dores de cabeça, batimentos cardíacos mais rápidos e micção frequente. A cafeína não está apenas contida no café, mas também no chá, refrigerante, bebidas energéticas e refrigerantes.

5. Beba álcool e fume antes de dormir

Não é só o café que afeta seu sono. Álcool e cigarros também estão associados ao sono, pois podem causar insônia. Os cigarros contêm nicotina, que é um estimulante e pode interferir no sono.

Enquanto o álcool, pode fazer você adormecer. No entanto, essa bebida evita que o estágio do sono se torne mais repousante, então é mais provável que você acorde no meio da noite.

O álcool também é um diurético, o que significa que pode fazer você urinar com mais frequência. Os efeitos do álcool podem atrapalhar seu sono no meio da noite, porque você precisa ir e voltar ao banheiro.

6. Fisicamente inativo durante o dia

Não ser fisicamente ativo durante o dia, definitivamente te deixa entediado. Se você não fizer atividades de que goste, pode acabar se sentindo sonolento. Bem, a falta de atividade durante o dia pode fazer você cochilar mais. Como resultado, você pode ter problemas para dormir à noite.

A causa da insônia ocorre com mais frequência em idosos porque, na velhice, a atividade física dos idosos diminui. No entanto, também é possível para você, que ainda é jovem. Especialmente se você estiver de férias prolongadas.

7. Ocupado jogando gadgets antes de dormir

Hoje, telefones celulares, tablets, TVs e outros aparelhos fazem parte da vida de muitas pessoas. Começando por estabelecer comunicação até se entreter com vários jogos.

A função deste versátil gadget infelizmente impossibilita as pessoas de deixarem seus celulares, mesmo jogando-os até a hora de dormir.

De acordo com o site da Cleveland Clinic, existem fatores que fazem do celular a causa da insônia, a saber:

  • A luz azul da tela de um celular / gadget pode suprimir o hormônio melatonina, um hormônio que controla o relógio biológico do corpo. O cérebro vai captar e interpretar a luz como um sinal de que o dia ainda está claro, então você não está com sono. Como resultado, você não consegue dormir à noite.
  • Jogar gadgets torna o cérebro mais ativo. Esse efeito pode tornar o cérebro muito mais ocupado e você mais desperto. Eventualmente, seus olhos ficarão mais difíceis de fechar.
  • Navegar nas redes sociais pelo telefone pode atrapalhar seu sono, pois você pode ficar ansioso ou chateado depois de ler as notícias ou ver a postagem de um amigo que o deixou com ciúmes. Sentir-se chateado e ansioso é o que pode dificultar o adormecimento.

8. Comer muito à noite

Comer antes de dormir é um exemplo de má alimentação. Além disso, se a comida que você gosta é grande o suficiente para encher o estômago.

Este estômago cheio não o faz dormir confortavelmente. Por outro lado, comer imediatamente pode facilitar o aumento do ácido gástrico para o esôfago. Como resultado, seu estômago pode sentir azia ou uma sensação de queimação no peito.

Esse distúrbio vai piorar se a comida que você come tiver gosto de picante. É por isso que comer demais pode levar à insônia da qual você pode nem estar ciente. Se você comer à noite, certifique-se de dar um intervalo de cerca de 2 a 3 horas.

9. Diferentes horas de sono nos dias de semana e feriados

Seu corpo precisa de consistência. Se você mantém o mesmo horário de sono durante a semana, mas se acostuma a ir para a cama tarde nos fins de semana, não espere poder fechar os olhos facilmente.

A condição, apelidada de “jet lag social” por especialistas, ocorre porque você está efetivamente forçando seu corpo a alternar entre dois fusos horários diferentes a cada semana.

Você pode experimentar o jet lag ao viajar para dois lugares com fusos horários diferentes, fazer horas extras ou trabalhar em turnos alternados.

10. Você está estressado

Todos os dias, você enfrenta muitas coisas, incluindo estresse. Você pode estar estressado com o trabalho, trabalho escolar, saúde, finanças, para a família. A existência de estresse o torna mais preparado para enfrentar vários tipos de problemas. No entanto, nem todos conseguem lidar facilmente com o estresse.

O estresse difícil de lidar pode ser a causa da insônia. A razão é que, para conseguir dormir bem, seu cérebro e corpo devem estar calmos e relaxados. Enquanto isso, quando estressado, seu cérebro se torna muito ativo e isso torna difícil para você fechar os olhos.

Estresse e insônia estão inter-relacionados. Você achará difícil dormir bem quando estiver estressado. Então, você ficará mais estressado devido à insônia.

11. Menos exposição ao sol

O relógio biológico do seu corpo pode enfraquecer porque você não está exposto ao sol. Você precisa saber que a luz desempenha um papel importante na regulação dos ritmos circadianos, na produção de hormônios e na manutenção dos ciclos do sono.

Nos idosos menos expostos à luz solar, a qualidade do sono torna-se muito ruim. Essa condição também pode acontecer com você, principalmente se você só muda de casa, por isso a possibilidade de exposição ao sol é muito pequena.

12. Ter uma doença mental

A causa mais comum de insônia é a doença mental. Pessoas com transtornos de ansiedade, depressão e PTSD podem ter dificuldade em adormecer, dormir bem ou acordar muito cedo e ter problemas para voltar a dormir.

Essa condição ocorre devido ao seu mau humor, trauma e medo que surge na hora de dormir, e o cérebro fica ocupado pensando em coisas negativas porque se sentem muito ansiosos.

13. Efeitos colaterais de certos medicamentos

Todo medicamento tem efeitos colaterais, um dos quais pode causar problemas para dormir. Existem vários medicamentos que podem causar insônia, como antidepressivos, medicamentos para asma e medicamentos para hipertensão prescritos por médicos.

Além disso, também existem medicamentos que você pode comprar sem receita médica e que fazem com que você tenha problemas para dormir, a saber, analgésicos, anti-histamínicos, remédios para resfriado e remédios para perder peso.

14. Você tem uma doença crônica

Ter uma doença crônica pode ser a causa da insônia. Por exemplo, em pessoas com câncer, os sintomas de dor na parte afetada do corpo dificultam o sono.

Alguns exemplos de doenças crônicas que podem causar problemas para dormir incluem:

  • Diabetes (a incapacidade do corpo de regular o açúcar no sangue permanece normal).
  • Artrite (inflamação das articulações).
  • Doenças que atacam os nervos e o cérebro, como o mal de Parkinson e o mal de Alzheimer.
  • Asma (inflamação do trato respiratório).

15. Tem um distúrbio do sono

Os distúrbios do sono são a causa mais comum de insônia. Primeiro, a apnéia do sono, que pode fazer uma pessoa parar de respirar por alguns segundos durante o sono. Essa condição faz com que o sofredor acorde ofegante e em choque. Muitas vezes, eles têm dificuldade em voltar a dormir ou leva muito tempo para voltar a dormir.

Em segundo lugar, a síndrome das pernas inquietas, que causa coceira, queimação e sensação de formigamento nas pernas, fazendo com que elas movam constantemente as pernas e acordem do sono. Esses sintomas continuarão a aparecer e desaparecerão com o tratamento adequado.