10 causas simultâneas de tontura e náusea e como superar

Você pode ter sentido tonturas ou náuseas durante as atividades. Essa condição pode acontecer com qualquer pessoa, até mesmo pessoas saudáveis, e geralmente é causada por coisas simples, como desidratação, falta de sono e outras causas. No entanto, e se ambos ocorrerem simultaneamente? Esta condição é perigosa e como tratá-la?

Qual é a conexão entre tontura e náusea?

Tontura é um termo usado para descrever uma variedade de sensações, como sensação de tontura, tontura, tontura e, às vezes, acompanhada por uma sensação de fraqueza e instabilidade, como vontade de desmaiar. Enquanto isso, a náusea é uma sensação desagradável no estômago que causa a vontade de expelir o conteúdo do estômago pela boca (vômito).

Tontura ou náusea podem ocorrer individualmente por vários motivos, mas costumam ocorrer juntos. O motivo, o sistema nervoso do cérebro que provoca tonturas e náuseas estão interligados.

De acordo com a Vestibular Disorder Association, uma das causas da tontura é uma mudança repentina ou temporária na atividade dos sensores de equilíbrio no ouvido interno ou sensores de equilíbrio que estão conectados a certas partes do cérebro. A parte do cérebro que processa essa atividade sensorial é a mesma que controla os músculos abdominais e desempenha um papel no desencadeamento de náuseas e vômitos, portanto, tonturas podem ocorrer junto com náuseas.

As causas de tontura e náusea aparecem juntas

A tontura pode ser causada por várias coisas. O mesmo ocorre com a náusea. Essa sensação de vontade de vomitar pode indicar uma variedade de problemas de saúde. Enquanto isso, se tontura e náusea ocorrerem juntas, as causas mais prováveis ​​são:

1. Enxaqueca

A enxaqueca é um ataque de dor de cabeça severo que parece latejar forte ou na forma de dor extrema, como ser atingido por um objeto duro. Os ataques de enxaqueca geralmente duram muito tempo, podem durar horas e podem se repetir por dias. A enxaqueca geralmente atinge apenas uma parte da cabeça.

Tonturas e náuseas intensas são sintomas comuns da enxaqueca. Esses dois sintomas costumam aparecer juntos porque a enxaqueca é classificada como um distúrbio nervoso (neurológico). Os ataques de enxaqueca causam distúrbios no sistema nervoso central do cérebro, interrompendo assim a transmissão de sinais ao sistema digestivo. Como resultado, quando você tem enxaqueca, também pode sentir tonturas e náuseas ao mesmo tempo.

2. Enjôo

O enjoo pode ocorrer quando você viaja de carro, avião, navio ou trem. Essa condição ocorre quando o sistema nervoso central recebe mensagens diferentes do sistema visual (olhos) e do sistema vestibular no ouvido interno.

Por exemplo, quando você está viajando de carro enquanto lê um livro, o ouvido interno e os receptores de pele detectam o movimento de um carro em movimento. No entanto, seus olhos veem apenas as páginas do livro que você está lendo. Como resultado dessas diferentes mensagens, a parte do cérebro que recebe esse sinal estranho causará tonturas e náuseas, além de dificuldade para manter o equilíbrio.

3. Gravidez

A gravidez é uma causa de tonturas e náuseas que podem ocorrer nas mulheres. Isso ocorre devido a um aumento no hormônio HCG (gonadotrofina coriónica humana) no início da gravidez que pode fazer com que as mulheres experimentem enjoo matinal, que é uma condição caracterizada por sentir tonturas e náuseas pela manhã.

4. Vertigem

A vertigem é uma forte dor de cabeça que faz com que o paciente sinta como se estivesse flutuando ou girando (kliyengan), perdendo o equilíbrio. A causa é um distúrbio no ouvido interno, que funciona para regular o equilíbrio do corpo. Distúrbios do ouvido interno podem ocorrer devido a um traumatismo craniano ou infecção no ouvido.

O ouvido interno danificado não consegue enviar sinais ao cérebro como deveria. Como resultado, os sinais dados ao cérebro tornam-se contraditórios, o que causa tonturas, vertigens e náuseas.

5. Infecções gastrointestinais

Infecções gastrointestinais, como vômitos, podem causar tonturas e náuseas. Esses dois sintomas aparecem porque os germes causadores de doenças (vírus, bactérias ou parasitas) danificam o trato digestivo para torná-lo inflamado.

Enquanto o sistema imunológico trabalha para combater a infecção, a inflamação que ele produz pode causar náuseas. Náuseas e vômitos intensos continuamente podem causar tontura porque o corpo está desidratado.

6. Problemas psicológicos

Tonturas e náuseas podem ser sintomas de vários problemas psicológicos, como estresse, transtornos de ansiedade ou ataques de pânico. Acredita-se que isso seja porque a parte do cérebro que desempenha um papel na causa desses dois sintomas interage com a área do cérebro que é responsável pelos problemas psicológicos. Assim, ambos podem ocorrer quando você experimenta transtornos de estresse ou ansiedade.

7. Consumo de álcool

Consumir muito álcool pode causar tontura, que geralmente é acompanhada de náusea. O motivo é que o álcool que você consome pode afinar o sangue, o que pode alterar o equilíbrio de fluidos no ouvido interno.

8. Certos medicamentos

Além do álcool, o consumo de certas drogas também pode causar efeitos colaterais, como tontura e náusea, especialmente se essas drogas afetarem a função cerebral. Alguns desses medicamentos, a saber, antidepressivos, anticonvulsivantes, pressão arterial, antipsicóticos, antiinflamatórios e alguns antibióticos.

9. Níveis baixos de açúcar no sangue

Níveis baixos de açúcar no sangue (hipoglicemia) podem causar uma variedade de sintomas, incluindo náuseas e vômitos. Esta condição é geralmente experimentada por diabéticos que tomam muitos medicamentos

Enquanto isso, os diabéticos também podem apresentar baixo nível de açúcar no sangue devido ao consumo de muitos medicamentos para diabetes. No entanto, a baixa de açúcar no sangue também pode ocorrer em pessoas que não têm diabetes.

10. Tumor cerebral

Em condições mais graves e graves, tonturas e náuseas podem ser um sinal de que você tem um tumor cerebral. Quando um tumor cresce no cérebro, ele pode pressionar o tecido cerebral ou bloquear o fluxo de fluido dentro do cérebro.

Essa condição pode causar aumento da pressão dentro do crânio, chamado aumento da pressão intracraniana (PIC). O efeito dessa condição é que vários sintomas aparecem, incluindo náuseas, vômitos, tonturas e dores de cabeça.

Como lidar com tonturas e náuseas?

O tratamento de náuseas e tonturas associadas pode ser diferente para cada pessoa. Isso depende da condição que o está causando. Se a causa for resolvida, os dois sintomas que você experimenta podem diminuir.

Por exemplo, se sentir tonturas e náuseas devido a enxaquecas, pode ser necessário tomar medicamentos para enxaquecas, como paracetamol ou ibuprofeno. Além disso, você também pode tentar outras maneiras de tratar a enxaqueca, como beber muita água, descansar o suficiente e praticar exercícios regularmente.

No entanto, se você tiver ambas as condições devido aos baixos níveis de açúcar no sangue, pode tentar aumentar a ingestão de carboidratos ou consumir alimentos e bebidas açucaradas, como sucos de frutas, refrigerantes ou doces. Você também pode precisar de outro tratamento médico para ajudar a superar o problema.

Entretanto, se ocorrerem tonturas e náuseas devido ao consumo destes medicamentos, interromper ou ajustar a dosagem dos medicamentos pode ser a solução. Certifique-se de falar com seu médico se você suspeitar disso.

Além dos mencionados acima, conforme relatado pela Mayo Clinic, você também pode tomar alguns medicamentos que aliviam a vertigem, tontura e náusea, como anti-histamínicos ou anticolinérgicos. No entanto, certifique-se sempre de consultar o seu médico primeiro, quer precise desses medicamentos ou não.

Condições que exigem tontura e náusea precisam consultar um médico

Geralmente, os sintomas de tontura acompanhados de náusea não são uma condição séria. Esses sintomas podem diminuir quando a condição desencadeadora passa, como enjôo. No entanto, essa condição também pode ser um sinal de que você tem um distúrbio grave que requer atenção médica para tratá-lo.

Você deve consultar um médico se a reclamação persistir por vários dias, não passar e começar a atrapalhar suas atividades diárias. Além disso, consulte também um médico se seus novos sintomas aparecerem por um tempo, mas forem muito pesados ​​e forem acompanhados pelos seguintes sintomas adicionais:

  • Torcicolo.
  • Dormência, formigamento ou até paralisia em uma parte do corpo.
  • Mudanças na fala ou de repente tornam-se indistintas.
  • Dificuldade em caminhar.
  • convulsões.
  • Mudanças repentinas na audição.
  • Mudanças de visão ou visão dupla.
  • Desmaiar.
  • Acabei de sofrer um ferimento na cabeça.
  • Dor no peito.
  • É difícil respirar.
  • Batimento cardíaco rápido ou irregular.

Nessa condição, o médico realizará vários testes para diagnosticar se os sintomas que você está experimentando estão relacionados a certos distúrbios ou doenças. Os médicos também podem recomendar o que deve ser evitado e como deve ser o tratamento principal. Consulte um médico para saber o tipo de exame e tratamento adequado para sua condição.