Os parabenos tornaram-se um assunto muito discutido no mundo da beleza e da saúde nos últimos anos. Muitas pessoas pensam que o conteúdo pode ter efeitos nocivos para a saúde. Então, e os fatos?
O que são parabenos?
Os parabenos são um grupo de substâncias químicas utilizadas como conservantes em produtos cosméticos e farmacêuticos. O objetivo da adição é ajudar a prevenir a formação de mofo e bactérias e manter a qualidade do produto.
Em termos químicos, os parabenos são conhecidos como para-hidroxbenzoato. Os tipos mais usados em produtos cosméticos são metilparabeno, propilparabeno e butilparabeno.
Muitos produtos de cuidados contêm parabenos, incluindo xampus, géis de barbear, lubrificantes, produtos farmacêuticos, maquiagem, loções e pastas de dente.
Essas substâncias podem ser absorvidas pela pele e também podem entrar no corpo quando você toma medicamentos ou alimentos e bebidas que as contenham. Os parabenos que entram podem ser liberados de volta pelo corpo rapidamente.
Equívocos sobre parabenos
Antigamente, essa substância era considerada um agente xenoestrogente, substância cuja estrutura química é semelhante à do estrogênio. O estrogênio é frequentemente associado à multiplicação de células cancerosas ou não cancerosas na mama.
A partir dessas informações, considera-se que os produtos com parabenos aumentam o risco de câncer de mama. Além disso, acredita-se que esta substância também causa reações alérgicas, atividade estrogênica e sensibilidade à exposição ao sol.
Então, em 2004, pesquisadores do Reino Unido Philippa Dabre, Ph.D, descobriram que a presença de parabenos em tumores de mama é perigosa. A partir desse estudo, a equipe de pesquisa sugeriu limitar o uso dessa substância em cosméticos.
A notícia também chegou aos ouvidos dos consumidores. Como resultado, as vendas de cosméticos diminuíram e a empresa sofreu prejuízos. Então, eles finalmente começaram a produzir cosméticos orgânicos sem para-hidroxbenzoato.
No entanto, até o momento, não há pesquisas que realmente comprovem que essa substância pode causar câncer e outras doenças diretamente.
Os parabenos em cosméticos devem ser evitados?
Claro, qualquer coisa em excesso não é bom e pode prejudicar o corpo. No entanto, a pequena quantidade de parabenos em seu produto não prejudicará sua saúde.
Em 1984, a organização Cosmetic Ingredient Review afirmou que os parabenos eram ingredientes seguros para uso em produtos cosméticos.
No entanto, após pesquisa em 2004, a Cosmetic Ingredient Review conduziu outro estudo em 2005 para provar seu impacto na saúde.
Muitos estudos em bebês e mulheres descobriram que níveis muito baixos de parabenos no produto não causam câncer nem prejudicam a saúde.
Essa substância pode ser absorvida pelo corpo de duas maneiras: pela pele e pela boca. Cosméticos, produtos de beleza e tratamentos têm parabenos que entram no corpo através da pele.
Depois disso, os parabenos são completamente metabolizados antes de entrarem no sistema circulatório e serem excretados na urina. A conclusão é que é improvável que uma substância em pequenas doses em produtos para a pele possa causar câncer.
Então, produtos parabenos são oficialmente considerados seguros ou não?
Muitas organizações internacionais pesquisaram os efeitos dessas substâncias na pele. Nos Estados Unidos, a American Cancer Society e o FDA analisaram os parabenos de uma perspectiva experimental e de tratamento.
Eles afirmam que os cosméticos com parabenos não interferem na saúde nem causam câncer de mama.
Você não precisa se preocupar com essa substância em produtos de cuidados. Outra organização, a Health Canada, o FDA no Canadá, também declarou que não havia evidências de uma associação entre parabenos e câncer de mama.
Cosméticos com parabenos não prejudicam apenas os consumidores, como se acreditava. Produtos que contêm conteúdo orgânico também contêm esse produto químico.
Alimentos como soja, nozes, linho, frutas, mirtilos, cenouras e pepinos também produzem parabenos. Mas não há necessidade de se preocupar com esses produtos químicos.
Os parabenos são apenas produtos químicos comuns encontrados em cosméticos, sem os riscos à saúde que foram mencionados até agora. Assim, você não precisa se preocupar muito com seu uso em produtos de beleza.
No entanto, você ainda precisa ter cuidado, porque o uso de produtos parabenos em pessoas com pele sensível pode apresentar sinais de irritação, como coceira ou vermelhidão. Se isso acontecer, é melhor interromper o uso ou entrar em contato com um dermatologista.