6 maneiras fáceis de despertar o apetite •

A falta de apetite é um problema incômodo para as pessoas que estão abaixo do peso ou que estão constantemente perdendo peso indesejado. Você entende muito bem como é importante comer uma variedade de alimentos para manter a saúde, seja para recuperar o peso ideal ou pelo menos evitar que o peso atual diminua ainda mais.

A falta de apetite pode ser um efeito colateral dos medicamentos que você está tomando, porque você está sob estresse ou sob estresse, ou porque acabou de se recuperar de uma doença. A preguiça de comer também pode vir de alimentos que não são saborosos. Ou, na maioria dos casos, com preguiça de cozinhar ou encontrar comida para comer. Não importa o motivo, se você estiver abaixo do peso, aumentar o apetite acabará por levar a uma saúde melhor.

Como aumentar o apetite se você tem preguiça de comer?

Você pode se forçar a comer, mas isso só aumentará o estresse. Portanto, continue lendo este artigo para descobrir maneiras fáceis e divertidas de aumentar seu apetite. Nota: Também é um bom conselho para os idosos se acostumarem a comer um pouco mais.

1. Faça da hora das refeições um momento de reunião

Comer sozinho ou comer em sua mesa pode deixá-lo sozinho. É cansativo tentar fazer um prato de comida para você. É ... um pouco triste, não é?

Lute contra esse sentimento levando um colega de trabalho para almoçar - ou aceitando o convite de um colega para almoçar desta vez? - ou convide sua família e amigos próximos para jantar em sua casa neste fim de semana e experimente novas receitas. Reserve um tempo para jantar com sua família, se possível, ou junte-se a um grupo de reunião social em sua comunidade para fazer da hora das refeições um momento que você sempre desejou.

2. Coma mais frequentemente em pequenas porções

Um prato grande de arroz e acompanhamentos pode parecer difícil para você terminar em uma refeição, mas a ideia de “lanchar” pode ser muito tentadora para simplesmente deixá-la ir. Então, em vez de se forçar a comer três grandes refeições em um dia, lanche em 6-7 porções de lanches ao longo do dia. Porções menores de comida também são mais fáceis de preparar.

"Evite calorias vazias, como biscoitos, batatas fritas, açúcar e refrigerantes", diz Kathleen Zelman, RD, diretora de nutrição da WebMD. “Conforme você envelhece, precisa de menos calorias, mas suas necessidades nutricionais serão maiores. Portanto, quanto mais preguiça você for para comer, mais densa será a sua alimentação em nutrientes. ” Escolha alimentos ricos em calorias e nutrientes, como manteiga de amendoim natural, frutas secas, nozes, smoothies caseiros feitos de frutas frescas, iogurte e leite, queijo, abacate e legumes. Adicione seu molho favorito, molho, queijo ralado ou derretido, manteiga ou molho para cobrir purê de batata, arroz ou macarrão, para aumentar a ingestão de calorias.

As calorias que você consome comendo lanches dessa maneira aumentarão, mas não serão acompanhadas pela sensação de estômago "inchado" e sonolento que está sempre presente após cada refeição grande.

3. Certifique-se de que sua comida favorita esteja sempre em estoque

Você descobrirá que é mais fácil comer mais quando se depara com alimentos de que realmente gosta, portanto, certifique-se de manter um estoque de seus lanches favoritos ao alcance.

Encha a geladeira e a despensa com seus ingredientes favoritos para ter comida sempre pronta. Se você não tiver vontade de ir ao supermercado ou mercado, peça a um membro da família, babá / governanta ou amigo para comprar algumas de suas comidas favoritas. Os serviços de entrega local ou online podem tornar mais fácil para você comprar mantimentos e recebê-los até mesmo no mesmo dia. Ao cozinhar, prepare grandes porções para dividir nos próximos dias ou troque o almoço com colegas de trabalho.

Manter suas receitas fáceis favoritas em um diário também pode ajudá-lo quando você precisar de ideias culinárias.

4. Tornar a comida mais interessante

Se você não está com fome porque a comida parece ou tem gosto insípido, tente encontrar maneiras de torná-la mais saborosa. Comemos com os olhos, então organize seu prato o mais empolgante possível com uma variedade de alimentos e nuances de Como cozinhar vegetais para não perder seus nutrientes. Experimente combinar alimentos com duas ou três cores diferentes, como pedaços de brócolis ou pimenta vermelha na massa, ou simplesmente colocar alguns raminhos de salsa no prato. Comer alimentos de várias cores também garante que você receba todos os nutrientes de que precisa.

Se você está tendo problemas para mastigar ou engolir os alimentos, pode ser útil mudar o físico de seus alimentos. Você pode picar carnes e vegetais crus em pedaços menores para torná-los mais fáceis de mastigar. Adicione líquidos (caldos ou laticínios) e bata a comida, tornando-a mais fácil de engolir, ou coma alimentos macios como sopas, iogurte e frutas de polpa macia. O sentido do olfato também desempenha um papel importante no apetite. Embora para algumas pessoas a comida fria seja mais apetitosa, em alguns casos, aquecê-la fará com que tenha um cheiro melhor e pode fazer você sentir fome. É tudo uma questão de gosto individual, então você precisa decidir o que é mais apetitoso para você.

Como nosso olfato e paladar geralmente diminuem com a idade, você também pode notar que o gosto dos alimentos não é tão bom quanto antes. Melhore o sabor dos alimentos adicionando especiarias ou temperos para enriquecer o sabor natural dos alimentos. Talvez uma gota ou duas de molho de pimenta, Tabasco ou Sriracha. Outros intensificadores de sabor, como vinagre, suco de limão e mostarda, também podem adicionar dimensão ao sabor. Não adicione sal - a maioria das pessoas já tem muito sódio na dieta. Se você tem pressão alta, deve conversar com seu médico sobre o consumo de sal ou a escolha de um substituto do sal.

Adicionar variedade à sua dieta pode ajudar a tornar a comida mais atraente também. Experimentar com frequência novas receitas ou novos tipos de alimentos é uma boa maneira de aumentar o apetite.

5. Beba água entre as refeições, não durante as refeições

Beber água antes e durante as refeições pode reduzir a quantidade de comida que você ingere, pois é perturbada pelo volume adicionado de líquidos. É bom desfrutar de uma bebida durante a refeição, mas tome apenas alguns goles para se concentrar na comida. Em seguida, beba água ou chupe cubos de gelo entre as refeições. Você também pode fazer seu próprio smoothie de frutas delicioso (adicione mais calorias ao seu smoothie com uma colher de manteiga de amendoim ou proteína em pó).

6. Exercício

Queimar calorias por meio de exercícios pode parecer contra-intuitivo. Como os exercícios podem realmente aumentar seu apetite, em vez de apenas deixá-lo cansado e sem inspiração?

Na verdade, o exercício físico ajuda a estimular o apetite. A atividade física libera substâncias químicas no cérebro que podem melhorar seu humor e estimular o apetite. Faça pelo menos 30 minutos de exercícios cardiovasculares por dia e inclua treinamento de força voltado para todos os seus principais grupos musculares, duas vezes por semana. Mesmo que você caminhe apenas 10 minutos por vez, duas ou três vezes por dia, essa atividade física leve pode aumentar sua vontade de comer mais.

LEIA TAMBÉM:

  • 7 alimentos com baixo teor de carboidratos, mas com enchimento
  • 7 posturas básicas de ioga que os iniciantes devem dominar
  • 12 alimentos para melhorar a saúde do cabelo