Os lábios vaginais das mulheres são maiores do que o normal, é normal?

A forma física do corpo nem sempre é basicamente a mesma de uma pessoa para outra. Sem perceber, isso também acontece com os lábios ou lábios da vagina de uma mulher. Na maioria das mulheres, o formato e o tamanho dos lábios vaginais geralmente não são simétricos. Quando os lábios vaginais aumentam de tamanho, isso é chamado de hipertrofia labial ou alargamento labial. Então, isso é considerado normal ou realmente perigoso para a saúde? Descubra a resposta por meio da seguinte revisão.

O que é hipertrofia labial ou alargamento labial?

Os lábios vaginais são dobras de pele que formam a vulva do lado de fora da genitália feminina. Os lábios vaginais têm duas partes distintas, a saber, os grandes lábios (lábios vaginais externos), que são mais grossos e um pouco gordurosos, e os pequenos lábios (lábios vaginais internos), que são mais finos e menores. A função dos lábios é proteger o clitóris e outros órgãos vaginais internos de pequenos objetos que podem entrar, como insetos ou sujeira.

Assim como outras partes do corpo, o tamanho e o formato dos lábios vaginais geralmente não são simétricos. Um lado dos lábios pode ser maior, mais espesso ou mais longo que o outro. Isso é normal e nada a temer.

Quando os lábios vaginais se expandem ou crescem mais do que seu tamanho original, essa condição é conhecida como hipertrofia labial. O aumento dos lábios pode ocorrer nos grandes e pequenos lábios. Os grandes lábios aumentados são conhecidos como hipertrofia dos grandes lábios. Enquanto isso, se os pequenos lábios estiverem aumentados ou projetando-se dos grandes lábios, isso é chamado de hipertrofia dos pequenos lábios.

O que causa o aumento dos lábios?

Infelizmente, a causa do aumento dos lábios ou hipertrofia labial não é conhecida ao certo. Porque, existem algumas mulheres que nascem naturalmente com grandes lábios ou formas irregulares.

No entanto, o aumento dos lábios pode ser causado por alterações no hormônio estrogênio no corpo, que aumenta devido a várias condições. Geralmente, isso ocorre durante a puberdade, após o parto ou como resultado do envelhecimento. Mas você não precisa se preocupar, o aumento dos lábios não é causado por masturbação frequente ou um sinal de uma infecção sexualmente transmissível.

A hipertrofia labial é mais comum nos pequenos lábios. É caracterizada pela camada dos pequenos lábios estendendo-se para fora da camada dos grandes lábios. Em condições normais, os pequenos lábios parecerão aumentados ou inchados durante a relação sexual devido à influência da estimulação sexual. Se a condição de seus lábios dilatados não puder voltar ao tamanho normal, consulte um médico imediatamente.

Sinais e sintomas de lábios vaginais dilatados

A maioria das mulheres geralmente não sente nenhum sintoma ao apresentar lábios dilatados. No entanto, os pequenos lábios são mais sensíveis do que os grandes. É por isso que os pequenos lábios aumentados podem causar desconforto se não forem tratados.

Os sinais e sintomas de hipertrofia labial são os seguintes:

  • Difícil de limpar os lábios. Durante a menstruação, os lábios dilatados dificultam a limpeza dos órgãos íntimos. Se não for tratada, essa condição pode evoluir para uma infecção crônica.
  • Irritação. O aumento dos lábios geralmente causa desconforto quando a superfície dos lábios entra em contato com a roupa íntima. A fricção constante pode fazer com que a pele da área íntima se torne áspera e irritada.
  • Doloroso. O tamanho aumentado dos lábios geralmente pressiona a área dos órgãos íntimos, causando dor durante as atividades. Alguns exemplos são ao andar de bicicleta, fazer preliminares ou fazer sexo.

Tratamento para tratar grandes lábios

Os lábios vaginais dilatados não precisam de nenhum tratamento se não interferirem nas atividades diárias, inclusive durante as relações sexuais. No entanto, se a vagina ficar dolorida e perturbadora, consulte imediatamente um médico.

Seu médico pode sugerir que você execute um procedimento de labioplastia ou cirurgia nos lábios. Durante a cirurgia, o médico removerá o excesso de tecido dos lábios e restaurará a forma dos lábios ao tamanho original. Assim como outros tipos de cirurgia, labioalasty também tem alguns efeitos colaterais, como alergia a anestésicos, infecção, sangramento e cicatrizes.

Após a operação, você pode sentir inchaço, hematomas e dor nos lábios por várias semanas. No entanto, você não precisa se preocupar. Mantenha sua área íntima limpa usando calças largas e evitando atividades que possam causar atrito na área genital.