Qualquer pessoa pode sentir cólicas estomacais. Cólicas estomacais podem ser um sinal de certas condições médicas, como constipação, síndrome do intestino irritável, gastrite, tensão muscular ou desidratação. Em algumas mulheres, as cólicas abdominais costumam ocorrer durante ou antes da menstruação. Normalmente cólicas estomacais não são uma condição preocupante, mas você ainda precisa fazer algo a respeito. Principalmente se as cólicas não desaparecerem. Existem várias maneiras de lidar com as cólicas estomacais que você pode fazer em casa.
Como lidar com cólicas estomacais em casa
Existem várias maneiras de lidar com as cólicas estomacais que você pode fazer em casa com ingredientes naturais. Alguns remédios caseiros tratam a causa das cólicas estomacais e relaxam os músculos abdominais contraídos.
Se você sentir cólicas estomacais durante a gravidez, converse com seu médico antes de tentar qualquer remédio caseiro. Alguns remédios caseiros podem não ser seguros durante a gravidez.
Aqui estão alguns ingredientes naturais que podem ser uma maneira de lidar com as cólicas estomacais em casa.
1. Canela
A canela contém antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de irritação e danos ao trato digestivo. Alguns dos antioxidantes contidos são eugenol, cinamaldeído e linalol.
Além disso, a canela também pode ajudar a reduzir os arrotos, a flatulência, o inchaço e as cólicas. A canela também pode neutralizar o ácido do estômago para reduzir a azia e a indigestão.
Você pode adicionar canela em pó ou canela inteira ao seu cozimento. Se você gosta de beber chá, também pode misturar canela com água fervente para fazer o chá. Faça isso 2 ou 3 vezes ao dia para se livrar das cólicas estomacais.
2. Cravo
O cravo contém substâncias que ajudam a reduzir os gases no estômago e a aumentar as secreções gástricas. Isso pode acelerar a digestão lenta, o que pode reduzir a pressão e as cólicas estomacais.
Você pode misturar 1 ou 2 colheres de chá de cravo em pó com 1 colher de chá de mel uma vez por dia antes de ir para a cama.
3. Água de coco
Beber 2 copos de água de coco a cada 4-6 horas pode ser uma maneira de lidar com as cólicas estomacais. Isso ocorre porque a água de coco é rica em potássio e magnésio, o que pode reduzir os sintomas de mal-estar estomacal, incluindo cólicas estomacais, dores e espasmos musculares.
4. Outros tratamentos
- Compressa quente. Comprima o estômago com uma toalha umedecida em água quente. Isso pode ajudar a relaxar os músculos abdominais.
- A massagem abdominal pode ajudar a aliviar os músculos contraídos.
- Beba chá de camomila, que pode aliviar as dores de estômago e tratar as cólicas. Também é considerado um remédio caseiro para flatulência.
- Se as cólicas estomacais forem causadas por desidratação, reponha os eletrólitos perdidos bebendo uma bebida esportiva ou comendo uma banana. No entanto, se você tiver histórico de insuficiência renal, consulte primeiro o seu médico.
- Se as cólicas estomacais forem causadas por tensão muscular, reduza a atividade física e descanse os músculos abdominais primeiro.
Como lidar com cólicas estomacais com drogas
Se os remédios caseiros não funcionarem ou piorarem, você pode tomar analgésicos de venda livre. Os analgésicos comumente usados são ibuprofeno ou paracetamol (paracetamol).
Tome esses medicamentos de acordo com a dosagem listada na embalagem do medicamento. Conheça também os possíveis efeitos colaterais dessas drogas. O ibuprofeno e medicamentos semelhantes podem causar úlceras estomacais e danos aos rins se ingeridos em excesso.
Enquanto o paracetamol ingerido em excesso pode causar danos ao fígado e até mesmo insuficiência hepática. Se você acha que precisa tomar mais destes medicamentos do que a dose recomendada, você deve primeiro consultar o seu médico.
As cólicas estomacais às vezes são causadas pelo ácido gástrico, que causa gastrite. Nesse caso, um antiácido ou inibidor da bomba de prótons (IBP) pode ser usado como uma forma de lidar com as cólicas estomacais e reduzir o ácido estomacal.
Se os métodos mencionados acima não aliviarem as cólicas estomacais, consulte imediatamente um médico para o tratamento e diagnóstico adequados.