Muitas pessoas reclamam que os dentes do siso ou do siso doem. A dor pode variar de sintomas leves a fortes. Quais são os sinais e as causas dos dentes do siso doloridos, também conhecidos como impactação?
Causas da dor de dente do siso
Os dentes do siso são os últimos dentes a crescer em nossa boca. Esse dente é posicionado na ponta ou na parte de trás de todos os dentes. Esses molares geralmente crescem quando você tem 17-25 anos de idade.
Geralmente, cada pessoa tem quatro dentes do siso. Sua posição é na parte superior direita, superior esquerda, inferior direita e inferior esquerda. No entanto, nem todo mundo tem dentes do siso nessas 4 posições. Algumas pessoas nem mesmo crescem. Isso também é influenciado por fatores genéticos ou hereditários de cada um.
Quando os dentes do siso aparecem, eles geralmente não crescem para cima, mas, em vez disso, rasgam outra parte da gengiva. Bem, esta condição é chamada de impactação.
Este dente impactado pode aparecer em várias direções. Alguns crescem inclinados para a frente, para os lados, não saem perfeitamente, e alguns até estão completamente embutidos na mandíbula. Isso pode ocorrer porque a posição dos dentes da semente não é reta, a falta de espaço para esses dentes pode ser causada por uma mandíbula pequena, hereditariedade, entre outros.
Esse processo de dentição geralmente causa dor porque os dentes do siso podem atingir os dentes à sua frente. Como resultado, essa impactação pode causar inflamação das gengivas ao redor dos dentes, dor causada por infecção que se estende às bochechas, dor na mandíbula e até dificuldade em abrir a boca.
A posição dos dentes que crescem para os lados também pode fazer com que o alimento escorregue frequentemente entre os dentes do siso e os molares da frente, de modo que os molares da frente correm o risco de cáries. Se o orifício atingir o nervo do dente, a dor pode ser muito dolorosa.
Os dentes do siso que crescem perfeitamente também apresentam risco de cárie, pois sua posição na extremidade dificulta a limpeza e, portanto, há risco de cárie. Mas nem todos os dentes do siso têm problemas, também existem dentes que crescem perfeitamente. A dor aparecerá se houver apenas impactação.
Quais são os sinais de um dente do siso dolorido?
Abaixo estão alguns sinais e sintomas de dor nos dentes do siso.
- Dor na ponta do molar posterior
- Você pode ver que as gengivas no final estão vermelhas, inchadas e até mesmo infeccionadas
- O inchaço pode ocorrer até as bochechas, de modo que o rosto não parece simétrico
- Difícil de abrir a boca
- Há dor na articulação na frente da orelha
- Dentes do siso ou cáries nos dentes da frente
- Freqüentemente, a dor aparece na cabeça
Em certas condições, podem aparecer cistos ou tumores que são desencadeados por dentes do siso impactados, mas essa condição é rara.
Então, como superar o problema dos dentes do siso impactados?
É recomendado que os dentes do siso impactados sejam extraídos se houver sinais de doença, como buracos nos dentes que não podem ser tratados, infecções repetidas, dentes quebrados que não podem ser tratados e outros sinais de doença que indicam que o dente é problemático.
Se houver inflamação das gengivas ou infecção, o dentista geralmente prescreverá antibióticos e analgésicos até que a inflamação desapareça. Se cedeu, a ação mais apropriada para o dente com problema é a extração do dente do siso com um procedimento de odontectomia.
Odontectomia é o termo que designa a extração dos dentes do siso, muitas vezes referida como uma pequena operação. Basicamente, a odontectomia não é muito diferente da extração de molares comuns, como o processo de anestesia e extração dentária. Essa diferença na cirurgia do dente do siso geralmente ocorre quando parte do dente está no osso, de modo que sua extração requer a abertura da gengiva e a retirada de uma pequena parte do osso maxilar.
Deve ser entendido que tomar o medicamento sozinho não é suficiente porque o medicamento é apenas sintomático ou alivia temporariamente os sintomas da dor. Enquanto isso, dentes cuja causa do problema não foi resolvida podem reaparecer mais tarde, desde que o dente não tenha sido extraído.
Se você tiver quatro dentes do siso que precisam ser extraídos, a extração de todos os dentes de uma vez sob anestesia geral pode ser considerada. Se você deseja fazer um procedimento de odontectomia, geralmente é necessário fazer um exame radiográfico para ver a posição do germe dentário para que possa determinar a dificuldade do procedimento. Os raios X usados para odontectomia são panorâmicos. A odontectomia pode ser realizada por um dentista generalista para casos de impactação simples ou por um dentista especializado em Cirurgia Oral (Sp. BM) se o caso de impactação for mais complexo.
Como evitar que os dentes do siso tenham problemas?
Para evitar que os dentes do siso doam, é recomendável verificar ocasionalmente o desenvolvimento dos dentes do siso desde os 17 anos. Se você observar uma protuberância branca e dura na parte de trás da gengiva e ela causar sintomas, vá ao dentista imediatamente. Além disso, é obrigatório manter a higiene bucal com escova de dentes 2 vezes ao dia na hora certa e escovar os dentes até a ponta dos molares para evitar cáries nos dentes do siso.